Uma proposta bilíngüe de educação infantil para surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mo, Danielle Ka Mey
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18582
Resumo: A partir de uma concepção sócio-antropológica da surdez, na qual a surdez é vista como uma diferença e não uma patologia e considera o Surdo como um indivíduo pertencente a uma comunidade minoritária, a comunidade surda, com direito à língua e cultura própria, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta bilíngüe de educação infantil para crianças Surdas. Dessa forma, essa pesquisa foi qualitativa, tendo como base os autores: Carlos Skiliar, Maria Inês Vieira, Lodenir Karnopp, Maria Cecília Moura e a observação de uma sala de Educação Infantil numa escola para crianças Surdas da Prefeitura do Município de São Paulo. Por meio do estudo da história da educação dos Surdos, relatos de amigos Surdos e a realidade observada na escola, pude constatar qual seria o modelo ideal de educação para os Surdos, levando em consideração sua questão orgânica, que o impede de adquirir naturalmente a língua oral da sociedade, sua identidade e sua cultura
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