O efeito do atraso gradual do modelo ecoico na aquisição de tato e de mando em crianças com diagnóstico de autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Isabella Luiza Debone de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16750
Resumo: Previous studies that proposed to install mand and tact in children diagnosed with Autism Spectrum Disorder, added to the training procedure different verbal antecedents, in addition to the ones under investigation that are supposed to control. The present study sought to assess a procedure to install mand and tact in four autistic children with gradually delay echoic prompt. Two different topographies were trained for each participant. The children were separated into two groups. The group number 1 was trained in the mand-tact route and the group number 2 in the tact-mand route. The results showed that the use of gradually delay echoic prompt was effective in the participants of the mand-tact route for one topography and for the verbal operant tact only. The follow up result showed that the correct answers by this participant were maintained after one month, and for the three others participants, it is noticeable a higher number of echoic answers related with the baseline for the two trained topographies
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spelling Gioia, Paula SuzanaGioia, Paula Suzanahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8575438D6Sousa, Isabella Luiza Debone de2016-04-29T13:17:55Z2015-06-262015-06-15Sousa, Isabella Luiza Debone de. O efeito do atraso gradual do modelo ecoico na aquisição de tato e de mando em crianças com diagnóstico de autismo. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16750Previous studies that proposed to install mand and tact in children diagnosed with Autism Spectrum Disorder, added to the training procedure different verbal antecedents, in addition to the ones under investigation that are supposed to control. The present study sought to assess a procedure to install mand and tact in four autistic children with gradually delay echoic prompt. Two different topographies were trained for each participant. The children were separated into two groups. The group number 1 was trained in the mand-tact route and the group number 2 in the tact-mand route. The results showed that the use of gradually delay echoic prompt was effective in the participants of the mand-tact route for one topography and for the verbal operant tact only. The follow up result showed that the correct answers by this participant were maintained after one month, and for the three others participants, it is noticeable a higher number of echoic answers related with the baseline for the two trained topographiesEstudos anteriores que se propuseram a instalar mando e tato em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo, adicionaram ao procedimento de treino diferentes antecedentes verbais, além dos que deveriam controlar o operante sob investigação. No presente estudo pretendeu-se avaliar um procedimento de instalação de mando e de tato em crianças autistas com atraso gradual do modelo ecoico. Duas topografias diferentes foram treinadas para cada participante. As crianças foram divididas em dois grupos. O grupo 1 foi treinado na rota mando-tato e o grupo 2 na rota tato-mando. Os resultados demonstraram que o uso do atraso gradual do modelo ecoico foi eficaz apenas para um dos participantes da rota mando-tato para uma topografia e para o operante verbal tato. Os resultados do follow-up indicaram que as respostas corretas para esse participante se mantiveram após um mês e para os outros três participantes observou-se um número maior de respostas ecoicas em relação à linha de base para as duas topografias treinadasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35461/Isabella%20Luiza%20Debone%20de%20Sousa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBRPsicologiaMandoTatoAutismoAtraso gradual do modelo ecoicoMandTactAutismGradually delay echoic promptCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALO efeito do atraso gradual do modelo ecoico na aquisição de tato e de mando em crianças com diagnóstico de autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIsabella Luiza Debone de Sousa.pdf.txtIsabella Luiza Debone de Sousa.pdf.txtExtracted texttext/plain219422https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16750/3/Isabella%20Luiza%20Debone%20de%20Sousa.pdf.txtd75bf13f0485d1b91902edce83c5aed4MD53ORIGINALIsabella Luiza Debone de Sousa.pdfapplication/pdf1233753https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16750/1/Isabella%20Luiza%20Debone%20de%20Sousa.pdf2b1773db3219990b3b7dccd3c198f44aMD51THUMBNAILIsabella Luiza Debone de Sousa.pdf.jpgIsabella Luiza Debone de Sousa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2101https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16750/2/Isabella%20Luiza%20Debone%20de%20Sousa.pdf.jpgae9bf1fc6ff632f91f2dea0d9c730e7eMD52handle/167502022-04-27 17:26:38.655oai:repositorio.pucsp.br:handle/16750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T20:26:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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