A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Daniel Mendes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10783
Resumo: This paper deals with the changes in the content of the geography subject in the period from 1960 to 1989. The objective is to contribute to the studies on History of School Subjects with the study of geography as a school subject, to point out the interruptions and continuities of the knowledge of this subject. In order to identify what is behind the changes and continuities of the content of geography, didactic works of the main authors from the abovementioned period will be analyzed. The textbook is the main source of this research since the analysis I propose is to verify the changes in the actual syllabus. Other research sources will also be consulted, such as the proposal and laws that organize the formal syllabus, the periodical publications of such subject o Boletim Paulista de Geografia [São Paulo Bulletin of Geography], the journal Orientação [Orientation] and the annals of meetings and congresses of geography made by AGB [Association of Brazilian Geographers]
id PUC_SP-1_7ad6769f05cfaa38cb6103b3d0de9708
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10783
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Munakata, Kazumihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208335D3Gomes, Daniel Mendes2016-04-27T16:34:03Z2016-03-152010-02-24Gomes, Daniel Mendes. A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989). 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10783This paper deals with the changes in the content of the geography subject in the period from 1960 to 1989. The objective is to contribute to the studies on History of School Subjects with the study of geography as a school subject, to point out the interruptions and continuities of the knowledge of this subject. In order to identify what is behind the changes and continuities of the content of geography, didactic works of the main authors from the abovementioned period will be analyzed. The textbook is the main source of this research since the analysis I propose is to verify the changes in the actual syllabus. Other research sources will also be consulted, such as the proposal and laws that organize the formal syllabus, the periodical publications of such subject o Boletim Paulista de Geografia [São Paulo Bulletin of Geography], the journal Orientação [Orientation] and the annals of meetings and congresses of geography made by AGB [Association of Brazilian Geographers]Este trabalho aborda as mudanças de conteúdo da disciplina de Geografia no período de 1960 a 1989. O objetivo é contribuir para os estudos sobre História das Disciplinas Escolares com o estudo da Geografia como disciplina escolar, apontar as rupturas e continuidades dos saberes dessa disciplina. Buscando identificar o que está por trás das mudanças e continuidades dos conteúdos de Geografia serão analisadas as obras didáticas dos principais autores que escreveram no período delimitado. O livro didático é a principal fonte desta pesquisa, pois a análise que se propõe aqui é verificar as mudanças no currículo real. Além dessa, outras fontes de pesquisa também serão consultadas; as demais fontes serão as propostas e leis que organizam o currículo formal, os periódicos da disciplina em questão o Boletim Paulista de Geografia, a revista Orientação e os anais de encontros e congressos de Geografia produzidos pela AGBCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23537/Daniel%20Mendes%20Gomes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoGeografiaHistória das disciplinasGeografia -- Estudo e ensino -- BrasilLivros didaticosGeographyTextbooksHistory of subjectsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDaniel Mendes Gomes.pdf.txtDaniel Mendes Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain248876https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10783/3/Daniel%20Mendes%20Gomes.pdf.txteb79493d6a5e19c83b93936123e96df1MD53ORIGINALDaniel Mendes Gomes.pdfapplication/pdf2760641https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10783/1/Daniel%20Mendes%20Gomes.pdfe286179534b43e4ae25cddaa826cf07eMD51THUMBNAILDaniel Mendes Gomes.pdf.jpgDaniel Mendes Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10783/2/Daniel%20Mendes%20Gomes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/107832022-06-28 10:45:40.426oai:repositorio.pucsp.br:handle/10783Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T13:45:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)
title A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)
spellingShingle A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)
Gomes, Daniel Mendes
Geografia
História das disciplinas
Geografia -- Estudo e ensino -- Brasil
Livros didaticos
Geography
Textbooks
History of subjects
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)
title_full A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)
title_fullStr A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)
title_full_unstemmed A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)
title_sort A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989)
author Gomes, Daniel Mendes
author_facet Gomes, Daniel Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munakata, Kazumi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208335D3
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Daniel Mendes
contributor_str_mv Munakata, Kazumi
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
História das disciplinas
Geografia -- Estudo e ensino -- Brasil
Livros didaticos
topic Geografia
História das disciplinas
Geografia -- Estudo e ensino -- Brasil
Livros didaticos
Geography
Textbooks
History of subjects
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Textbooks
History of subjects
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This paper deals with the changes in the content of the geography subject in the period from 1960 to 1989. The objective is to contribute to the studies on History of School Subjects with the study of geography as a school subject, to point out the interruptions and continuities of the knowledge of this subject. In order to identify what is behind the changes and continuities of the content of geography, didactic works of the main authors from the abovementioned period will be analyzed. The textbook is the main source of this research since the analysis I propose is to verify the changes in the actual syllabus. Other research sources will also be consulted, such as the proposal and laws that organize the formal syllabus, the periodical publications of such subject o Boletim Paulista de Geografia [São Paulo Bulletin of Geography], the journal Orientação [Orientation] and the annals of meetings and congresses of geography made by AGB [Association of Brazilian Geographers]
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:34:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gomes, Daniel Mendes. A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989). 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10783
identifier_str_mv Gomes, Daniel Mendes. A geografia ensinada: mudanças e continuidades do conhecimento geográfico escolar (1960 1989). 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10783/3/Daniel%20Mendes%20Gomes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10783/1/Daniel%20Mendes%20Gomes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10783/2/Daniel%20Mendes%20Gomes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eb79493d6a5e19c83b93936123e96df1
e286179534b43e4ae25cddaa826cf07e
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277852250537984