O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9475 |
Resumo: | O presente trabalho, desenvolvido como requisito para obtenção do título de Licenciado em Geografia tem como tema central “O Ensino de Geografia e a Narrativa Fílmica: o contexto ficcional do filme “A Era do Gelo 4” como instrumento de ensino. Esta temática pode ser considerada de suma importância, pois seu objeto vem de encontro as novas adequações ocorridas nos últimos anos dentro do processo de ensino-aprendizagem nas escolas da Educação Básica, se configurando assim como um importante instrumento para a atuação docente. Esta proposta objetiva analisar os elementos que norteiam os possíveis processos investigativos e os níveis de conhecimento que se pode obter mediante a leitura fílmica da produção cinematográfica “A Era do Gelo 4” (cujo título original é: A Era do Gelo 4 - Deriva Continental) nas aulas de Geografia, bem como, apresentar aos leitores como se processa a compreensão fílmica através do processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar e as relações desenvolvidas no espaço ficcional. De tal modo, se estabelece como marco teórico principal diversas contribuições que têm como embasamento o estudo e a compreensão da utilização dos filmes, independente do gênero textual, corroborando com a apreciação específica do gênero animação no qual se enquadra o filme estudado. Para a devida execução da pesquisa foi necessário o estabelecimento de um conjunto de métodos e de técnicas específicas que se vinculam frente ao objetivo almejado, dos quais se pode elencar: os métodos de abordagem hipotético-dedutivo e de procedimento estruturalista; e as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Seguindo estes preceitos, vimos que os recursos tecnológicos, dentre eles, a produção cinematográfica, são de extrema importância para a compreensão de diversos fenômenos e situações que envolvem a relação homem-natureza, objeto de estudo da Geografia. Através deste recurso, independentemente de seu caráter fílmico-ficcional, foi possível compreender não apenas o comportamento natural do ambiente em que vivemos, mas nossa participação como agentes modificadores de um sistema em constante evolução, do qual direta ou indiretamente necessitamos. |
id |
UFCG_f3c75c616232f4965a2a75c393217540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9475 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4.Geography teaching and film narrative: the fictional context of the Ice Age movie 4.Ensino de geografiaCinemaProdução cinematográficaNovas tecnologias - ensino de geografiaNarrativa fílmicaFilme - instrumento de ensinoGeography TeachingMovie TheaterFilm ProductionNew Technologies - Geography TeachingFilm NarrativeStock Footage - Teaching InstrumentGeografia.O presente trabalho, desenvolvido como requisito para obtenção do título de Licenciado em Geografia tem como tema central “O Ensino de Geografia e a Narrativa Fílmica: o contexto ficcional do filme “A Era do Gelo 4” como instrumento de ensino. Esta temática pode ser considerada de suma importância, pois seu objeto vem de encontro as novas adequações ocorridas nos últimos anos dentro do processo de ensino-aprendizagem nas escolas da Educação Básica, se configurando assim como um importante instrumento para a atuação docente. Esta proposta objetiva analisar os elementos que norteiam os possíveis processos investigativos e os níveis de conhecimento que se pode obter mediante a leitura fílmica da produção cinematográfica “A Era do Gelo 4” (cujo título original é: A Era do Gelo 4 - Deriva Continental) nas aulas de Geografia, bem como, apresentar aos leitores como se processa a compreensão fílmica através do processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar e as relações desenvolvidas no espaço ficcional. De tal modo, se estabelece como marco teórico principal diversas contribuições que têm como embasamento o estudo e a compreensão da utilização dos filmes, independente do gênero textual, corroborando com a apreciação específica do gênero animação no qual se enquadra o filme estudado. Para a devida execução da pesquisa foi necessário o estabelecimento de um conjunto de métodos e de técnicas específicas que se vinculam frente ao objetivo almejado, dos quais se pode elencar: os métodos de abordagem hipotético-dedutivo e de procedimento estruturalista; e as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Seguindo estes preceitos, vimos que os recursos tecnológicos, dentre eles, a produção cinematográfica, são de extrema importância para a compreensão de diversos fenômenos e situações que envolvem a relação homem-natureza, objeto de estudo da Geografia. Através deste recurso, independentemente de seu caráter fílmico-ficcional, foi possível compreender não apenas o comportamento natural do ambiente em que vivemos, mas nossa participação como agentes modificadores de um sistema em constante evolução, do qual direta ou indiretamente necessitamos.The present work, developed as a requirement to obtain a degree in Geography, has as its central theme "The Teaching of Geography and Film Narrative: the fictional context of the film" The Ice Age 4 "as a teaching tool. This subject can be considered of paramount importance, since its object is in line with the new adaptations that have occurred in recent years within the teaching-learning process in primary schools, thus becoming an important instrument for teaching. This proposal aims to analyze the elements that guide the possible investigative processes and the levels of knowledge that can be obtained through the filmic reading of the cinematographic production "The Ice Age 4" (whose original title is: Ice Age 4 - Continental Drift) in Geography classes, as well as, to present to the readers how the filmic understanding is processed through the teaching-learning process in the school routine and the relations developed in the fictional space. Thus, the main theoretical framework is the various