Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35057 |
Resumo: | This study aims to determine the contribution of the educational process and early stimulation in the inclusive process of the disabled person. In this research, we attempted to clarify through references on the concept of disability and disability data in Brazil. It addressed the first authors and their respective attitudes to include the disabled person. It highlighted the actions and barriers of the inclusive process, in addition to the educational services process in Brazil, the early intervention and family support to include the disable person. It is, therefore, a bibliographic search. |
id |
PUC_SP-1_7b774e369df97551ab8f13b6837162ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35057 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcyGomes, Marlon Aparecido2023-07-05T19:40:25Z2023-07-05T19:40:25Z2015-11-10Gomes, Marlon Aparecido. Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35057This study aims to determine the contribution of the educational process and early stimulation in the inclusive process of the disabled person. In this research, we attempted to clarify through references on the concept of disability and disability data in Brazil. It addressed the first authors and their respective attitudes to include the disabled person. It highlighted the actions and barriers of the inclusive process, in addition to the educational services process in Brazil, the early intervention and family support to include the disable person. It is, therefore, a bibliographic search.Este estudo tem como objetivo verificar qual a contribuição do processo educacional e da estimulação precoce no processo inclusivo da pessoa com deficiência. Nesta pesquisa, buscou-se esclarecimento através de referências bibliográficas sobre o conceito de deficiência e dados da deficiência no Brasil. Abordou os primeiros autores e suas respectivas atitudes para incluir a pessoa com deficiência. Destacou as ações e barreiras no processo inclusivo, além do processo de atendimento educacional no Brasil, da estimulação precoce e do apoio familiar para incluir o deficiente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de levantamento bibliográficoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAODeficiênciaInclusãoEducaçãoEstimulação precoce e interação da famíliaDisabilityInclusionEducationEarly stimulation and family interactionImportantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARLON APARECIDO GOMES.pdfapplication/pdf434885https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/1/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf1ba308e013223fccd4f97e696c43cda2MD51TEXTMARLON APARECIDO GOMES.pdf.txtMARLON APARECIDO GOMES.pdf.txtExtracted texttext/plain69213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/2/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf.txt224ae82630969a0f547a13e6f1b42cddMD52THUMBNAILMARLON APARECIDO GOMES.pdf.jpgMARLON APARECIDO GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/3/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf.jpga462b7edaf08acb62962db578bd44767MD53handle/350572023-07-06 01:30:22.851oai:repositorio.pucsp.br:handle/35057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:30:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente |
title |
Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente |
spellingShingle |
Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente Gomes, Marlon Aparecido CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Deficiência Inclusão Educação Estimulação precoce e interação da família Disability Inclusion Education Early stimulation and family interaction |
title_short |
Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente |
title_full |
Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente |
title_fullStr |
Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente |
title_full_unstemmed |
Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente |
title_sort |
Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente |
author |
Gomes, Marlon Aparecido |
author_facet |
Gomes, Marlon Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marlon Aparecido |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Deficiência Inclusão Educação Estimulação precoce e interação da família Disability Inclusion Education Early stimulation and family interaction |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Inclusão Educação Estimulação precoce e interação da família |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Disability Inclusion Education Early stimulation and family interaction |
description |
This study aims to determine the contribution of the educational process and early stimulation in the inclusive process of the disabled person. In this research, we attempted to clarify through references on the concept of disability and disability data in Brazil. It addressed the first authors and their respective attitudes to include the disabled person. It highlighted the actions and barriers of the inclusive process, in addition to the educational services process in Brazil, the early intervention and family support to include the disable person. It is, therefore, a bibliographic search. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:40:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:40:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Gomes, Marlon Aparecido. Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35057 |
identifier_str_mv |
Gomes, Marlon Aparecido. Importantes prorrogativas para o processo inclusivo do deficiente. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/1/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/2/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35057/3/MARLON%20APARECIDO%20GOMES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ba308e013223fccd4f97e696c43cda2 224ae82630969a0f547a13e6f1b42cdd a462b7edaf08acb62962db578bd44767 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278029486096384 |