A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacarias, Cintia Romero da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291
Resumo: The objective that this research is to analyze and to understand how the beliefs (DEWEY, 1933) concerning the English language learning process are acquired by English language teachers. Five students-teachers taking a post - graduation course on Reflective Practice and the teaching - learning process at state school in São Paulo were the subject of this research which investigated the relationship between those beliefs and the teachers’ motivation, in other words, how those beliefs affected the teachers’ practice. The purpose is contribute to the teacher’s professional development, by helping them become aware of their practices in classroom. Based on theories about beliefs by Barcelos (2004) and motivation by Freire (1986) and Cordeiro (2011), to other aspects correlated that used in Duarte’s studies (2004). The methodology used was the case study within qualitative interpretative paradigm that made use of two instruments for data collection: a questionnaire and a narrative based on a personal and professional reflection of each participant. The results indicated that beliefs acquired by those teachers were revealed through their daily actions. Decisions in the classroom and the motivations of those teachers to teaching English nowadays are tacitly related to the affective component in the classroom
id PUC_SP-1_7fc9b51da8a2f288bfb4b6c985f1f142
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29291
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Duarte, Vera Lucia CabreraZacarias, Cintia Romero da Silva2022-10-23T23:04:05Z2022-10-23T23:04:05Z2015-12-01Zacarias, Cintia Romero da Silva. A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291The objective that this research is to analyze and to understand how the beliefs (DEWEY, 1933) concerning the English language learning process are acquired by English language teachers. Five students-teachers taking a post - graduation course on Reflective Practice and the teaching - learning process at state school in São Paulo were the subject of this research which investigated the relationship between those beliefs and the teachers’ motivation, in other words, how those beliefs affected the teachers’ practice. The purpose is contribute to the teacher’s professional development, by helping them become aware of their practices in classroom. Based on theories about beliefs by Barcelos (2004) and motivation by Freire (1986) and Cordeiro (2011), to other aspects correlated that used in Duarte’s studies (2004). The methodology used was the case study within qualitative interpretative paradigm that made use of two instruments for data collection: a questionnaire and a narrative based on a personal and professional reflection of each participant. The results indicated that beliefs acquired by those teachers were revealed through their daily actions. Decisions in the classroom and the motivations of those teachers to teaching English nowadays are tacitly related to the affective component in the classroomO objetivo desta pesquisa, realizada com cinco professores-alunos do curso de especialização em práticas reflexivas de ensino- aprendizagem de inglês na escola pública, é analisar e compreender de qual maneira as crenças construídas ao longo do aprendizado do professor de inglês afetam sua prática de ensino e qual a relação existente entre essas crenças e a motivação do professor de inglês hoje. Ele tem como propósito contribuir para que o professor alcance um desempenho profissional mais consciente de suas práticas na sala de aula. Tomando como base principal as teorias sobre crenças de Barcelos (2004) e sobre motivação de Freire (1986) e Cordeiro (2011), para outros aspectos correlacionados os estudos de Duarte (2003). A metodologia utilizada foi o estudo de caso, inserido no paradigma qualitativo interpretativista que se utilizou de dois instrumentos: um questionário e um relato sobre a trajetória profissional de cada participante. Os resultados interpretados apontaram que as crenças dos professores construídas ao longo de seu ensinoaprendizado foram reveladas em suas ações cotidianas e tomadas de decisões na sala de aula e que a motivação destes professores para ensinar inglês atualmente está implicitamente relacionada ao afetoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASCrençasMotivaçãoEnsino-aprendizagemInglêsBeliefsMotivationEnglishLanguageTeachingA relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdfapplication/pdf510357https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/1/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf1d1ae072615f24c0dfb48ae11d0a5b38MD51TEXTCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf.txtCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain99987https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/2/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf.txt5ea64a548a0b3d5ac725936aa55c66c3MD52THUMBNAILCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf.jpgCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1355https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/3/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf.jpgcfb9f12f536f79120a1edc9610ecdc09MD53handle/292912023-08-25 12:54:00.492oai:repositorio.pucsp.br:handle/29291Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-25T15:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
title A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
Zacarias, Cintia Romero da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Crenças
Motivação
Ensino-aprendizagem
Inglês
Beliefs
Motivation
English
Language
Teaching
title_short A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
title_full A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
title_sort A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
author Zacarias, Cintia Romero da Silva
author_facet Zacarias, Cintia Romero da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Vera Lucia Cabrera
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacarias, Cintia Romero da Silva
contributor_str_mv Duarte, Vera Lucia Cabrera
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Crenças
Motivação
Ensino-aprendizagem
Inglês
Beliefs
Motivation
English
Language
Teaching
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças
Motivação
Ensino-aprendizagem
Inglês
dc.subject.eng.fl_str_mv Beliefs
Motivation
English
Language
Teaching
description The objective that this research is to analyze and to understand how the beliefs (DEWEY, 1933) concerning the English language learning process are acquired by English language teachers. Five students-teachers taking a post - graduation course on Reflective Practice and the teaching - learning process at state school in São Paulo were the subject of this research which investigated the relationship between those beliefs and the teachers’ motivation, in other words, how those beliefs affected the teachers’ practice. The purpose is contribute to the teacher’s professional development, by helping them become aware of their practices in classroom. Based on theories about beliefs by Barcelos (2004) and motivation by Freire (1986) and Cordeiro (2011), to other aspects correlated that used in Duarte’s studies (2004). The methodology used was the case study within qualitative interpretative paradigm that made use of two instruments for data collection: a questionnaire and a narrative based on a personal and professional reflection of each participant. The results indicated that beliefs acquired by those teachers were revealed through their daily actions. Decisions in the classroom and the motivations of those teachers to teaching English nowadays are tacitly related to the affective component in the classroom
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T23:04:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T23:04:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Zacarias, Cintia Romero da Silva. A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291
identifier_str_mv Zacarias, Cintia Romero da Silva. A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/1/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/2/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/3/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d1ae072615f24c0dfb48ae11d0a5b38
5ea64a548a0b3d5ac725936aa55c66c3
cfb9f12f536f79120a1edc9610ecdc09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796229837684736