Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Percheron, Felippe Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Petter, Ana Amélia, Oliveira, Tobias Espinosa de, Araujo, Ives Solano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240970
Resumo: Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu processo de implementação. Tais modificações podem se fazer necessárias para viabilizar sua aplicação em contextos diferentes para os quais foi pensado, assim como podem descaracterizá-lo, impossibilitando que sejam alcançados os resultados de aprendizagem pretendidos. No presente artigo nos propomos a realizar um mapeamento das características práticas e teóricas do PI, buscando apresentar suas atividades e princípios de forma organizada e logicamente estruturada. Para tanto, partimos da perspectiva das Organizações Praxeológicas da Teoria Antropológica do Didático, utilizando a ferramenta analítica Organização do Método de Ensino, subdividindo a estrutura do PI em tipos de tarefa, técnicas e discursos tecnológicos. Tal análise pode contribuir com trabalhos de pesquisa e atividades de ensino que abordem o método, pois torna explícito seus componentes e aquilo que os sustenta, permitindo o estabelecimento de uma referência para avaliar modificações e adaptações no PI.
id UFRGS-2_d1b41b899754090977a05950d0fa3b73
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240970
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Percheron, Felippe SantosPetter, Ana AméliaOliveira, Tobias Espinosa deAraujo, Ives Solano2022-06-25T05:02:16Z20212237-4450http://hdl.handle.net/10183/240970001142334Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu processo de implementação. Tais modificações podem se fazer necessárias para viabilizar sua aplicação em contextos diferentes para os quais foi pensado, assim como podem descaracterizá-lo, impossibilitando que sejam alcançados os resultados de aprendizagem pretendidos. No presente artigo nos propomos a realizar um mapeamento das características práticas e teóricas do PI, buscando apresentar suas atividades e princípios de forma organizada e logicamente estruturada. Para tanto, partimos da perspectiva das Organizações Praxeológicas da Teoria Antropológica do Didático, utilizando a ferramenta analítica Organização do Método de Ensino, subdividindo a estrutura do PI em tipos de tarefa, técnicas e discursos tecnológicos. Tal análise pode contribuir com trabalhos de pesquisa e atividades de ensino que abordem o método, pois torna explícito seus componentes e aquilo que os sustenta, permitindo o estabelecimento de uma referência para avaliar modificações e adaptações no PI.Research has shown the Peer Instruction (PI) method as the most used active teaching method, applied in different educational contexts and, consequently, subject to several changes in its implementation process. Such modifications may be necessary to make its application viable in different contexts, but also de-characterize it, making it impossible to achieve the intended learning results. In this article we propose to map the practical and theoretical characteristics of the PI to present its activities and principles in a structured manner. We start from the perspective of the Praxeological Organizations of the Anthropological Theory of Didactics, using the analytical tool Organization of Teaching Method. The structure of the PI was explici t in types of task, techniques, and technological discourses. Such analysis can contribute to research and teaching activities using the method allowing the establishment of a reference to evaluate changes and adaptations in the PI.application/pdfporEnsino de Ciências e Tecnologia em Revista. Santo Ângelo. Vol. 11, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 36-52PraxeologiaMétodos de ensinoPeer InstructionPraxeological OrganizationOrganization of Teaching MethodAnthropological Theory of the DidacticAnálise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensinoPraxeological analysis of the Peer Instruction method : construction of a reference point for the study of its modifications and adaptations for different teaching contextsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142334.pdf.txt001142334.pdf.txtExtracted Texttext/plain58511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240970/2/001142334.pdf.txt8ca59ef79bea54e0b0d24f019b93ea3eMD52ORIGINAL001142334.pdfTexto completoapplication/pdf1279068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240970/1/001142334.pdf83a8d31d7e31332f2f65b65894d53b3cMD5110183/2409702023-09-24 03:37:07.371042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240970Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:37:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Praxeological analysis of the Peer Instruction method : construction of a reference point for the study of its modifications and adaptations for different teaching contexts
title Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
spellingShingle Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
Percheron, Felippe Santos
Praxeologia
Métodos de ensino
Peer Instruction
Praxeological Organization
Organization of Teaching Method
Anthropological Theory of the Didactic
title_short Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
title_full Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
title_fullStr Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
title_full_unstemmed Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
title_sort Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
author Percheron, Felippe Santos
author_facet Percheron, Felippe Santos
Petter, Ana Amélia
Oliveira, Tobias Espinosa de
Araujo, Ives Solano
author_role author
author2 Petter, Ana Amélia
Oliveira, Tobias Espinosa de
Araujo, Ives Solano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Percheron, Felippe Santos
Petter, Ana Amélia
Oliveira, Tobias Espinosa de
Araujo, Ives Solano
dc.subject.por.fl_str_mv Praxeologia
Métodos de ensino
topic Praxeologia
Métodos de ensino
Peer Instruction
Praxeological Organization
Organization of Teaching Method
Anthropological Theory of the Didactic
dc.subject.eng.fl_str_mv Peer Instruction
Praxeological Organization
Organization of Teaching Method
Anthropological Theory of the Didactic
description Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu processo de implementação. Tais modificações podem se fazer necessárias para viabilizar sua aplicação em contextos diferentes para os quais foi pensado, assim como podem descaracterizá-lo, impossibilitando que sejam alcançados os resultados de aprendizagem pretendidos. No presente artigo nos propomos a realizar um mapeamento das características práticas e teóricas do PI, buscando apresentar suas atividades e princípios de forma organizada e logicamente estruturada. Para tanto, partimos da perspectiva das Organizações Praxeológicas da Teoria Antropológica do Didático, utilizando a ferramenta analítica Organização do Método de Ensino, subdividindo a estrutura do PI em tipos de tarefa, técnicas e discursos tecnológicos. Tal análise pode contribuir com trabalhos de pesquisa e atividades de ensino que abordem o método, pois torna explícito seus componentes e aquilo que os sustenta, permitindo o estabelecimento de uma referência para avaliar modificações e adaptações no PI.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-25T05:02:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240970
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-4450
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142334
identifier_str_mv 2237-4450
001142334
url http://hdl.handle.net/10183/240970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. Santo Ângelo. Vol. 11, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 36-52
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240970/2/001142334.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240970/1/001142334.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ca59ef79bea54e0b0d24f019b93ea3e
83a8d31d7e31332f2f65b65894d53b3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225059303424000