Novas possibilidades compreensivas do fenômeno da psicose a partir da fenomenologia de Martin Heidegger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28833 |
Resumo: | A psicose pode ser considerada um tipo de loucura, e foi objeto de estudo para muitas áreas da ciência, entre elas, a antropologia, a filosofia e a sociologia. Nesses estudos, a loucura não era estudada propriamente como um fenômeno psíquico, mas sim como um fenômeno social. O enfoque estava no modo como a loucura era disposta na sociedade, em diferentes culturas e épocas. Neste trabalho a psicose é abordada como um fenômeno, como um modo-de-ser do Dasein, a partir de uma pesquisa teórica do modo desconstrutivo-construtivo da fenomenologia existencial heideggeriana. A pessoa delirante nos descreve experiências das quais não compartilhamos. A compreensão se dá de modo distorcido, pois a disposição do psicótico se dá de modo ameaçador. A ameaça permeia o olhar do psicótico, pois é a única possibilidade que se projeta para ele. A incapacidade de se compreender como um ser mortal faz com que a temporalidade futuro abra-se de modo ameaçador, impossibilitando o vir-aser como projeto possível; o presente como antecipação é perturbado, abrindo o Dasein para a experiência psicótica e o fechando para a experiência da angústia |
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A psicose pode ser considerada um tipo de loucura, e foi objeto de estudo para muitas áreas da ciência, entre elas, a antropologia, a filosofia e a sociologia. Nesses estudos, a loucura não era estudada propriamente como um fenômeno psíquico, mas sim como um fenômeno social. O enfoque estava no modo como a loucura era disposta na sociedade, em diferentes culturas e épocas. Neste trabalho a psicose é abordada como um fenômeno, como um modo-de-ser do Dasein, a partir de uma pesquisa teórica do modo desconstrutivo-construtivo da fenomenologia existencial heideggeriana. A pessoa delirante nos descreve experiências das quais não compartilhamos. A compreensão se dá de modo distorcido, pois a disposição do psicótico se dá de modo ameaçador. A ameaça permeia o olhar do psicótico, pois é a única possibilidade que se projeta para ele. A incapacidade de se compreender como um ser mortal faz com que a temporalidade futuro abra-se de modo ameaçador, impossibilitando o vir-aser como projeto possível; o presente como antecipação é perturbado, abrindo o Dasein para a experiência psicótica e o fechando para a experiência da angústia |
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