Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marlon Aparecido
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35057
Resumo: This study aims to determine the contribution of the educational process and early stimulation in the inclusive process of the disabled person. In this research, we attempted to clarify through references on the concept of disability and disability data in Brazil. It addressed the first authors and their respective attitudes to include the disabled person. It highlighted the actions and barriers of the inclusive process, in addition to the educational services process in Brazil, the early intervention and family support to include the disable person. It is, therefore, a bibliographic search.
id PUC_SP-1_7b774e369df97551ab8f13b6837162ac
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35057
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyGomes, Marlon Aparecido2023-07-05T19:40:25Z2023-07-05T19:40:25Z2015-11-10Gomes, Marlon Aparecido. Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35057This study aims to determine the contribution of the educational process and early stimulation in the inclusive process of the disabled person. In this research, we attempted to clarify through references on the concept of disability and disability data in Brazil. It addressed the first authors and their respective attitudes to include the disabled person. It highlighted the actions and barriers of the inclusive process, in addition to the educational services process in Brazil, the early intervention and family support to include the disable person. It is, therefore, a bibliographic search.Este estudo tem como objetivo verificar qual a contribuição do processo educacional e da estimulação precoce no processo inclusivo da pessoa com deficiência. Nesta pesquisa, buscou-se esclarecimento através de referências bibliográficas sobre o conceito de deficiência e dados da deficiência no Brasil. Abordou os primeiros autores e suas respectivas atitudes para incluir a pessoa com deficiência. Destacou as ações e barreiras no processo inclusivo, além do processo de atendimento educacional no Brasil, da estimulação precoce e do apoio familiar para incluir o deficiente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de levantamento bibliográficoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAODeficiênciaInclusãoEducaçãoEstimulação precoce e interação da famíliaDisabilityInclusionEducationEarly stimulation and family interactionImportantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARLON APARECIDO GOMES.pdfapplication/pdf434885https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/1/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf1ba308e013223fccd4f97e696c43cda2MD51TEXTMARLON APARECIDO GOMES.pdf.txtMARLON APARECIDO GOMES.pdf.txtExtracted texttext/plain69213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/2/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf.txt224ae82630969a0f547a13e6f1b42cddMD52THUMBNAILMARLON APARECIDO GOMES.pdf.jpgMARLON APARECIDO GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/3/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf.jpga462b7edaf08acb62962db578bd44767MD53handle/350572023-07-06 01:30:22.851oai:repositorio.pucsp.br:handle/35057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:30:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente
title Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente
spellingShingle Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente
Gomes, Marlon Aparecido
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Deficiência
Inclusão
Educação
Estimulação precoce e interação da família
Disability
Inclusion
Education
Early stimulation and family interaction
title_short Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente
title_full Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente
title_fullStr Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente
title_full_unstemmed Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente
title_sort Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente
author Gomes, Marlon Aparecido
author_facet Gomes, Marlon Aparecido
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marlon Aparecido
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Deficiência
Inclusão
Educação
Estimulação precoce e interação da família
Disability
Inclusion
Education
Early stimulation and family interaction
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Inclusão
Educação
Estimulação precoce e interação da família
dc.subject.eng.fl_str_mv Disability
Inclusion
Education
Early stimulation and family interaction
description This study aims to determine the contribution of the educational process and early stimulation in the inclusive process of the disabled person. In this research, we attempted to clarify through references on the concept of disability and disability data in Brazil. It addressed the first authors and their respective attitudes to include the disabled person. It highlighted the actions and barriers of the inclusive process, in addition to the educational services process in Brazil, the early intervention and family support to include the disable person. It is, therefore, a bibliographic search.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:40:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:40:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gomes, Marlon Aparecido. Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35057
identifier_str_mv Gomes, Marlon Aparecido. Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/1/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/2/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/3/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ba308e013223fccd4f97e696c43cda2
224ae82630969a0f547a13e6f1b42cdd
a462b7edaf08acb62962db578bd44767
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796258833956864