A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10606
Resumo: This work, carried through from social sciences circumscribed education issues, has as object of study the concept of project, its introduction in the educational context, and its relation with modernity. Moreover, it is based on the project method , developed in 1918 by William Heard Kilpatrick, due to its contribution for the understanding of the nexuses established between psychology and education. Also, this method allows analyzing the input of the education and psychology in the history of teaching based on projects. The conception of project in modernity reveals two main features from the XVI century: the ascension of the individual and the development of the capitalism. From the hypothesis that the concept of projects evidences the lack of synchronism produced in this period, between the emphasis on the individual and on the transformations of the modes of production. Thus, it turns the making of this self-governing reasoning oriented person unachievable. In order to analyze the idea of project, Kilpatrick essays on the project method were used as primary reference source. Finally, the theoretical referential which support this work were Karl Marx and the authors of the critical theory
id PUC_SP-1_620aa9c381ae45a126819cd167f4b5ba
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10606
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sass, Odairhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559526A7Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda2016-04-27T16:33:25Z2007-10-192007-08-08Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda. A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick. 2007. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10606This work, carried through from social sciences circumscribed education issues, has as object of study the concept of project, its introduction in the educational context, and its relation with modernity. Moreover, it is based on the project method , developed in 1918 by William Heard Kilpatrick, due to its contribution for the understanding of the nexuses established between psychology and education. Also, this method allows analyzing the input of the education and psychology in the history of teaching based on projects. The conception of project in modernity reveals two main features from the XVI century: the ascension of the individual and the development of the capitalism. From the hypothesis that the concept of projects evidences the lack of synchronism produced in this period, between the emphasis on the individual and on the transformations of the modes of production. Thus, it turns the making of this self-governing reasoning oriented person unachievable. In order to analyze the idea of project, Kilpatrick essays on the project method were used as primary reference source. Finally, the theoretical referential which support this work were Karl Marx and the authors of the critical theoryEste trabalho, realizado a partir de problemas circunscritos às ciências sociais da educação, tem como objeto de estudo a noção de projeto, sua relação com a modernidade e introdução no contexto educacional, com base no método de projeto , elaborado em 1918 por William Heard Kilpatrick. A escolha por esta concepção justifica-se na medida em que o método de projeto contribui para o entendimento dos nexos estabelecidos entre a psicologia e a educação, bem como possibilita analisar a entrada de ambas na história do ensino por projetos. Na modernidade, a noção de projeto relaciona-se com dois aspectos constituídos desde o século XVI, quais sejam: a ascensão do indivíduo e o desenvolvimento do capitalismo. Baseia-se na hipótese de que o conceito de projeto evidencia o descompasso, produzido neste período, entre a centralidade atribuída ao indivíduo e as transformações no modo de produção. Os conceitos básicos que orientam a análise do material são: experiência, formação, liberdade e indivíduo, definidos com base nos autores da teoria crítica e em Karl Marx. No intuito de analisar a noção de projeto, em particular sua introdução na educação, no início do século XX, utilizaram-se os ensaios de Kilpatrick sobre o método de projetoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23367/Ana%20Claudia%20Caldas%20de%20Arruda%20Leite.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoProjetoEducaçãoMétodo de projetoKilpatrick, William Heard -- 1871-1965Metodo de projeto no ensinoProjectEducationProject methodCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrickinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna Claudia Caldas de Arruda Leite.pdf.txtAna Claudia Caldas de Arruda Leite.pdf.txtExtracted texttext/plain116374https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10606/3/Ana%20Claudia%20Caldas%20de%20Arruda%20Leite.pdf.txte57f66f446710e34aae770f2f8d585faMD53ORIGINALAna Claudia Caldas de Arruda Leite.pdfapplication/pdf161304https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10606/1/Ana%20Claudia%20Caldas%20de%20Arruda%20Leite.pdf3fcc7f1788ee6fb26577233250e14dfeMD51THUMBNAILAna Claudia Caldas de Arruda Leite.pdf.jpgAna Claudia Caldas de Arruda Leite.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10606/2/Ana%20Claudia%20Caldas%20de%20Arruda%20Leite.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/106062022-06-28 16:03:38.976oai:repositorio.pucsp.br:handle/10606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick
title A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick
spellingShingle A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick
Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda
Projeto
Educação
Método de projeto
Kilpatrick, William Heard -- 1871-1965
Metodo de projeto no ensino
Project
Education
Project method
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick
title_full A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick
title_fullStr A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick
title_full_unstemmed A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick
title_sort A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick
author Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda
author_facet Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sass, Odair
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559526A7
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda
contributor_str_mv Sass, Odair
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto
Educação
Método de projeto
Kilpatrick, William Heard -- 1871-1965
Metodo de projeto no ensino
topic Projeto
Educação
Método de projeto
Kilpatrick, William Heard -- 1871-1965
Metodo de projeto no ensino
Project
Education
Project method
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Project
Education
Project method
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work, carried through from social sciences circumscribed education issues, has as object of study the concept of project, its introduction in the educational context, and its relation with modernity. Moreover, it is based on the project method , developed in 1918 by William Heard Kilpatrick, due to its contribution for the understanding of the nexuses established between psychology and education. Also, this method allows analyzing the input of the education and psychology in the history of teaching based on projects. The conception of project in modernity reveals two main features from the XVI century: the ascension of the individual and the development of the capitalism. From the hypothesis that the concept of projects evidences the lack of synchronism produced in this period, between the emphasis on the individual and on the transformations of the modes of production. Thus, it turns the making of this self-governing reasoning oriented person unachievable. In order to analyze the idea of project, Kilpatrick essays on the project method were used as primary reference source. Finally, the theoretical referential which support this work were Karl Marx and the authors of the critical theory
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:33:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda. A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick. 2007. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10606
identifier_str_mv Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda. A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick. 2007. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10606/3/Ana%20Claudia%20Caldas%20de%20Arruda%20Leite.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10606/1/Ana%20Claudia%20Caldas%20de%20Arruda%20Leite.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10606/2/Ana%20Claudia%20Caldas%20de%20Arruda%20Leite.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e57f66f446710e34aae770f2f8d585fa
3fcc7f1788ee6fb26577233250e14dfe
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277796478877696