Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Gisele Cipriano dos.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10138
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta resultados de pesquisa sobre o uso do cinema e da literatura no ensino de geografia, a partir de uma abordagem interdisciplinar contemplada na obra literária Vingança, Não! e da obra fílmica Abril Despedaçado, as quais tratam sobre a tradição e violência no Sertão, acerca das rupturas e continuidades. Para a compreensão desta temática desenvolvemos pesquisa bibliográfica e documental das obras fílmica e literária, no período de 2014.2. Elegemos como objetivo geral analisar essas obras, as quais tratam da violência e tradição no Sertão, as rupturas e continuidades nas práticas de seus sujeitos, e a importância das referidas obras como linguagens a serem utilizadas no ensino de geografia. Refletimos sobre ensino de geografia, linguagem fílmica e literatura como linguagens importantes para a construção do conhecimento através do conceito de espaço articulado com a realidade dos educandos, além de fazer uma analogia do filme com a obra literária regional. Discutimos sobre simbolismo, violência e tradição nos sertões, apresentando os conflitos por terra e disputas entre famílias impulsionadas pelo sentimento de vingança e relações de poder. Analisamos ainda, os significados de Sertão a partir do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Finalmente, apresentamos nas obras relacionadas o Sertão como palco de lutas de classes e de gênero, e a questão do imaginário além dos desfechos distintos das obras. As obras em apreço abordam a memória, violência e tradição, elementos estes que articulam a geografia, o cinema e a literatura na construção dos conceitos geográficos. Propomos, assim, a utilização do cinema e da literatura, aliados ao ensino de geografia, a partir do uso das diferentes linguagens como facilitador do trabalho docente e, instrumento de apoio ao educando, visando à construção do conhecimento e a melhoria na qualidade de ensino.
id UFCG_c8343fa866cf486f293a8637ae1ec042
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10138
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.Literature and cinema in the teaching of geography: tradition and violence in the backlands ruptures and continuities.Ensino de geografiaLiteratura - ensino de geografiaCinemaDocumentário - fílmico e literárioGeography TeachingLiterature- Geography TeachingMovie theaterDocumentary-filmic and literaryGeografia.O presente trabalho de conclusão de curso apresenta resultados de pesquisa sobre o uso do cinema e da literatura no ensino de geografia, a partir de uma abordagem interdisciplinar contemplada na obra literária Vingança, Não! e da obra fílmica Abril Despedaçado, as quais tratam sobre a tradição e violência no Sertão, acerca das rupturas e continuidades. Para a compreensão desta temática desenvolvemos pesquisa bibliográfica e documental das obras fílmica e literária, no período de 2014.2. Elegemos como objetivo geral analisar essas obras, as quais tratam da violência e tradição no Sertão, as rupturas e continuidades nas práticas de seus sujeitos, e a importância das referidas obras como linguagens a serem utilizadas no ensino de geografia. Refletimos sobre ensino de geografia, linguagem fílmica e literatura como linguagens importantes para a construção do conhecimento através do conceito de espaço articulado com a realidade dos educandos, além de fazer uma analogia do filme com a obra literária regional. Discutimos sobre simbolismo, violência e tradição nos sertões, apresentando os conflitos por terra e disputas entre famílias impulsionadas pelo sentimento de vingança e relações de poder. Analisamos ainda, os significados de Sertão a partir do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Finalmente, apresentamos nas obras relacionadas o Sertão como palco de lutas de classes e de gênero, e a questão do imaginário além dos desfechos distintos das obras. As obras em apreço abordam a memória, violência e tradição, elementos estes que articulam a geografia, o cinema e a literatura na construção dos conceitos geográficos. Propomos, assim, a utilização do cinema e da literatura, aliados ao ensino de geografia, a partir do uso das diferentes linguagens como facilitador do trabalho docente e, instrumento de apoio ao educando, visando à construção do conhecimento e a melhoria na qualidade de ensino.This course conclusion work presents research results on the use of film and literature in teaching geography, from an interdisciplinary approach as envisaged in the literary work Revenge, No! and of film Behind the Sun works, which deal about the tradition and violence in the Wilderness, about ruptures and continuities. For the understanding of this issue developed literature and documentary of filmic and literary works at 2014.2 period. Elected as a general objective to analyze these works, which deal with the violence and tradition in the Hinterland, ruptures and continuities in the practices of its subjects, and the importance of such works as languages to be used in geography teaching. We reflect on geography teaching, film language and literature as important languages for the construction of knowledge through the concept of articulated space with the reality of the students, in addition to making an analogy of the film with the regional literary work. Discussed symbolism, violence and tradition in the hinterlands, with land conflicts and disputes between families driven by feelings of revenge and power relations. Analyzed yet, the meanings of Hinterland from the book Os Sertões, Euclides da Cunha. Finally, we present the works related to the Hinterland stage of class struggles and gender, and the imaginary point beyond the different outcomes of the works. The works in question address the memory, violence and tradition, elements which articulate geography, cinema and literature in the construction of geographical concepts. We therefore propose the use of film and literature, combined with the teaching of geography, from the use of different languages as a facilitator of teaching and support instrument to the student, aimed at building knowledge and improving the quality of education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.LÔBO, Isamarc Gonçalves.SANTOS, Gisele Cipriano dos.2015-12-072019-12-12T11:18:35Z2019-12-122019-12-12T11:18:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10138SANTOS, Gisele Cipriano dos. Literatura e cinema no ensino de Geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:59:08Zoai:localhost:riufcg/10138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:59:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.
