História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa., ANGELO, Maria Deusia Lima.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069
Resumo: As pesquisas centradas na história das disciplinas escolares vêm contribuindo para melhor compreender a configuração do espaço escolar e as discussões voltadas para a produção dos saberes escolares, podendo, desta forma, contribuir com o debate acerca da cultura escolar. Entendemos que os conhecimentos produzidos na escola resultam de uma interação entre os sujeitos que participam da construção desses saberes escolares, sendo necessário compreender a dinâmica que envolve esse processo. Para tanto, nos apoiamos em autores como: Chervel (1990), Goodson (1990), Bittencourt (1993), dentre outros. Os estudos centrados no campo da história das disciplinas escolares, assim como aqueles que contemplam o livro didático, dentro de uma perspectiva histórica e cultural, apesar de virem se tornando férteis nas últimas décadas, ainda representa um campo de pesquisa muito a ser investigado. Nesse sentido, estamos desenvolvendo projetos junto ao Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade-GPCES, na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, em parceria com o CNPq. Essas pesquisas vêm ocorrendo por meios de projetos de Iniciação Científica e projetos de Mestrado e Doutorado, dentre outros. É importante ressaltar que, em geral, as pesquisas desenvolvidas pelo GPCES remetem-se principalmente a segunda metade do século XIX as primeiras décadas do século XX. Esse trabalho tem por objetivo evidenciar o livro didático enquanto um dos elementos de análise no campo da história das disciplinas escolares, e também, apresentar três pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por estudantes e pesquisadores do nosso grupo. Estes estudos abordam a história das disciplinas escolares a partir do livro didático de Geografia. Primeiramente apresentaremos um estudo que trata da abordagem dada à província da Paraíba nos livros didáticos de Geografia publicados no período de transição do Império à República. Posteriormente apontaremos algumas considerações a respeito do surgimento das atividades ou exercícios nos livros didáticos de Geografia. Por fim, traremos algumas colocações referentes aos resultados de uma pesquisa que aborda as representações cartográficas no livro didático de Geografia.
id UFCG_b7c4fc755a3d77fe4731edd1adf3eca1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34069
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.History of school subjects: a look from the Geography textbook.História das disciplinas escolaresDisciplinas escolaresLivro didático de GeografiaEnsino de GeografiaProvíncia da Paraíba - ensino de geografiaRepresentações cartográficas - livro didático de GeografiaHistory of school subjectsSchool subjectsGeography textbookTeaching GeographyProvince of Paraíba - geography teachingCartographic representations - Geography textbookHistória.Educação.As pesquisas centradas na história das disciplinas escolares vêm contribuindo para melhor compreender a configuração do espaço escolar e as discussões voltadas para a produção dos saberes escolares, podendo, desta forma, contribuir com o debate acerca da cultura escolar. Entendemos que os conhecimentos produzidos na escola resultam de uma interação entre os sujeitos que participam da construção desses saberes escolares, sendo necessário compreender a dinâmica que envolve esse processo. Para tanto, nos apoiamos em autores como: Chervel (1990), Goodson (1990), Bittencourt (1993), dentre outros. Os estudos centrados no campo da história das disciplinas escolares, assim como aqueles que contemplam o livro didático, dentro de uma perspectiva histórica e cultural, apesar de virem se tornando férteis nas últimas décadas, ainda representa um campo de pesquisa muito a ser investigado. Nesse sentido, estamos desenvolvendo projetos junto ao Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade-GPCES, na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, em parceria com o CNPq. Essas pesquisas vêm ocorrendo por meios de projetos de Iniciação Científica e projetos de Mestrado e Doutorado, dentre outros. É importante ressaltar que, em geral, as pesquisas desenvolvidas pelo GPCES remetem-se principalmente a segunda metade do século XIX as primeiras décadas do século XX. Esse trabalho tem por objetivo evidenciar o livro didático enquanto um dos elementos de análise no campo da história das disciplinas escolares, e também, apresentar três pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por estudantes e pesquisadores do nosso grupo. Estes estudos abordam a história das disciplinas escolares a partir do livro didático de Geografia. Primeiramente apresentaremos um estudo que trata da abordagem dada à província da Paraíba nos livros didáticos de Geografia publicados no período de transição do Império à República. Posteriormente apontaremos algumas considerações a respeito do surgimento das atividades ou exercícios nos livros didáticos de Geografia. Por fim, traremos algumas colocações referentes aos resultados de uma pesquisa que aborda as representações cartográficas no livro didático de Geografia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T10:10:42Z2024-01-232024-01-23T10:10:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; ANGELO, Maria Deusia Lima. História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 603-612. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069porOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.ANGELO, Maria Deusia Lima.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-23T10:11:10Zoai:localhost:riufcg/34069Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-23T10:11:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.