contributions that have as basis the study and understanding of the use of films, regardless of the textual genre, corroborating with the specific appreciation of the genre animation in which the film studied fits. For the proper execution of the research, it was necessary to establish a set of specific methods and techniques that are linked to the desired goal, which can be listed: the hypothetical-deductive approach and the structuralist procedure; And documentary and bibliographic research techniques. Following these precepts, we have seen that the technological resources, among them, the cinematographic production, are of extreme importance for the understanding of several phenomena and situations that involve the relation man-nature, object of study of Geography. Through this resource, regardless of its film-fictional character, it was possible to understand not only the natural behavior of the environment in which we live, but our participation as agents modifying a constantly evolving system, which we directly or indirectly need.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439SOUSA, Aloysio Rodrigues de.OLIVEIRA, Mariana Borba de.MEDEIROS, Pierre Campos.2017-05-052019-11-25T13:41:40Z2019-11-252019-11-25T13:41:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9475MEDEIROS, Pierre Campos. O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-21T19:28:11Zoai:localhost:riufcg/9475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-21T19:28:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. Geography teaching and film narrative: the fictional context of the Ice Age movie 4. |
title |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. |
spellingShingle |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. MEDEIROS, Pierre Campos. Ensino de geografia Cinema Produção cinematográfica Novas tecnologias - ensino de geografia Narrativa fílmica Filme - instrumento de ensino Geography Teaching Movie Theater Film Production New Technologies - Geography Teaching Film Narrative Stock Footage - Teaching Instrument Geografia. |
title_short |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. |
title_full |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. |
title_fullStr |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. |
title_full_unstemmed |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. |
title_sort |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. |
author |
MEDEIROS, Pierre Campos. |
author_facet |
MEDEIROS, Pierre Campos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. DI LORENZO, I. D. N. http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 SOUSA, Aloysio Rodrigues de. OLIVEIRA, Mariana Borba de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, Pierre Campos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Cinema Produção cinematográfica Novas tecnologias - ensino de geografia Narrativa fílmica Filme - instrumento de ensino Geography Teaching Movie Theater Film Production New Technologies - Geography Teaching Film Narrative Stock Footage - Teaching Instrument Geografia. |
topic |
Ensino de geografia Cinema Produção cinematográfica Novas tecnologias - ensino de geografia Narrativa fílmica Filme - instrumento de ensino Geography Teaching Movie Theater Film Production New Technologies - Geography Teaching Film Narrative Stock Footage - Teaching Instrument Geografia. |
description |
O presente trabalho, desenvolvido como requisito para obtenção do título de Licenciado em Geografia tem como tema central “O Ensino de Geografia e a Narrativa Fílmica: o contexto ficcional do filme “A Era do Gelo 4” como instrumento de ensino. Esta temática pode ser considerada de suma importância, pois seu objeto vem de encontro as novas adequações ocorridas nos últimos anos dentro do processo de ensino-aprendizagem nas escolas da Educação Básica, se configurando assim como um importante instrumento para a atuação docente. Esta proposta objetiva analisar os elementos que norteiam os possíveis processos investigativos e os níveis de conhecimento que se pode obter mediante a leitura fílmica da produção cinematográfica “A Era do Gelo 4” (cujo título original é: A Era do Gelo 4 - Deriva Continental) nas aulas de Geografia, bem como, apresentar aos leitores como se processa a compreensão fílmica através do processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar e as relações desenvolvidas no espaço ficcional. De tal modo, se estabelece como marco teórico principal diversas contribuições que têm como embasamento o estudo e a compreensão da utilização dos filmes, independente do gênero textual, corroborando com a apreciação específica do gênero animação no qual se enquadra o filme estudado. Para a devida execução da pesquisa foi necessário o estabelecimento de um conjunto de métodos e de técnicas específicas que se vinculam frente ao objetivo almejado, dos quais se pode elencar: os métodos de abordagem hipotético-dedutivo e de procedimento estruturalista; e as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Seguindo estes preceitos, vimos que os recursos tecnológicos, dentre eles, a produção cinematográfica, são de extrema importância para a compreensão de diversos fenômenos e situações que envolvem a relação homem-natureza, objeto de estudo da Geografia. Através deste recurso, independentemente de seu caráter fílmico-ficcional, foi possível compreender não apenas o comportamento natural do ambiente em que vivemos, mas nossa participação como agentes modificadores de um sistema em constante evolução, do qual direta ou indiretamente necessitamos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-05 2019-11-25T13:41:40Z 2019-11-25 2019-11-25T13:41:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9475 MEDEIROS, Pierre Campos. O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9475 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Pierre Campos. O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744415908954112 |