Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35683 |
Resumo: | This research aims at comparing the observations made by a teacher, after doing the reflection on her action at different moments of the specialization course “Práticas Reflexivas e Ensinoaprendizagem de Inglês na Escola Pública”, as well as discoursing about the attempt process to change her attitudes, specifically when using readers with students on their school literacy period and concluding with reflections on how the acquired knowledge and habits from this course have (or not) made her change her approach in classes with this kind of material and target public. This study is theoretically based on authors who study teacher formation, like Celani (2004), Cruz (2013), Liberali (2008) and Magalhães (2006). Regarding to using readers in English classrooms at public schools, this work is based on Tafarelo’s (2015) and Silva’s (2015) researches. Methodologically speaking, the study with qualitative reflexive critic view is done through action research, based on the shooting, analysis and comparison of classes taught by the teacher during the research period. The results reveal that, much more than trying to change her approach on working with readers in the classroom, the research teacher must give more attention to the writing process of her lesson plans, because the lack of this written planning showed that the observed changes in each class were not still satisfactory |
id |
PUC_SP-1_bb11a0cafed4c38f4dc374bd4108f9e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35683 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Shimoura, Alzira da SilvaSantos, Soraia Regina Conceição2023-07-05T19:50:38Z2023-07-05T19:50:38Z2019-02-07Santos, Soraia Regina Conceição. Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35683This research aims at comparing the observations made by a teacher, after doing the reflection on her action at different moments of the specialization course “Práticas Reflexivas e Ensinoaprendizagem de Inglês na Escola Pública”, as well as discoursing about the attempt process to change her attitudes, specifically when using readers with students on their school literacy period and concluding with reflections on how the acquired knowledge and habits from this course have (or not) made her change her approach in classes with this kind of material and target public. This study is theoretically based on authors who study teacher formation, like Celani (2004), Cruz (2013), Liberali (2008) and Magalhães (2006). Regarding to using readers in English classrooms at public schools, this work is based on Tafarelo’s (2015) and Silva’s (2015) researches. Methodologically speaking, the study with qualitative reflexive critic view is done through action research, based on the shooting, analysis and comparison of classes taught by the teacher during the research period. The results reveal that, much more than trying to change her approach on working with readers in the classroom, the research teacher must give more attention to the writing process of her lesson plans, because the lack of this written planning showed that the observed changes in each class were not still satisfactoryEsta pesquisa tem por objetivo comparar as observações realizadas por uma professora, após fazer a reflexão sobre sua ação em momentos diferentes do curso de especialização “Práticas Reflexivas e Ensino-aprendizagem de Inglês na Escola Pública”, bem como discorrer sobre seu processo de tentativa de mudança de postura, mais especificamente ao trabalhar com os readers em anos do ciclo de alfabetização do ensino fundamental I e finalizar com reflexões de como os conhecimentos e hábitos adquiridos no referido curso fizeram (ou não) com que ela mudasse sua abordagem nas aulas com esse tipo de material e público. Este estudo fundamenta-se teoricamente em autores como Celani (2004), Cruz (2013), Liberali (2008) e Magalhães (2006) no que tange à (trans)formação de professores. Já com relação ao uso de readers em aulas de inglês em escolas públicas, este trabalho baseia-se nas pesquisas de Tafarelo (2015) e Silva (2015). Como abordagem metodológica foi feita uma pesquisa-ação de cunho qualitativo – reflexivo crítico e a coleta de dados se deu através da filmagem, análise e comparação de aulas dadas pela professora durante o período da pesquisa. Os resultados revelaram que, muito mais do que tentar mudar a abordagem no trabalho com os readers em sala de aula, a professora-pesquisadora deve dar mais atenção ao processo de escrita dos seus planos de aula, pois a falta desse planejamento escrito mostrou que as mudanças observadas em cada aula ainda não eram satisfatóriasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS(Trans)formação de professorLeituraReadersEnsino Fundamental ILíngua estrangeiraTeacher (trans)formationReadingReadersElementary SchoolForeign languageTentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdfapplication/pdf3364748https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/1/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdfe01876a4b729087d72a6193c6a01cab4MD51TEXTSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdf.txtSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain326535https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/2/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf.txt0bfc945ab19ae233f7055990bd62f4f3MD52THUMBNAILSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdf.jpgSORAIA REGINA CONCEIÇÃO SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/3/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf.jpgf3b8f5fb79b317e341c8784d94708822MD53handle/356832023-07-06 01:41:57.859oai:repositorio.pucsp.br:handle/35683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública |
title |
Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública |
spellingShingle |
Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública Santos, Soraia Regina Conceição CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (Trans)formação de professor Leitura Readers Ensino Fundamental I Língua estrangeira Teacher (trans)formation Reading Readers Elementary School Foreign language |
title_short |
Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública |
title_full |
Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública |
title_fullStr |
Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública |
title_full_unstemmed |
Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública |
title_sort |
Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública |
author |
Santos, Soraia Regina Conceição |
author_facet |
Santos, Soraia Regina Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Shimoura, Alzira da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Soraia Regina Conceição |
contributor_str_mv |
Shimoura, Alzira da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (Trans)formação de professor Leitura Readers Ensino Fundamental I Língua estrangeira Teacher (trans)formation Reading Readers Elementary School Foreign language |
dc.subject.por.fl_str_mv |
(Trans)formação de professor Leitura Readers Ensino Fundamental I Língua estrangeira |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher (trans)formation Reading Readers Elementary School Foreign language |
description |
This research aims at comparing the observations made by a teacher, after doing the reflection on her action at different moments of the specialization course “Práticas Reflexivas e Ensinoaprendizagem de Inglês na Escola Pública”, as well as discoursing about the attempt process to change her attitudes, specifically when using readers with students on their school literacy period and concluding with reflections on how the acquired knowledge and habits from this course have (or not) made her change her approach in classes with this kind of material and target public. This study is theoretically based on authors who study teacher formation, like Celani (2004), Cruz (2013), Liberali (2008) and Magalhães (2006). Regarding to using readers in English classrooms at public schools, this work is based on Tafarelo’s (2015) and Silva’s (2015) researches. Methodologically speaking, the study with qualitative reflexive critic view is done through action research, based on the shooting, analysis and comparison of classes taught by the teacher during the research period. The results reveal that, much more than trying to change her approach on working with readers in the classroom, the research teacher must give more attention to the writing process of her lesson plans, because the lack of this written planning showed that the observed changes in each class were not still satisfactory |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Soraia Regina Conceição. Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35683 |
identifier_str_mv |
Santos, Soraia Regina Conceição. Tentativas de mudanças no trabalho com readers no Ensino Fundamental I em escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/1/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/2/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35683/3/SORAIA%20REGINA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e01876a4b729087d72a6193c6a01cab4 0bfc945ab19ae233f7055990bd62f4f3 f3b8f5fb79b317e341c8784d94708822 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277918436655104 |