Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33976 |
Resumo: | School education has always been a subject of great prominence to society, it happens that the school is considered as the main space forming citizens, needing thus suit your needs. Curricular reforms are created in order encompass the Brazilian diversity and respect it. To do so, describe a set of skills and abilities to be developed at school, which directly influences this process by adopting approaches. A support tools that integrates these approaches is the textbook, which often assumes the role of sole reference on what is taught. Thus, it is pertinent to investigate how knowledge is through him, organized, since this is one of the determining factors in learning. Therefore, the aim of this work is the analysis of two collections of mathematics textbooks, intended for 2nd year of high school and to investigate how to establish your organization around the theme Combinatory Analysis, seeking to identify the set of tasks, techniques, technologies and theories that underlie. This is a qualitative research study, the bibliographic type, whose results show that the authors of the textbooks selected propose problematized situations, but emphasize the application of specific procedures in its resolution, associating this content only to the applicability of formulas and techniques counting. |
id |
PUC_SP-1_79ee1f60d2cb3ddf98b7101aa205d124 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33976 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Queiroz, Cileda de e Coutinho, SilvaSantos, Cristiane Silva2023-07-05T19:26:39Z2023-07-05T19:26:39Z2015-02-10Santos, Cristiane Silva. Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33976School education has always been a subject of great prominence to society, it happens that the school is considered as the main space forming citizens, needing thus suit your needs. Curricular reforms are created in order encompass the Brazilian diversity and respect it. To do so, describe a set of skills and abilities to be developed at school, which directly influences this process by adopting approaches. A support tools that integrates these approaches is the textbook, which often assumes the role of sole reference on what is taught. Thus, it is pertinent to investigate how knowledge is through him, organized, since this is one of the determining factors in learning. Therefore, the aim of this work is the analysis of two collections of mathematics textbooks, intended for 2nd year of high school and to investigate how to establish your organization around the theme Combinatory Analysis, seeking to identify the set of tasks, techniques, technologies and theories that underlie. This is a qualitative research study, the bibliographic type, whose results show that the authors of the textbooks selected propose problematized situations, but emphasize the application of specific procedures in its resolution, associating this content only to the applicability of formulas and techniques counting.A educação escolar sempre foi um dos assuntos de grande destaque para a sociedade, acontece que a escola é considerada como o principal espaço formador de cidadãos, precisando, deste modo, se adequar às suas necessidades. Reformas curriculares são criadas com o intuito de abranger e respeitar a diversidade Brasileira. Para tanto, descrevem um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas na escola, que influencia diretamente este processo pelas abordagens que adota. Um dos instrumentos de apoio que integra tais abordagens é o livro didático, que muitas vezes assume o papel de única referência sobre que será ensinado. Assim, torna-se pertinente investigar como os conhecimentos são por meio dele, organizados, visto que este é um dos fatores determinantes na aprendizagem. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste na análise de duas coleções de livros didáticos de matemática, destinadas ao 2º ano do Ensino Médio e na investigação de como se estabelece sua organização em torno do tema Análise Combinatória, buscando identificar o conjunto de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias que a permeiam. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica, cujos resultados obtidos demonstram que os autores dos livros didáticos selecionados propõem situações problematizadas, porém enfatizam a aplicação de procedimentos específicos em sua resolução, associando este conteúdo apenas à aplicabilidade de fórmulas e técnicas de contagem.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAReformas curricularesLivro didáticoAnálise combinatóriaOrganização praxeológicaCurricular reformsTextbooksCombinatory analysisPraxeological organizationAnálise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCRISTIANE SILVA SANTOS.pdfapplication/pdf692672https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/1/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf5de85d8f649548423535fb07ad0c8e8aMD51TEXTCRISTIANE SILVA SANTOS.pdf.txtCRISTIANE SILVA SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain119535https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/2/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf.txtbd653c36bbe21ac5e72eb9048adf2973MD52THUMBNAILCRISTIANE SILVA SANTOS.pdf.jpgCRISTIANE SILVA SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/3/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf.jpg5d65125d8b966485a067557f297aef95MD53handle/339762023-07-06 01:14:45.097oai:repositorio.pucsp.br:handle/33976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:14:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória |
title |
Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória |
spellingShingle |
Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória Santos, Cristiane Silva CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Reformas curriculares Livro didático Análise combinatória Organização praxeológica Curricular reforms Textbooks Combinatory analysis Praxeological organization |
title_short |
Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória |
title_full |
Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória |
title_fullStr |
Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória |
title_full_unstemmed |
Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória |
title_sort |
Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória |
author |
Santos, Cristiane Silva |
author_facet |
Santos, Cristiane Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Queiroz, Cileda de e Coutinho, Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cristiane Silva |
contributor_str_mv |
Queiroz, Cileda de e Coutinho, Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Reformas curriculares Livro didático Análise combinatória Organização praxeológica Curricular reforms Textbooks Combinatory analysis Praxeological organization |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas curriculares Livro didático Análise combinatória Organização praxeológica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curricular reforms Textbooks Combinatory analysis Praxeological organization |
description |
School education has always been a subject of great prominence to society, it happens that the school is considered as the main space forming citizens, needing thus suit your needs. Curricular reforms are created in order encompass the Brazilian diversity and respect it. To do so, describe a set of skills and abilities to be developed at school, which directly influences this process by adopting approaches. A support tools that integrates these approaches is the textbook, which often assumes the role of sole reference on what is taught. Thus, it is pertinent to investigate how knowledge is through him, organized, since this is one of the determining factors in learning. Therefore, the aim of this work is the analysis of two collections of mathematics textbooks, intended for 2nd year of high school and to investigate how to establish your organization around the theme Combinatory Analysis, seeking to identify the set of tasks, techniques, technologies and theories that underlie. This is a qualitative research study, the bibliographic type, whose results show that the authors of the textbooks selected propose problematized situations, but emphasize the application of specific procedures in its resolution, associating this content only to the applicability of formulas and techniques counting. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Cristiane Silva. Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33976 |
identifier_str_mv |
Santos, Cristiane Silva. Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/1/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/2/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/3/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5de85d8f649548423535fb07ad0c8e8a bd653c36bbe21ac5e72eb9048adf2973 5d65125d8b966485a067557f297aef95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278013581295616 |