History of school subjects: a look from the Geography textbook.
title História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.
spellingShingle História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
História das disciplinas escolares
Disciplinas escolares
Livro didático de Geografia
Ensino de Geografia
Província da Paraíba - ensino de geografia
Representações cartográficas - livro didático de Geografia
History of school subjects
School subjects
Geography textbook
Teaching Geography
Province of Paraíba - geography teaching
Cartographic representations - Geography textbook
História.
Educação.
title_short História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.
title_full História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.
title_fullStr História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.
title_full_unstemmed História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.
title_sort História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.
author OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
author_facet OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
ANGELO, Maria Deusia Lima.
author_role author
author2 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
ANGELO, Maria Deusia Lima.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
ANGELO, Maria Deusia Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv História das disciplinas escolares
Disciplinas escolares
Livro didático de Geografia
Ensino de Geografia
Província da Paraíba - ensino de geografia
Representações cartográficas - livro didático de Geografia
History of school subjects
School subjects
Geography textbook
Teaching Geography
Province of Paraíba - geography teaching
Cartographic representations - Geography textbook
História.
Educação.
topic História das disciplinas escolares
Disciplinas escolares
Livro didático de Geografia
Ensino de Geografia
Província da Paraíba - ensino de geografia
Representações cartográficas - livro didático de Geografia
History of school subjects
School subjects
Geography textbook
Teaching Geography
Province of Paraíba - geography teaching
Cartographic representations - Geography textbook
História.
Educação.
description As pesquisas centradas na história das disciplinas escolares vêm contribuindo para melhor compreender a configuração do espaço escolar e as discussões voltadas para a produção dos saberes escolares, podendo, desta forma, contribuir com o debate acerca da cultura escolar. Entendemos que os conhecimentos produzidos na escola resultam de uma interação entre os sujeitos que participam da construção desses saberes escolares, sendo necessário compreender a dinâmica que envolve esse processo. Para tanto, nos apoiamos em autores como: Chervel (1990), Goodson (1990), Bittencourt (1993), dentre outros. Os estudos centrados no campo da história das disciplinas escolares, assim como aqueles que contemplam o livro didático, dentro de uma perspectiva histórica e cultural, apesar de virem se tornando férteis nas últimas décadas, ainda representa um campo de pesquisa muito a ser investigado. Nesse sentido, estamos desenvolvendo projetos junto ao Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade-GPCES, na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, em parceria com o CNPq. Essas pesquisas vêm ocorrendo por meios de projetos de Iniciação Científica e projetos de Mestrado e Doutorado, dentre outros. É importante ressaltar que, em geral, as pesquisas desenvolvidas pelo GPCES remetem-se principalmente a segunda metade do século XIX as primeiras décadas do século XX. Esse trabalho tem por objetivo evidenciar o livro didático enquanto um dos elementos de análise no campo da história das disciplinas escolares, e também, apresentar três pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por estudantes e pesquisadores do nosso grupo. Estes estudos abordam a história das disciplinas escolares a partir do livro didático de Geografia. Primeiramente apresentaremos um estudo que trata da abordagem dada à província da Paraíba nos livros didáticos de Geografia publicados no período de transição do Império à República. Posteriormente apontaremos algumas considerações a respeito do surgimento das atividades ou exercícios nos livros didáticos de Geografia. Por fim, traremos algumas colocações referentes aos resultados de uma pesquisa que aborda as representações cartográficas no livro didático de Geografia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-23T10:10:42Z
2024-01-23
2024-01-23T10:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; ANGELO, Maria Deusia Lima. História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 603-612. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069
identifier_str_mv OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; ANGELO, Maria Deusia Lima. História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 603-612. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609939554304