Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiane Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33976
Resumo: School education has always been a subject of great prominence to society, it happens that the school is considered as the main space forming citizens, needing thus suit your needs. Curricular reforms are created in order encompass the Brazilian diversity and respect it. To do so, describe a set of skills and abilities to be developed at school, which directly influences this process by adopting approaches. A support tools that integrates these approaches is the textbook, which often assumes the role of sole reference on what is taught. Thus, it is pertinent to investigate how knowledge is through him, organized, since this is one of the determining factors in learning. Therefore, the aim of this work is the analysis of two collections of mathematics textbooks, intended for 2nd year of high school and to investigate how to establish your organization around the theme Combinatory Analysis, seeking to identify the set of tasks, techniques, technologies and theories that underlie. This is a qualitative research study, the bibliographic type, whose results show that the authors of the textbooks selected propose problematized situations, but emphasize the application of specific procedures in its resolution, associating this content only to the applicability of formulas and techniques counting.
id PUC_SP-1_79ee1f60d2cb3ddf98b7101aa205d124
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33976
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Queiroz, Cileda de e Coutinho, SilvaSantos, Cristiane Silva2023-07-05T19:26:39Z2023-07-05T19:26:39Z2015-02-10Santos, Cristiane Silva. Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33976School education has always been a subject of great prominence to society, it happens that the school is considered as the main space forming citizens, needing thus suit your needs. Curricular reforms are created in order encompass the Brazilian diversity and respect it. To do so, describe a set of skills and abilities to be developed at school, which directly influences this process by adopting approaches. A support tools that integrates these approaches is the textbook, which often assumes the role of sole reference on what is taught. Thus, it is pertinent to investigate how knowledge is through him, organized, since this is one of the determining factors in learning. Therefore, the aim of this work is the analysis of two collections of mathematics textbooks, intended for 2nd year of high school and to investigate how to establish your organization around the theme Combinatory Analysis, seeking to identify the set of tasks, techniques, technologies and theories that underlie. This is a qualitative research study, the bibliographic type, whose results show that the authors of the textbooks selected propose problematized situations, but emphasize the application of specific procedures in its resolution, associating this content only to the applicability of formulas and techniques counting.A educação escolar sempre foi um dos assuntos de grande destaque para a sociedade, acontece que a escola é considerada como o principal espaço formador de cidadãos, precisando, deste modo, se adequar às suas necessidades. Reformas curriculares são criadas com o intuito de abranger e respeitar a diversidade Brasileira. Para tanto, descrevem um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas na escola, que influencia diretamente este processo pelas abordagens que adota. Um dos instrumentos de apoio que integra tais abordagens é o livro didático, que muitas vezes assume o papel de única referência sobre que será ensinado. Assim, torna-se pertinente investigar como os conhecimentos são por meio dele, organizados, visto que este é um dos fatores determinantes na aprendizagem. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste na análise de duas coleções de livros didáticos de matemática, destinadas ao 2º ano do Ensino Médio e na investigação de como se estabelece sua organização em torno do tema Análise Combinatória, buscando identificar o conjunto de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias que a permeiam. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica, cujos resultados obtidos demonstram que os autores dos livros didáticos selecionados propõem situações problematizadas, porém enfatizam a aplicação de procedimentos específicos em sua resolução, associando este conteúdo apenas à aplicabilidade de fórmulas e técnicas de contagem.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAReformas curricularesLivro didáticoAnálise combinatóriaOrganização praxeológicaCurricular reformsTextbooksCombinatory analysisPraxeological organizationAnálise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCRISTIANE SILVA SANTOS.pdfapplication/pdf692672https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/1/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf5de85d8f649548423535fb07ad0c8e8aMD51TEXTCRISTIANE SILVA SANTOS.pdf.txtCRISTIANE SILVA SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain119535https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/2/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf.txtbd653c36bbe21ac5e72eb9048adf2973MD52THUMBNAILCRISTIANE SILVA SANTOS.pdf.jpgCRISTIANE SILVA SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/3/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf.jpg5d65125d8b966485a067557f297aef95MD53handle/339762023-07-06 01:14:45.097oai:repositorio.pucsp.br:handle/33976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:14:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória
title Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória
spellingShingle Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória
Santos, Cristiane Silva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Reformas curriculares
Livro didático
Análise combinatória
Organização praxeológica
Curricular reforms
Textbooks
Combinatory analysis
Praxeological organization
title_short Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória
title_full Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória
title_fullStr Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória
title_full_unstemmed Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória
title_sort Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória
author Santos, Cristiane Silva
author_facet Santos, Cristiane Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Cileda de e Coutinho, Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristiane Silva
contributor_str_mv Queiroz, Cileda de e Coutinho, Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Reformas curriculares
Livro didático
Análise combinatória
Organização praxeológica
Curricular reforms
Textbooks
Combinatory analysis
Praxeological organization
dc.subject.por.fl_str_mv Reformas curriculares
Livro didático
Análise combinatória
Organização praxeológica
dc.subject.eng.fl_str_mv Curricular reforms
Textbooks
Combinatory analysis
Praxeological organization
description School education has always been a subject of great prominence to society, it happens that the school is considered as the main space forming citizens, needing thus suit your needs. Curricular reforms are created in order encompass the Brazilian diversity and respect it. To do so, describe a set of skills and abilities to be developed at school, which directly influences this process by adopting approaches. A support tools that integrates these approaches is the textbook, which often assumes the role of sole reference on what is taught. Thus, it is pertinent to investigate how knowledge is through him, organized, since this is one of the determining factors in learning. Therefore, the aim of this work is the analysis of two collections of mathematics textbooks, intended for 2nd year of high school and to investigate how to establish your organization around the theme Combinatory Analysis, seeking to identify the set of tasks, techniques, technologies and theories that underlie. This is a qualitative research study, the bibliographic type, whose results show that the authors of the textbooks selected propose problematized situations, but emphasize the application of specific procedures in its resolution, associating this content only to the applicability of formulas and techniques counting.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Cristiane Silva. Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33976
identifier_str_mv Santos, Cristiane Silva. Análise de livros didáticos: a abordagem e construção de conceitos referentes à análise combinatória. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/1/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/2/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33976/3/CRISTIANE%20SILVA%20SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5de85d8f649548423535fb07ad0c8e8a
bd653c36bbe21ac5e72eb9048adf2973
5d65125d8b966485a067557f297aef95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278013581295616