A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291 |
Resumo: | The objective that this research is to analyze and to understand how the beliefs (DEWEY, 1933) concerning the English language learning process are acquired by English language teachers. Five students-teachers taking a post - graduation course on Reflective Practice and the teaching - learning process at state school in São Paulo were the subject of this research which investigated the relationship between those beliefs and the teachers’ motivation, in other words, how those beliefs affected the teachers’ practice. The purpose is contribute to the teacher’s professional development, by helping them become aware of their practices in classroom. Based on theories about beliefs by Barcelos (2004) and motivation by Freire (1986) and Cordeiro (2011), to other aspects correlated that used in Duarte’s studies (2004). The methodology used was the case study within qualitative interpretative paradigm that made use of two instruments for data collection: a questionnaire and a narrative based on a personal and professional reflection of each participant. The results indicated that beliefs acquired by those teachers were revealed through their daily actions. Decisions in the classroom and the motivations of those teachers to teaching English nowadays are tacitly related to the affective component in the classroom |
id |
PUC_SP-1_7fc9b51da8a2f288bfb4b6c985f1f142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29291 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Vera Lucia CabreraZacarias, Cintia Romero da Silva2022-10-23T23:04:05Z2022-10-23T23:04:05Z2015-12-01Zacarias, Cintia Romero da Silva. A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291The objective that this research is to analyze and to understand how the beliefs (DEWEY, 1933) concerning the English language learning process are acquired by English language teachers. Five students-teachers taking a post - graduation course on Reflective Practice and the teaching - learning process at state school in São Paulo were the subject of this research which investigated the relationship between those beliefs and the teachers’ motivation, in other words, how those beliefs affected the teachers’ practice. The purpose is contribute to the teacher’s professional development, by helping them become aware of their practices in classroom. Based on theories about beliefs by Barcelos (2004) and motivation by Freire (1986) and Cordeiro (2011), to other aspects correlated that used in Duarte’s studies (2004). The methodology used was the case study within qualitative interpretative paradigm that made use of two instruments for data collection: a questionnaire and a narrative based on a personal and professional reflection of each participant. The results indicated that beliefs acquired by those teachers were revealed through their daily actions. Decisions in the classroom and the motivations of those teachers to teaching English nowadays are tacitly related to the affective component in the classroomO objetivo desta pesquisa, realizada com cinco professores-alunos do curso de especialização em práticas reflexivas de ensino- aprendizagem de inglês na escola pública, é analisar e compreender de qual maneira as crenças construídas ao longo do aprendizado do professor de inglês afetam sua prática de ensino e qual a relação existente entre essas crenças e a motivação do professor de inglês hoje. Ele tem como propósito contribuir para que o professor alcance um desempenho profissional mais consciente de suas práticas na sala de aula. Tomando como base principal as teorias sobre crenças de Barcelos (2004) e sobre motivação de Freire (1986) e Cordeiro (2011), para outros aspectos correlacionados os estudos de Duarte (2003). A metodologia utilizada foi o estudo de caso, inserido no paradigma qualitativo interpretativista que se utilizou de dois instrumentos: um questionário e um relato sobre a trajetória profissional de cada participante. Os resultados interpretados apontaram que as crenças dos professores construídas ao longo de seu ensinoaprendizado foram reveladas em suas ações cotidianas e tomadas de decisões na sala de aula e que a motivação destes professores para ensinar inglês atualmente está implicitamente relacionada ao afetoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASCrençasMotivaçãoEnsino-aprendizagemInglêsBeliefsMotivationEnglishLanguageTeachingA relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdfapplication/pdf510357https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/1/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf1d1ae072615f24c0dfb48ae11d0a5b38MD51TEXTCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf.txtCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain99987https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/2/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf.txt5ea64a548a0b3d5ac725936aa55c66c3MD52THUMBNAILCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf.jpgCINTIA ROMERO DA SILVA ZACARIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1355https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/3/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf.jpgcfb9f12f536f79120a1edc9610ecdc09MD53handle/292912023-08-25 12:54:00.492oai:repositorio.pucsp.br:handle/29291Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-25T15:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa |
title |
A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa |
spellingShingle |
A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa Zacarias, Cintia Romero da Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Crenças Motivação Ensino-aprendizagem Inglês Beliefs Motivation English Language Teaching |
title_short |
A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa |
title_full |
A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa |
title_fullStr |
A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa |
title_sort |
A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa |
author |
Zacarias, Cintia Romero da Silva |
author_facet |
Zacarias, Cintia Romero da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duarte, Vera Lucia Cabrera |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacarias, Cintia Romero da Silva |
contributor_str_mv |
Duarte, Vera Lucia Cabrera |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Crenças Motivação Ensino-aprendizagem Inglês Beliefs Motivation English Language Teaching |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crenças Motivação Ensino-aprendizagem Inglês |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Beliefs Motivation English Language Teaching |
description |
The objective that this research is to analyze and to understand how the beliefs (DEWEY, 1933) concerning the English language learning process are acquired by English language teachers. Five students-teachers taking a post - graduation course on Reflective Practice and the teaching - learning process at state school in São Paulo were the subject of this research which investigated the relationship between those beliefs and the teachers’ motivation, in other words, how those beliefs affected the teachers’ practice. The purpose is contribute to the teacher’s professional development, by helping them become aware of their practices in classroom. Based on theories about beliefs by Barcelos (2004) and motivation by Freire (1986) and Cordeiro (2011), to other aspects correlated that used in Duarte’s studies (2004). The methodology used was the case study within qualitative interpretative paradigm that made use of two instruments for data collection: a questionnaire and a narrative based on a personal and professional reflection of each participant. The results indicated that beliefs acquired by those teachers were revealed through their daily actions. Decisions in the classroom and the motivations of those teachers to teaching English nowadays are tacitly related to the affective component in the classroom |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T23:04:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T23:04:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Zacarias, Cintia Romero da Silva. A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291 |
identifier_str_mv |
Zacarias, Cintia Romero da Silva. A relação entre crenças e motivações do professor e seus reflexos no ensino - aprendizagem de língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/1/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/2/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29291/3/CINTIA%20ROMERO%20DA%20SILVA%20ZACARIAS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d1ae072615f24c0dfb48ae11d0a5b38 5ea64a548a0b3d5ac725936aa55c66c3 cfb9f12f536f79120a1edc9610ecdc09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278002804031488 |