Literature and cinema in the teaching of geography: tradition and violence in the backlands ruptures and continuities.
title Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.
spellingShingle Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.
SANTOS, Gisele Cipriano dos.
Ensino de geografia
Literatura - ensino de geografia
Cinema
Documentário - fílmico e literário
Geography Teaching
Literature- Geography Teaching
Movie theater
Documentary-filmic and literary
Geografia.
title_short Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.
title_full Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.
title_fullStr Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.
title_full_unstemmed Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.
title_sort Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.
author SANTOS, Gisele Cipriano dos.
author_facet SANTOS, Gisele Cipriano dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
DI LORENZO, I. D. N.
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439
ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.
LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Gisele Cipriano dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Literatura - ensino de geografia
Cinema
Documentário - fílmico e literário
Geography Teaching
Literature- Geography Teaching
Movie theater
Documentary-filmic and literary
Geografia.
topic Ensino de geografia
Literatura - ensino de geografia
Cinema
Documentário - fílmico e literário
Geography Teaching
Literature- Geography Teaching
Movie theater
Documentary-filmic and literary
Geografia.
description O presente trabalho de conclusão de curso apresenta resultados de pesquisa sobre o uso do cinema e da literatura no ensino de geografia, a partir de uma abordagem interdisciplinar contemplada na obra literária Vingança, Não! e da obra fílmica Abril Despedaçado, as quais tratam sobre a tradição e violência no Sertão, acerca das rupturas e continuidades. Para a compreensão desta temática desenvolvemos pesquisa bibliográfica e documental das obras fílmica e literária, no período de 2014.2. Elegemos como objetivo geral analisar essas obras, as quais tratam da violência e tradição no Sertão, as rupturas e continuidades nas práticas de seus sujeitos, e a importância das referidas obras como linguagens a serem utilizadas no ensino de geografia. Refletimos sobre ensino de geografia, linguagem fílmica e literatura como linguagens importantes para a construção do conhecimento através do conceito de espaço articulado com a realidade dos educandos, além de fazer uma analogia do filme com a obra literária regional. Discutimos sobre simbolismo, violência e tradição nos sertões, apresentando os conflitos por terra e disputas entre famílias impulsionadas pelo sentimento de vingança e relações de poder. Analisamos ainda, os significados de Sertão a partir do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Finalmente, apresentamos nas obras relacionadas o Sertão como palco de lutas de classes e de gênero, e a questão do imaginário além dos desfechos distintos das obras. As obras em apreço abordam a memória, violência e tradição, elementos estes que articulam a geografia, o cinema e a literatura na construção dos conceitos geográficos. Propomos, assim, a utilização do cinema e da literatura, aliados ao ensino de geografia, a partir do uso das diferentes linguagens como facilitador do trabalho docente e, instrumento de apoio ao educando, visando à construção do conhecimento e a melhoria na qualidade de ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07
2019-12-12T11:18:35Z
2019-12-12
2019-12-12T11:18:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10138
SANTOS, Gisele Cipriano dos. Literatura e cinema no ensino de Geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10138
identifier_str_mv SANTOS, Gisele Cipriano dos. Literatura e cinema no ensino de Geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744421615304704