Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14582 |
Resumo: | This work is in the Portuguese area and consists in submitting a proposal for teaching of tale of humor based on didactical sequence. In it, our biggest objective is to contribute to the improvement of educational practices at developing the competence of students reading the 8th and 9th grades. Contemporary research has emphasized the role of genres of discourse for the teaching and learning of languages, seeking to establish the relationship between text, context, discourse and society. Accordingly, we took into account the studies of Bakhtin (2003), which reflects on the activities of language and social practices; of Schneuwly and Dolz (2004), dealing with the teaching of genres by means of teaching sequences, and Coelho (1987) and Almeida (1999), showing the peculiarities of the tale of humor. In the presentation of the didactic sequence, we develop modules for teaching and learning activities that provide a reading of a tale of humor, with emphasis on the construction of meaning through the interaction between author, text and reader |
id |
PUC_SP-1_5f7f6490a464bf265238f98c9b9299b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/14582 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Crescitelli, Mercedes Fátima de Canhahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214801Z5Ribeiro, Sandra Mara Hossota2016-04-28T19:34:39Z2009-06-302009-05-21Ribeiro, Sandra Mara Hossota. Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14582This work is in the Portuguese area and consists in submitting a proposal for teaching of tale of humor based on didactical sequence. In it, our biggest objective is to contribute to the improvement of educational practices at developing the competence of students reading the 8th and 9th grades. Contemporary research has emphasized the role of genres of discourse for the teaching and learning of languages, seeking to establish the relationship between text, context, discourse and society. Accordingly, we took into account the studies of Bakhtin (2003), which reflects on the activities of language and social practices; of Schneuwly and Dolz (2004), dealing with the teaching of genres by means of teaching sequences, and Coelho (1987) and Almeida (1999), showing the peculiarities of the tale of humor. In the presentation of the didactic sequence, we develop modules for teaching and learning activities that provide a reading of a tale of humor, with emphasis on the construction of meaning through the interaction between author, text and readerEste trabalho insere-se na área de Língua Portuguesa e consiste na apresentação de uma proposta de seqüência didática para ensino do conto de humor. Nosso objetivo principal é contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas que visem a desenvolver a competência leitora de alunos dos 8ª e 9ª anos. Pesquisas contemporâneas têm enfatizado o papel dos gêneros para o ensino e a aprendizagem de línguas, buscando estabelecer a relação entre texto, contexto, discurso e sociedade. Nessa perspectiva, levamos em consideração os estudos de Bakhtin (2003), que reflete sobre as atividades de linguagem como práticas sociais; de Dolz e Schneuwly (2004), que tratam do ensino de gêneros por meio de seqüências didáticas; de Coelho (1987) e Almeida (1999), que apresentam as peculiaridades do gênero conto de humor, e de Possenti (1998) e Travaglia (1990 e 1992) que tratam da relação entre humor e língua. Na seqüência didática, organizada em duas partes, propomos oficinas com atividades que julgamos significativas para o ensino do gênero conto de humor, com ênfase na construção do humor por meio da interação entre autor, texto e leitor. Também inserimos atividades com os gêneros piada, charge e crônica de humor, a fim de permitir ao aluno conhecer os mecanismos que permitem construir o humor em diferentes gêneros, que apresentam de certo modo regularidades em relação ao conto de humorSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30419/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaGêneroConto de humorSeqüência didáticaContos humoristicosGeneros literariosLeituraGenreTale of humorDidactical sequenceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSandra Mara Hossota Ribeiro.pdf.txtSandra Mara Hossota Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain175102https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/3/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.txtc8b78891714414beddd8726e67b25347MD53ORIGINALSandra Mara Hossota Ribeiro.pdfapplication/pdf599100https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/1/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdfc983e247d21bdb51c10091e1c3278e01MD51THUMBNAILSandra Mara Hossota Ribeiro.pdf.jpgSandra Mara Hossota Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3429https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/2/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.jpg6a711d47f9c683c5e5617c4244f6cd17MD52handle/145822022-04-27 21:56:36.446oai:repositorio.pucsp.br:handle/14582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:56:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor |
title |
Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor |
spellingShingle |
Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor Ribeiro, Sandra Mara Hossota Gênero Conto de humor Seqüência didática Contos humoristicos Generos literarios Leitura Genre Tale of humor Didactical sequence CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor |
title_full |
Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor |
title_fullStr |
Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor |
title_full_unstemmed |
Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor |
title_sort |
Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor |
author |
Ribeiro, Sandra Mara Hossota |
author_facet |
Ribeiro, Sandra Mara Hossota |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Crescitelli, Mercedes Fátima de Canha |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214801Z5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sandra Mara Hossota |
contributor_str_mv |
Crescitelli, Mercedes Fátima de Canha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Conto de humor Seqüência didática Contos humoristicos Generos literarios Leitura |
topic |
Gênero Conto de humor Seqüência didática Contos humoristicos Generos literarios Leitura Genre Tale of humor Didactical sequence CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Genre Tale of humor Didactical sequence |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
This work is in the Portuguese area and consists in submitting a proposal for teaching of tale of humor based on didactical sequence. In it, our biggest objective is to contribute to the improvement of educational practices at developing the competence of students reading the 8th and 9th grades. Contemporary research has emphasized the role of genres of discourse for the teaching and learning of languages, seeking to establish the relationship between text, context, discourse and society. Accordingly, we took into account the studies of Bakhtin (2003), which reflects on the activities of language and social practices; of Schneuwly and Dolz (2004), dealing with the teaching of genres by means of teaching sequences, and Coelho (1987) and Almeida (1999), showing the peculiarities of the tale of humor. In the presentation of the didactic sequence, we develop modules for teaching and learning activities that provide a reading of a tale of humor, with emphasis on the construction of meaning through the interaction between author, text and reader |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T19:34:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ribeiro, Sandra Mara Hossota. Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14582 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Sandra Mara Hossota. Ensino do gênero: uma proposta de seqüência didática para o conto de humor. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Língua Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/3/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/1/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14582/2/Sandra%20Mara%20Hossota%20Ribeiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8b78891714414beddd8726e67b25347 c983e247d21bdb51c10091e1c3278e01 6a711d47f9c683c5e5617c4244f6cd17 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796045526335488 |