Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Soraia Regina Conceição
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35683
Resumo: This research aims at comparing the observations made by a teacher, after doing the reflection on her action at different moments of the specialization course “Práticas Reflexivas e Ensinoaprendizagem de Inglês na Escola Pública”, as well as discoursing about the attempt process to change her attitudes, specifically when using readers with students on their school literacy period and concluding with reflections on how the acquired knowledge and habits from this course have (or not) made her change her approach in classes with this kind of material and target public. This study is theoretically based on authors who study teacher formation, like Celani (2004), Cruz (2013), Liberali (2008) and Magalhães (2006). Regarding to using readers in English classrooms at public schools, this work is based on Tafarelo’s (2015) and Silva’s (2015) researches. Methodologically speaking, the study with qualitative reflexive critic view is done through action research, based on the shooting, analysis and comparison of classes taught by the teacher during the research period. The results reveal that, much more than trying to change her approach on working with readers in the classroom, the research teacher must give more attention to the writing process of her lesson plans, because the lack of this written planning showed that the observed changes in each class were not still satisfactory
id PUC_SP-1_bb11a0cafed4c38f4dc374bd4108f9e5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35683
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Shimoura, Alzira da SilvaSantos, Soraia Regina Conceição2023-07-05T19:50:38Z2023-07-05T19:50:38Z2019-02-07Santos, Soraia Regina Conceição. Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35683This research aims at comparing the observations made by a teacher, after doing the reflection on her action at different moments of the specialization course “Práticas Reflexivas e Ensinoaprendizagem de Inglês na Escola Pública”, as well as discoursing about the attempt process to change her attitudes, specifically when using readers with students on their school literacy period and concluding with reflections on how the acquired knowledge and habits from this course have (or not) made her change her approach in classes with this kind of material and target public. This study is theoretically based on authors who study teacher formation, like Celani (2004), Cruz (2013), Liberali (2008) and Magalhães (2006). Regarding to using readers in English classrooms at public schools, this work is based on Tafarelo’s (2015) and Silva’s (2015) researches. Methodologically speaking, the study with qualitative reflexive critic view is done through action research, based on the shooting, analysis and comparison of classes taught by the teacher during the research period. The results reveal that, much more than trying to change her approach on working with readers in the classroom, the research teacher must give more attention to the writing process of her lesson plans, because the lack of this written planning showed that the observed changes in each class were not still satisfactoryEsta pesquisa tem por objetivo comparar as observações realizadas por uma professora, após fazer a reflexão sobre sua ação em momentos diferentes do curso de especialização “Práticas Reflexivas e Ensino-aprendizagem de Inglês na Escola Pública”, bem como discorrer sobre seu processo de tentativa de mudança de postura, mais especificamente ao trabalhar com os readers em anos do ciclo de alfabetização do ensino fundamental I e finalizar com reflexões de como os conhecimentos e hábitos adquiridos no referido curso fizeram (ou não) com que ela mudasse sua abordagem nas aulas com esse tipo de material e público. Este estudo fundamenta-se teoricamente em autores como Celani (2004), Cruz (2013), Liberali (2008) e Magalhães (2006) no que tange à (trans)formação de professores. Já com relação ao uso de readers em aulas de inglês em escolas públicas, este trabalho baseia-se nas pesquisas de Tafarelo (2015) e Silva (2015). Como abordagem metodológica foi feita uma pesquisa-ação de cunho qualitativo – reflexivo crítico e a coleta de dados se deu através da filmagem, análise e comparação de aulas dadas pela professora durante o período da pesquisa. Os resultados revelaram que, muito mais do que tentar mudar a abordagem no trabalho com os readers em sala de aula, a professora-pesquisadora deve dar mais atenção ao processo de escrita dos seus planos de aula, pois a falta desse planejamento escrito mostrou que as mudanças observadas em cada aula ainda não eram satisfatóriasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS(Trans)formação de professorLeituraReadersEnsino Fundamental ILíngua estrangeiraTeacher (trans)formationReadingReadersElementary SchoolForeign languageTentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdfapplication/pdf3364748https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/1/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdfe01876a4b729087d72a6193c6a01cab4MD51TEXTSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdf.txtSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain326535https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/2/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf.txt0bfc945ab19ae233f7055990bd62f4f3MD52THUMBNAILSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdf.jpgSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/3/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf.jpgf3b8f5fb79b317e341c8784d94708822MD53handle/356832023-07-06 01:41:57.859oai:repositorio.pucsp.br:handle/35683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública
title Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública
spellingShingle Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública
Santos, Soraia Regina Conceição
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
(Trans)formação de professor
Leitura
Readers
Ensino Fundamental I
Língua estrangeira
Teacher (trans)formation
Reading
Readers
Elementary School
Foreign language
title_short Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública
title_full Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública
title_fullStr Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública
title_full_unstemmed Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública
title_sort Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública
author Santos, Soraia Regina Conceição
author_facet Santos, Soraia Regina Conceição
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Soraia Regina Conceição
contributor_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
(Trans)formação de professor
Leitura
Readers
Ensino Fundamental I
Língua estrangeira
Teacher (trans)formation
Reading
Readers
Elementary School
Foreign language
dc.subject.por.fl_str_mv (Trans)formação de professor
Leitura
Readers
Ensino Fundamental I
Língua estrangeira
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher (trans)formation
Reading
Readers
Elementary School
Foreign language
description This research aims at comparing the observations made by a teacher, after doing the reflection on her action at different moments of the specialization course “Práticas Reflexivas e Ensinoaprendizagem de Inglês na Escola Pública”, as well as discoursing about the attempt process to change her attitudes, specifically when using readers with students on their school literacy period and concluding with reflections on how the acquired knowledge and habits from this course have (or not) made her change her approach in classes with this kind of material and target public. This study is theoretically based on authors who study teacher formation, like Celani (2004), Cruz (2013), Liberali (2008) and Magalhães (2006). Regarding to using readers in English classrooms at public schools, this work is based on Tafarelo’s (2015) and Silva’s (2015) researches. Methodologically speaking, the study with qualitative reflexive critic view is done through action research, based on the shooting, analysis and comparison of classes taught by the teacher during the research period. The results reveal that, much more than trying to change her approach on working with readers in the classroom, the research teacher must give more attention to the writing process of her lesson plans, because the lack of this written planning showed that the observed changes in each class were not still satisfactory
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Soraia Regina Conceição. Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35683
identifier_str_mv Santos, Soraia Regina Conceição. Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/1/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/2/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/3/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e01876a4b729087d72a6193c6a01cab4
0bfc945ab19ae233f7055990bd62f4f3
f3b8f5fb79b317e341c8784d94708822
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277918436655104