História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069 |
Resumo: | As pesquisas centradas na história das disciplinas escolares vêm contribuindo para melhor compreender a configuração do espaço escolar e as discussões voltadas para a produção dos saberes escolares, podendo, desta forma, contribuir com o debate acerca da cultura escolar. Entendemos que os conhecimentos produzidos na escola resultam de uma interação entre os sujeitos que participam da construção desses saberes escolares, sendo necessário compreender a dinâmica que envolve esse processo. Para tanto, nos apoiamos em autores como: Chervel (1990), Goodson (1990), Bittencourt (1993), dentre outros. Os estudos centrados no campo da história das disciplinas escolares, assim como aqueles que contemplam o livro didático, dentro de uma perspectiva histórica e cultural, apesar de virem se tornando férteis nas últimas décadas, ainda representa um campo de pesquisa muito a ser investigado. Nesse sentido, estamos desenvolvendo projetos junto ao Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade-GPCES, na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, em parceria com o CNPq. Essas pesquisas vêm ocorrendo por meios de projetos de Iniciação Científica e projetos de Mestrado e Doutorado, dentre outros. É importante ressaltar que, em geral, as pesquisas desenvolvidas pelo GPCES remetem-se principalmente a segunda metade do século XIX as primeiras décadas do século XX. Esse trabalho tem por objetivo evidenciar o livro didático enquanto um dos elementos de análise no campo da história das disciplinas escolares, e também, apresentar três pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por estudantes e pesquisadores do nosso grupo. Estes estudos abordam a história das disciplinas escolares a partir do livro didático de Geografia. Primeiramente apresentaremos um estudo que trata da abordagem dada à província da Paraíba nos livros didáticos de Geografia publicados no período de transição do Império à República. Posteriormente apontaremos algumas considerações a respeito do surgimento das atividades ou exercícios nos livros didáticos de Geografia. Por fim, traremos algumas colocações referentes aos resultados de uma pesquisa que aborda as representações cartográficas no livro didático de Geografia. |
id |
UFCG_b7c4fc755a3d77fe4731edd1adf3eca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34069 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia.History of school subjects: a look from the Geography textbook.História das disciplinas escolaresDisciplinas escolaresLivro didático de GeografiaEnsino de GeografiaProvíncia da Paraíba - ensino de geografiaRepresentações cartográficas - livro didático de GeografiaHistory of school subjectsSchool subjectsGeography textbookTeaching GeographyProvince of Paraíba - geography teachingCartographic representations - Geography textbookHistória.Educação.As pesquisas centradas na história das disciplinas escolares vêm contribuindo para melhor compreender a configuração do espaço escolar e as discussões voltadas para a produção dos saberes escolares, podendo, desta forma, contribuir com o debate acerca da cultura escolar. Entendemos que os conhecimentos produzidos na escola resultam de uma interação entre os sujeitos que participam da construção desses saberes escolares, sendo necessário compreender a dinâmica que envolve esse processo. Para tanto, nos apoiamos em autores como: Chervel (1990), Goodson (1990), Bittencourt (1993), dentre outros. Os estudos centrados no campo da história das disciplinas escolares, assim como aqueles que contemplam o livro didático, dentro de uma perspectiva histórica e cultural, apesar de virem se tornando férteis nas últimas décadas, ainda representa um campo de pesquisa muito a ser investigado. Nesse sentido, estamos desenvolvendo projetos junto ao Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade-GPCES, na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, em parceria com o CNPq. Essas pesquisas vêm ocorrendo por meios de projetos de Iniciação Científica e projetos de Mestrado e Doutorado, dentre outros. É importante ressaltar que, em geral, as pesquisas desenvolvidas pelo GPCES remetem-se principalmente a segunda metade do século XIX as primeiras décadas do século XX. Esse trabalho tem por objetivo evidenciar o livro didático enquanto um dos elementos de análise no campo da história das disciplinas escolares, e também, apresentar três pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por estudantes e pesquisadores do nosso grupo. Estes estudos abordam a história das disciplinas escolares a partir do livro didático de Geografia. Primeiramente apresentaremos um estudo que trata da abordagem dada à província da Paraíba nos livros didáticos de Geografia publicados no período de transição do Império à República. Posteriormente apontaremos algumas considerações a respeito do surgimento das atividades ou exercícios nos livros didáticos de Geografia. Por fim, traremos algumas colocações referentes aos resultados de uma pesquisa que aborda as representações cartográficas no livro didático de Geografia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-23T10:10:42Z2024-01-232024-01-23T10:10:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; ANGELO, Maria Deusia Lima. História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 603-612. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069porOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.ANGELO, Maria Deusia Lima.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-23T10:11:10Zoai:localhost:riufcg/34069Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-23T10:11:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. History of school subjects: a look from the Geography textbook. |
