Violência na escola: uma abordagem reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Gicélia Oliveira de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18511
Resumo: Na primeira parte deste trabalho descrevo as concepções de sociedade, educação, homem e gestão escolar, relato fatos ocorridos no mundo e em nosso país que interferem direta ou indiretamente na educação dada às nossas crianças. Justifico a importância deste estudo por ter presenciado algumas situações de violência nas escolas em que estudei e realizei meus estágios na Disciplina Estágio Supervisionado nestes últimos três anos e por ser importante no despertar de outras pessoas a cerca do tema. Minha inquietação com este estudo foi revelar a percepção dos docentes frente à violência escolar, qual o conceito que possuem, quais os fatores que desencadeiam a violência entre alunos e quais as possíveis saídas para a minimização deste problema. A segunda parte do trabalho é dedicada ao estudo teórico referente ao tema, apresento o contexto geral em que está inserido, em que a banalização deste problema tem sido uma constante no seio familiar, na escola e nas relações de trabalho. Fatores que ocasionam eventos violentos como a perda de valores como o respeito ao próximo, a falta de solidariedade são citados ao longo do trabalho bem como suas principais causas. Os tipos de violência, o papel da família que pode refletir no comportamento da criança no contato com o outro de modo amistoso ou não. Algumas saídas são citadas como formas de prevenção da violência escolar. Os sentimentos que as crianças nutrem ao se envolver em condutas violentas na condição de agressoras, vítimas ou expectadoras. A importância de trazer a comunidade escolar para discutir o problema a fim de minimizar a ocorrência de fatos violentos na Instituição. Analisei autores que abordam o tema como Miriam Abramovay e Cléo Fante. Terminada esta etapa elaborei um questionário com perguntas abertas e fechadas, voltado a seis professores que atuam em uma Escola Pública Municipal. A pesquisa (terceira parte do trabalho) revelou que os professores generalizam o conceito de violência escolar, que segundo eles corresponde a agressões físicas, morais e verbais, que podem partir por parte dos alunos entre si, contra professores e funcionários. O contrário também ocorre, a violência pode partir dos professores contra alunos, professores e funcionários, estes últimos também exercem influência sobre os demais de modo positivo ou não. Na quarta parte deste trabalho apresento um projeto de intervenção escolar que pretende abordar a questão de modo a propiciar a participação de todos os membros da instituição na discussão sobre o tema
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