Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sandra Mara Hossota
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14582
Resumo: This work is in the Portuguese area and consists in submitting a proposal for teaching of tale of humor based on didactical sequence. In it, our biggest objective is to contribute to the improvement of educational practices at developing the competence of students reading the 8th and 9th grades. Contemporary research has emphasized the role of genres of discourse for the teaching and learning of languages, seeking to establish the relationship between text, context, discourse and society. Accordingly, we took into account the studies of Bakhtin (2003), which reflects on the activities of language and social practices; of Schneuwly and Dolz (2004), dealing with the teaching of genres by means of teaching sequences, and Coelho (1987) and Almeida (1999), showing the peculiarities of the tale of humor. In the presentation of the didactic sequence, we develop modules for teaching and learning activities that provide a reading of a tale of humor, with emphasis on the construction of meaning through the interaction between author, text and reader
id PUC_SP-1_5f7f6490a464bf265238f98c9b9299b8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14582
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Crescitelli, Mercedes Fátima de Canhahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214801Z5Ribeiro, Sandra Mara Hossota2016-04-28T19:34:39Z2009-06-302009-05-21Ribeiro, Sandra Mara Hossota. Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14582This work is in the Portuguese area and consists in submitting a proposal for teaching of tale of humor based on didactical sequence. In it, our biggest objective is to contribute to the improvement of educational practices at developing the competence of students reading the 8th and 9th grades. Contemporary research has emphasized the role of genres of discourse for the teaching and learning of languages, seeking to establish the relationship between text, context, discourse and society. Accordingly, we took into account the studies of Bakhtin (2003), which reflects on the activities of language and social practices; of Schneuwly and Dolz (2004), dealing with the teaching of genres by means of teaching sequences, and Coelho (1987) and Almeida (1999), showing the peculiarities of the tale of humor. In the presentation of the didactic sequence, we develop modules for teaching and learning activities that provide a reading of a tale of humor, with emphasis on the construction of meaning through the interaction between author, text and readerEste trabalho insere-se na área de Língua Portuguesa e consiste na apresentação de uma proposta de seqüência didática para ensino do conto de humor. Nosso objetivo principal é contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas que visem a desenvolver a competência leitora de alunos dos 8ª e 9ª anos. Pesquisas contemporâneas têm enfatizado o papel dos gêneros para o ensino e a aprendizagem de línguas, buscando estabelecer a relação entre texto, contexto, discurso e sociedade. Nessa perspectiva, levamos em consideração os estudos de Bakhtin (2003), que reflete sobre as atividades de linguagem como práticas sociais; de Dolz e Schneuwly (2004), que tratam do ensino de gêneros por meio de seqüências didáticas; de Coelho (1987) e Almeida (1999), que apresentam as peculiaridades do gênero conto de humor, e de Possenti (1998) e Travaglia (1990 e 1992) que tratam da relação entre humor e língua. Na seqüência didática, organizada em duas partes, propomos oficinas com atividades que julgamos significativas para o ensino do gênero conto de humor, com ênfase na construção do humor por meio da interação entre autor, texto e leitor. Também inserimos atividades com os gêneros piada, charge e crônica de humor, a fim de permitir ao aluno conhecer os mecanismos que permitem construir o humor em diferentes gêneros, que apresentam de certo modo regularidades em relação ao conto de humorSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30419/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaGêneroConto de humorSeqüência didáticaContos humoristicosGeneros literariosLeituraGenreTale of humorDidactical sequenceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSandra Mara Hossota Ribeiro.pdf.txtSandra Mara Hossota Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain175102https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/3/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.txtc8b78891714414beddd8726e67b25347MD53ORIGINALSandra Mara Hossota Ribeiro.pdfapplication/pdf599100https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/1/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdfc983e247d21bdb51c10091e1c3278e01MD51THUMBNAILSandra Mara Hossota Ribeiro.pdf.jpgSandra Mara Hossota Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3429https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/2/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.jpg6a711d47f9c683c5e5617c4244f6cd17MD52handle/145822022-04-27 21:56:36.446oai:repositorio.pucsp.br:handle/14582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:56:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor
title Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor
spellingShingle Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor
Ribeiro, Sandra Mara Hossota
Gênero
Conto de humor
Seqüência didática
Contos humoristicos
Generos literarios
Leitura
Genre
Tale of humor
Didactical sequence
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor
title_full Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor
title_fullStr Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor
title_full_unstemmed Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor
title_sort Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor
author Ribeiro, Sandra Mara Hossota
author_facet Ribeiro, Sandra Mara Hossota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Crescitelli, Mercedes Fátima de Canha
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214801Z5
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sandra Mara Hossota
contributor_str_mv Crescitelli, Mercedes Fátima de Canha
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Conto de humor
Seqüência didática
Contos humoristicos
Generos literarios
Leitura
topic Gênero
Conto de humor
Seqüência didática
Contos humoristicos
Generos literarios
Leitura
Genre
Tale of humor
Didactical sequence
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Genre
Tale of humor
Didactical sequence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This work is in the Portuguese area and consists in submitting a proposal for teaching of tale of humor based on didactical sequence. In it, our biggest objective is to contribute to the improvement of educational practices at developing the competence of students reading the 8th and 9th grades. Contemporary research has emphasized the role of genres of discourse for the teaching and learning of languages, seeking to establish the relationship between text, context, discourse and society. Accordingly, we took into account the studies of Bakhtin (2003), which reflects on the activities of language and social practices; of Schneuwly and Dolz (2004), dealing with the teaching of genres by means of teaching sequences, and Coelho (1987) and Almeida (1999), showing the peculiarities of the tale of humor. In the presentation of the didactic sequence, we develop modules for teaching and learning activities that provide a reading of a tale of humor, with emphasis on the construction of meaning through the interaction between author, text and reader
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:34:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ribeiro, Sandra Mara Hossota. Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14582
identifier_str_mv Ribeiro, Sandra Mara Hossota. Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/3/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/1/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/2/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8b78891714414beddd8726e67b25347
c983e247d21bdb51c10091e1c3278e01
6a711d47f9c683c5e5617c4244f6cd17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796045526335488