A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18966 |
Resumo: | This search is a geographical investigation of the movies from its location of filmic elements in place. Thus, the location in the movie is examined from the geographicity called the filmic Geography. This is the localization planning in movie from the filmic place (picture) built by the shooting techniques, such as: lighting, color, framing and camera speed, and the assembly, related to the distribution , the order of scale and the distance of the elements each other and the viewer. In order to illustrate these assumptions filmic Geography and its importance for the geographic analysis of the world examined the following filmographies: The Searchers (USA, 1956, 120 minutes Direction: John Ford), The Given Word (O Pagador de Promessas, Brazil, 1962, 97 minutes Director:. Anselmo Duarte), Rear Window (USA, 1954, 114 minutes Direction:. Alfred Hitchcock), Strike (Statchka, USSR, 1924, 82 minutes Director:. Sergei Eisenstein) and Black God, White Devil (Deus e o Diabo na Terra do Sol, Brazil, 1964, 110 minutes Direction:. Glauber Rocha) |
id |
PUC_SP-1_62539a6d4a47bb9dd8ce5d949433104e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18966 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Peron, Mauro LuizSobral, Katia Antunes2016-08-27T19:08:31Z2016-05-12Sobral, Katia Antunes. A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18966This search is a geographical investigation of the movies from its location of filmic elements in place. Thus, the location in the movie is examined from the geographicity called the filmic Geography. This is the localization planning in movie from the filmic place (picture) built by the shooting techniques, such as: lighting, color, framing and camera speed, and the assembly, related to the distribution , the order of scale and the distance of the elements each other and the viewer. In order to illustrate these assumptions filmic Geography and its importance for the geographic analysis of the world examined the following filmographies: The Searchers (USA, 1956, 120 minutes Direction: John Ford), The Given Word (O Pagador de Promessas, Brazil, 1962, 97 minutes Director:. Anselmo Duarte), Rear Window (USA, 1954, 114 minutes Direction:. Alfred Hitchcock), Strike (Statchka, USSR, 1924, 82 minutes Director:. Sergei Eisenstein) and Black God, White Devil (Deus e o Diabo na Terra do Sol, Brazil, 1964, 110 minutes Direction:. Glauber Rocha)O presente estudo é uma investigação geográfica do cinema, a partir do seu ordenamento tópico, ou seja, da localização dos elementos no lugar fílmico (imagem). Assim, a localização no cinema é analisada a partir da geograficidade, ou seja, da Geografia Fílmica. Esta Geografia Fílmica é o ordenamento tópico do cinema a partir do lugar fílmico (a imagem), construída através das técnicas de filmagem, como: a iluminação, as cores, o enquadramento e a velocidade da câmera, bem como, das técnicas de montagem, relacionada à distribuição, à ordem de escala e o distanciamento dos elementos entre si e destes com o espectador. A fim de exemplificar estas premissas a Geografia Fílmica e sua importância para a análise geográfica do mundo analisaram-se as seguintes filmografias: Rastros de Ódio (The Searchers, EUA, 1956, 120 minutos. Direção: John Ford), O Pagador de Promessas (Brasil, 1962, 97 minutos. Direção: Anselmo Duarte), Janela Indiscreta (Rear Window, Estados Unidos, 1954, 114 minutos. Direção: Alfred Hitchcock), A Greve (Statchka, União Soviética, 1924, 82 minutos. Direção: Serguei Eisenstein) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (Brasil, 1964, 110 minutos. Direção: Glauber Rocha)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/38675/Katia%20Antunes%20Sobral.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em GeografiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisGeografia fílmicaCinemaFilm geographyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAA investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinemaThe investigation of the film geography from the localization planning in movie theaterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTKatia Antunes Sobral.pdf.txtKatia Antunes Sobral.pdf.txtExtracted texttext/plain90055https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18966/4/Katia%20Antunes%20Sobral.pdf.txt043946e9ad592acfa06a7c63bebf8650MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18966/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALKatia Antunes Sobral.pdfKatia Antunes Sobral.pdfapplication/pdf3817194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18966/2/Katia%20Antunes%20Sobral.pdf69e58d05c4031d4e333808fe3305140aMD52THUMBNAILKatia Antunes Sobral.pdf.jpgKatia Antunes Sobral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18966/3/Katia%20Antunes%20Sobral.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53handle/189662022-04-28 15:41:45.041oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T18:41:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The investigation of the film geography from the localization planning in movie theater |
title |
A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema |
spellingShingle |
A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema Sobral, Katia Antunes Geografia fílmica Cinema Film geography CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
title_short |
A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema |
title_full |
A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema |
title_fullStr |
A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema |
title_full_unstemmed |
A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema |
title_sort |
A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema |
author |
Sobral, Katia Antunes |
author_facet |
Sobral, Katia Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peron, Mauro Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Katia Antunes |
contributor_str_mv |
Peron, Mauro Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia fílmica Cinema |
topic |
Geografia fílmica Cinema Film geography CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Film geography |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
description |
This search is a geographical investigation of the movies from its location of filmic elements in place. Thus, the location in the movie is examined from the geographicity called the filmic Geography. This is the localization planning in movie from the filmic place (picture) built by the shooting techniques, such as: lighting, color, framing and camera speed, and the assembly, related to the distribution , the order of scale and the distance of the elements each other and the viewer. In order to illustrate these assumptions filmic Geography and its importance for the geographic analysis of the world examined the following filmographies: The Searchers (USA, 1956, 120 minutes Direction: John Ford), The Given Word (O Pagador de Promessas, Brazil, 1962, 97 minutes Director:. Anselmo Duarte), Rear Window (USA, 1954, 114 minutes Direction:. Alfred Hitchcock), Strike (Statchka, USSR, 1924, 82 minutes Director:. Sergei Eisenstein) and Black God, White Devil (Deus e o Diabo na Terra do Sol, Brazil, 1964, 110 minutes Direction:. Glauber Rocha) |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-27T19:08:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-05-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Sobral, Katia Antunes. A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18966 |
identifier_str_mv |
Sobral, Katia Antunes. A investigação da geografia fílmica a partir do ordenamento tópico no cinema. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18966/4/Katia%20Antunes%20Sobral.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18966/1/license.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18966/2/Katia%20Antunes%20Sobral.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18966/3/Katia%20Antunes%20Sobral.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
043946e9ad592acfa06a7c63bebf8650 bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 69e58d05c4031d4e333808fe3305140a cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277940616134656 |