O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Letícia Camilo da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29457
Resumo: This study aims to investigate the teacher’s action by using films sections during English classes in a public school; specifically the understanding and the analizing how the teacher’s action can help in this critical reflection. Fot this propose, the classes given are analized by the research-teacher in this activity process. The study with interpretive view is done through action research, based on the performance of an English teacher in a public school. Theoretically, this research is based on the authors: Liberali (2008) fundamentally teacher’s formation; Perrenoud (2002); Shimoura (2005); Vygotsky (1934), apud Liberali (2008); Leontiev (1972); Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Mayrink (2007); Leffa (2005; 2007) among others. As a result of this research, we have the reflections of the research-teacher’s reaction in her classes that revealed to be centralized to produce more turns during the classes
id PUC_SP-1_6dd375654eb38cf954431df846b0a871
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29457
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Shimoura, Alzira da SilvaConceição, Letícia Camilo da2022-10-25T21:01:36Z2022-10-25T21:01:36Z2014-05-12Conceição, Letícia Camilo da. O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29457This study aims to investigate the teacher’s action by using films sections during English classes in a public school; specifically the understanding and the analizing how the teacher’s action can help in this critical reflection. Fot this propose, the classes given are analized by the research-teacher in this activity process. The study with interpretive view is done through action research, based on the performance of an English teacher in a public school. Theoretically, this research is based on the authors: Liberali (2008) fundamentally teacher’s formation; Perrenoud (2002); Shimoura (2005); Vygotsky (1934), apud Liberali (2008); Leontiev (1972); Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Mayrink (2007); Leffa (2005; 2007) among others. As a result of this research, we have the reflections of the research-teacher’s reaction in her classes that revealed to be centralized to produce more turns during the classesEste estudo tem o objetivo de investigar a ação do professor na utilização de trechos de filmes nas aulas de língua inglesa na escola pública; mais especificamente compreender e analisar como a ação do professor pode auxiliar na condução dessa reflexão crítica. Para tanto, são analisadas as aulas ministradas pela professora-pesquisadora neste processo de atividade. O estudo com cunho interpretativista foi feito por meio da pesquisa-ação, com base na atuação de uma professora de língua inglesa na escola pública. Teoricamente, esta pesquisa baseia-se nos autores: Liberali (2008), fundamentando a formação de professor; Perrenoud (2002); Shimoura (2005); Vygotsky (1934), apud Liberali (2008); Leontiev (1972); Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Mayrink (2007); Leffa (2005; 2007) e outros. Como resultados desta pesquisa, temos a reflexão na ação da professora-pesquisadora sobre suas aulas que se mostrou centralizadora por deter a maioria dos turnos de falas das aulasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASLíngua estrangeiraFormação de professorForeign languagePublic schoolTeacher formationO papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLetícia Camilo da Conceição.pdfapplication/pdf2168807https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29457/1/Let%c3%adcia%20Camilo%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdff78943976ace43f5100c1bf1d3132141MD51TEXTLetícia Camilo da Conceição.pdf.txtLetícia Camilo da Conceição.pdf.txtExtracted texttext/plain414131https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29457/2/Let%c3%adcia%20Camilo%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtdaee76c4d824a6dd1c3fbf87d0a6e01dMD52THUMBNAILLetícia Camilo da Conceição.pdf.jpgLetícia Camilo da Conceição.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29457/3/Let%c3%adcia%20Camilo%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg6a905d564ba6b867bfd9e03c3b96a930MD53handle/294572022-10-26 01:04:14.0oai:repositorio.pucsp.br:handle/29457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:04:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio
title O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio
spellingShingle O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio
Conceição, Letícia Camilo da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua estrangeira
Formação de professor
Foreign language
Public school
Teacher formation
title_short O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio
title_full O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio
title_fullStr O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio
title_full_unstemmed O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio
title_sort O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio
author Conceição, Letícia Camilo da
author_facet Conceição, Letícia Camilo da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Letícia Camilo da
contributor_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua estrangeira
Formação de professor
Foreign language
Public school
Teacher formation
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Formação de professor
dc.subject.eng.fl_str_mv Foreign language
Public school
Teacher formation
description This study aims to investigate the teacher’s action by using films sections during English classes in a public school; specifically the understanding and the analizing how the teacher’s action can help in this critical reflection. Fot this propose, the classes given are analized by the research-teacher in this activity process. The study with interpretive view is done through action research, based on the performance of an English teacher in a public school. Theoretically, this research is based on the authors: Liberali (2008) fundamentally teacher’s formation; Perrenoud (2002); Shimoura (2005); Vygotsky (1934), apud Liberali (2008); Leontiev (1972); Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Mayrink (2007); Leffa (2005; 2007) among others. As a result of this research, we have the reflections of the research-teacher’s reaction in her classes that revealed to be centralized to produce more turns during the classes
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Conceição, Letícia Camilo da. O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29457
identifier_str_mv Conceição, Letícia Camilo da. O papel da professora nas atividades trabalhadas por meio de filmes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29457/1/Let%c3%adcia%20Camilo%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29457/2/Let%c3%adcia%20Camilo%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29457/3/Let%c3%adcia%20Camilo%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f78943976ace43f5100c1bf1d3132141
daee76c4d824a6dd1c3fbf87d0a6e01d
6a905d564ba6b867bfd9e03c3b96a930
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277911942823936