O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Champoudry Nascimento da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33263
Resumo: We present an analysis of reading in textbooks, which were references to the teaching of Portuguese language in the years 1980 and during the years 2000 to realize their materials observed the various productions of knowledge about reading. To this end, we research pathway that part of the historic Constitution as taught English, so see historical evidence and the influences on the teaching of reading the description of the theoretical perspectives and approaches that have the search object read through a literature review that treat this subject authors and, finally, developing an analysis from a discourse perspective that considers that this reading is produced in certain social conditions and historically. Accordingly, we realized that the teaching of reading, as well as the educational process, develops based on the context in which it is inserted, receiving influences. Thus, the proposal presented by materials reading observed specific mode bring interferences of the historical context, curriculum guidelines and academic productions in that period produced form, thereby limiting the work with reading these materials
id PUC_SP-1_7f413857436071080da4d5130600734f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33263
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Casagrande, Nancy dos SantosSilva, Ana Cristina Champoudry Nascimento da2023-07-05T19:17:46Z2023-07-05T19:17:46Z2010-03-18Silva, Ana Cristina Champoudry Nascimento da. O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33263We present an analysis of reading in textbooks, which were references to the teaching of Portuguese language in the years 1980 and during the years 2000 to realize their materials observed the various productions of knowledge about reading. To this end, we research pathway that part of the historic Constitution as taught English, so see historical evidence and the influences on the teaching of reading the description of the theoretical perspectives and approaches that have the search object read through a literature review that treat this subject authors and, finally, developing an analysis from a discourse perspective that considers that this reading is produced in certain social conditions and historically. Accordingly, we realized that the teaching of reading, as well as the educational process, develops based on the context in which it is inserted, receiving influences. Thus, the proposal presented by materials reading observed specific mode bring interferences of the historical context, curriculum guidelines and academic productions in that period produced form, thereby limiting the work with reading these materialsApresentamos uma análise sobre a leitura em livros didáticos, que foram referências para o ensino de língua portuguesa, nos anos de 1980 e nos anos 2000, de modo a perceber como se articulam, nos materiais observados, as diversas produções de conhecimento sobre leitura. Para tanto, fazemos um percurso de investigação que parte da constituição histórica do português como disciplina curricular, de modo a percebermos indícios históricos e as influências sobre o ensino da leitura, da descrição das perspectivas e abordagens teóricas que apresentam a leitura como objeto de pesquisa, através de uma revisão de literatura de autores que tratam dessa temática e, finalmente, desenvolvendo uma análise, a partir de uma perspectiva discursiva da leitura que considera que esta é produzida em condições sociais e historicamente determinadas. Nesse sentido, percebemos que o ensino de leitura, assim como o processo educativo, se desenvolve com base no contexto em que está inserido, dele recebendo influências. Assim, a proposta de leitura apresentada pelos materiais observados trazem de modo específico as interferências do contexto histórico, das orientações curriculares e das produções acadêmicas do período em que forma produzidos, não podendo, desse modo, limitar o trabalho com a leitura a esses materiaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAna Cristina Champoudry Nascimento da Silva.pdfapplication/pdf406052https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33263/1/Ana%20Cristina%20Champoudry%20Nascimento%20da%20Silva.pdf5df4aa7c2b9bcdd85cd0a462d01ba9a4MD51TEXTAna Cristina Champoudry Nascimento da Silva.pdf.txtAna Cristina Champoudry Nascimento da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain142018https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33263/2/Ana%20Cristina%20Champoudry%20Nascimento%20da%20Silva.pdf.txt0ac4b12c9bbec6edbae5e8a4ae2d88fdMD52THUMBNAILAna Cristina Champoudry Nascimento da Silva.pdf.jpgAna Cristina Champoudry Nascimento da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33263/3/Ana%20Cristina%20Champoudry%20Nascimento%20da%20Silva.pdf.jpg2e9b9990736b00931b3c883248d5168fMD53handle/332632023-07-06 01:06:15.801oai:repositorio.pucsp.br:handle/33263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:06:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático
title O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático
spellingShingle O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático
Silva, Ana Cristina Champoudry Nascimento da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático
title_full O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático
title_fullStr O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático
title_full_unstemmed O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático
title_sort O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático
author Silva, Ana Cristina Champoudry Nascimento da
author_facet Silva, Ana Cristina Champoudry Nascimento da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Champoudry Nascimento da
contributor_str_mv Casagrande, Nancy dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description We present an analysis of reading in textbooks, which were references to the teaching of Portuguese language in the years 1980 and during the years 2000 to realize their materials observed the various productions of knowledge about reading. To this end, we research pathway that part of the historic Constitution as taught English, so see historical evidence and the influences on the teaching of reading the description of the theoretical perspectives and approaches that have the search object read through a literature review that treat this subject authors and, finally, developing an analysis from a discourse perspective that considers that this reading is produced in certain social conditions and historically. Accordingly, we realized that the teaching of reading, as well as the educational process, develops based on the context in which it is inserted, receiving influences. Thus, the proposal presented by materials reading observed specific mode bring interferences of the historical context, curriculum guidelines and academic productions in that period produced form, thereby limiting the work with reading these materials
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:17:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:17:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Champoudry Nascimento da. O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33263
identifier_str_mv Silva, Ana Cristina Champoudry Nascimento da. O ensino de leitura no Brasil: história e representações no livro didático. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33263/1/Ana%20Cristina%20Champoudry%20Nascimento%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33263/2/Ana%20Cristina%20Champoudry%20Nascimento%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33263/3/Ana%20Cristina%20Champoudry%20Nascimento%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5df4aa7c2b9bcdd85cd0a462d01ba9a4
0ac4b12c9bbec6edbae5e8a4ae2d88fd
2e9b9990736b00931b3c883248d5168f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277993318612992