title |
História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. |
spellingShingle |
História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. História das disciplinas escolares Disciplinas escolares Livro didático de Geografia Ensino de Geografia Província da Paraíba - ensino de geografia Representações cartográficas - livro didático de Geografia History of school subjects School subjects Geography textbook Teaching Geography Province of Paraíba - geography teaching Cartographic representations - Geography textbook História. Educação. |
title_short |
História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. |
title_full |
História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. |
title_fullStr |
História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. |
title_full_unstemmed |
História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. |
title_sort |
História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. |
author |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. ANGELO, Maria Deusia Lima. |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. ANGELO, Maria Deusia Lima. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. ANGELO, Maria Deusia Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História das disciplinas escolares Disciplinas escolares Livro didático de Geografia Ensino de Geografia Província da Paraíba - ensino de geografia Representações cartográficas - livro didático de Geografia History of school subjects School subjects Geography textbook Teaching Geography Province of Paraíba - geography teaching Cartographic representations - Geography textbook História. Educação. |
topic |
História das disciplinas escolares Disciplinas escolares Livro didático de Geografia Ensino de Geografia Província da Paraíba - ensino de geografia Representações cartográficas - livro didático de Geografia History of school subjects School subjects Geography textbook Teaching Geography Province of Paraíba - geography teaching Cartographic representations - Geography textbook História. Educação. |
description |
As pesquisas centradas na história das disciplinas escolares vêm contribuindo para melhor compreender a configuração do espaço escolar e as discussões voltadas para a produção dos saberes escolares, podendo, desta forma, contribuir com o debate acerca da cultura escolar. Entendemos que os conhecimentos produzidos na escola resultam de uma interação entre os sujeitos que participam da construção desses saberes escolares, sendo necessário compreender a dinâmica que envolve esse processo. Para tanto, nos apoiamos em autores como: Chervel (1990), Goodson (1990), Bittencourt (1993), dentre outros. Os estudos centrados no campo da história das disciplinas escolares, assim como aqueles que contemplam o livro didático, dentro de uma perspectiva histórica e cultural, apesar de virem se tornando férteis nas últimas décadas, ainda representa um campo de pesquisa muito a ser investigado. Nesse sentido, estamos desenvolvendo projetos junto ao Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade-GPCES, na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, em parceria com o CNPq. Essas pesquisas vêm ocorrendo por meios de projetos de Iniciação Científica e projetos de Mestrado e Doutorado, dentre outros. É importante ressaltar que, em geral, as pesquisas desenvolvidas pelo GPCES remetem-se principalmente a segunda metade do século XIX as primeiras décadas do século XX. Esse trabalho tem por objetivo evidenciar o livro didático enquanto um dos elementos de análise no campo da história das disciplinas escolares, e também, apresentar três pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por estudantes e pesquisadores do nosso grupo. Estes estudos abordam a história das disciplinas escolares a partir do livro didático de Geografia. Primeiramente apresentaremos um estudo que trata da abordagem dada à província da Paraíba nos livros didáticos de Geografia publicados no período de transição do Império à República. Posteriormente apontaremos algumas considerações a respeito do surgimento das atividades ou exercícios nos livros didáticos de Geografia. Por fim, traremos algumas colocações referentes aos resultados de uma pesquisa que aborda as representações cartográficas no livro didático de Geografia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-23T10:10:42Z 2024-01-23 2024-01-23T10:10:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; ANGELO, Maria Deusia Lima. História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 603-612. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa; ANGELO, Maria Deusia Lima. História das disciplinas escolares: um olhar a partir do livro didático de Geografia. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 603-612. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609939554304 |