O papel do educador da terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18514 |
Resumo: | Atualmente, a parcela da população que pertence à denominada terceira idade cresce continuadamente. Este fenômeno social ocorre em todo o mundo e consigo traz inúmeras mudanças para as quais a sociedade deve se preparar, com o objetivo de enfrentá-las de maneira sustentável, crítica e solidária. A questão que se coloca sobre nós é como reinserir o idoso numa sociedade excludente, que o despreza e desvaloriza. Como educadores, devemos oferecer programas significativos e concretos, pensados por profissionais preparados e engajados. O objetivo desta pesquisa é saber qual é o papel destes novos educadores e como fazê-los se relacionarem de forma positiva e diferenciada com alunos idosos, que já trazem consigo uma grande bagagem de experiência e conhecimento. A metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa se compõe de duas partes: primeiro foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema tratado. Importantes autores e pesquisadores sobre o envelhecimento e a educação me deram subsídios para elaborar o referencial teórico como Beauvoir, Cachioni, Debert e Alves. Em seguida foram elaborados dois questionários com questões abertas, um direcionado para cinco professores e o outro para cinco alunos da Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP. Por meio deles, pude saber as opiniões dos sujeitos da pesquisa sobre qual é o papel e quais são as competências necessárias para o educador da terceira idade. A análise dos dados coletados mostra que ambos os grupos questionados concordam que existe a necessidade de uma formação especial para os professores de idosos, dado que estes são alunos com necessidades e interesses particulares, diferentes do que a educação está acostumada a oferecer para os jovens. O novo modelo de educador desta faixa etária deve dominar os conteúdos e a metodologia pela qual irá lecionar, além de ser paciente, acolhedor e, acima de tudo, ter muito prazer e alegria no que faz |
id |
PUC_SP-1_81893c5840589fc9e7cdf7e9afff1b4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18514 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Hessel, Ana Maria Di Gradohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261303Y0Marconi, Bruna2016-07-28T20:39:20Z2016-04-29T14:49:58Z2007-11-27Marconi, Bruna. O papel do educador da terceira idade. 2007. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18514Atualmente, a parcela da população que pertence à denominada terceira idade cresce continuadamente. Este fenômeno social ocorre em todo o mundo e consigo traz inúmeras mudanças para as quais a sociedade deve se preparar, com o objetivo de enfrentá-las de maneira sustentável, crítica e solidária. A questão que se coloca sobre nós é como reinserir o idoso numa sociedade excludente, que o despreza e desvaloriza. Como educadores, devemos oferecer programas significativos e concretos, pensados por profissionais preparados e engajados. O objetivo desta pesquisa é saber qual é o papel destes novos educadores e como fazê-los se relacionarem de forma positiva e diferenciada com alunos idosos, que já trazem consigo uma grande bagagem de experiência e conhecimento. A metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa se compõe de duas partes: primeiro foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema tratado. Importantes autores e pesquisadores sobre o envelhecimento e a educação me deram subsídios para elaborar o referencial teórico como Beauvoir, Cachioni, Debert e Alves. Em seguida foram elaborados dois questionários com questões abertas, um direcionado para cinco professores e o outro para cinco alunos da Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP. Por meio deles, pude saber as opiniões dos sujeitos da pesquisa sobre qual é o papel e quais são as competências necessárias para o educador da terceira idade. A análise dos dados coletados mostra que ambos os grupos questionados concordam que existe a necessidade de uma formação especial para os professores de idosos, dado que estes são alunos com necessidades e interesses particulares, diferentes do que a educação está acostumada a oferecer para os jovens. O novo modelo de educador desta faixa etária deve dominar os conteúdos e a metodologia pela qual irá lecionar, além de ser paciente, acolhedor e, acima de tudo, ter muito prazer e alegria no que fazapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35384/bruna%20marconi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOQualidade de vidaEducaçãoEnvelhecimentoO papel do educador da terceira idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTbruna marconi.pdf.txtbruna marconi.pdf.txtExtracted texttext/plain66560https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18514/3/bruna%20marconi.pdf.txtb15b58893835c7605aa1e4285cbdd3abMD53THUMBNAILbruna marconi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1958https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18514/1/bruna%20marconi.pdf.jpg03c1cb6ddebaf7b39171c7b51e3bd09fMD51ORIGINALbruna marconi.pdfapplication/pdf157996https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18514/2/bruna%20marconi.pdf1cdc4ea853a47a68f34c6642ffef9dd1MD52handle/185142022-12-21 17:01:29.479oai:repositorio.pucsp.br:handle/18514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do educador da terceira idade |
title |
O papel do educador da terceira idade |
spellingShingle |
O papel do educador da terceira idade Marconi, Bruna CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Qualidade de vida Educação Envelhecimento |
title_short |
O papel do educador da terceira idade |
title_full |
O papel do educador da terceira idade |
title_fullStr |
O papel do educador da terceira idade |
title_full_unstemmed |
O papel do educador da terceira idade |
title_sort |
O papel do educador da terceira idade |
author |
Marconi, Bruna |
author_facet |
Marconi, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hessel, Ana Maria Di Grado |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261303Y0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marconi, Bruna |
contributor_str_mv |
Hessel, Ana Maria Di Grado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Qualidade de vida Educação Envelhecimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de vida Educação Envelhecimento |
description |
Atualmente, a parcela da população que pertence à denominada terceira idade cresce continuadamente. Este fenômeno social ocorre em todo o mundo e consigo traz inúmeras mudanças para as quais a sociedade deve se preparar, com o objetivo de enfrentá-las de maneira sustentável, crítica e solidária. A questão que se coloca sobre nós é como reinserir o idoso numa sociedade excludente, que o despreza e desvaloriza. Como educadores, devemos oferecer programas significativos e concretos, pensados por profissionais preparados e engajados. O objetivo desta pesquisa é saber qual é o papel destes novos educadores e como fazê-los se relacionarem de forma positiva e diferenciada com alunos idosos, que já trazem consigo uma grande bagagem de experiência e conhecimento. A metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa se compõe de duas partes: primeiro foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema tratado. Importantes autores e pesquisadores sobre o envelhecimento e a educação me deram subsídios para elaborar o referencial teórico como Beauvoir, Cachioni, Debert e Alves. Em seguida foram elaborados dois questionários com questões abertas, um direcionado para cinco professores e o outro para cinco alunos da Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP. Por meio deles, pude saber as opiniões dos sujeitos da pesquisa sobre qual é o papel e quais são as competências necessárias para o educador da terceira idade. A análise dos dados coletados mostra que ambos os grupos questionados concordam que existe a necessidade de uma formação especial para os professores de idosos, dado que estes são alunos com necessidades e interesses particulares, diferentes do que a educação está acostumada a oferecer para os jovens. O novo modelo de educador desta faixa etária deve dominar os conteúdos e a metodologia pela qual irá lecionar, além de ser paciente, acolhedor e, acima de tudo, ter muito prazer e alegria no que faz |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-28T20:39:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-29T14:49:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Marconi, Bruna. O papel do educador da terceira idade. 2007. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18514 |
identifier_str_mv |
Marconi, Bruna. O papel do educador da terceira idade. 2007. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18514/3/bruna%20marconi.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18514/1/bruna%20marconi.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18514/2/bruna%20marconi.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b15b58893835c7605aa1e4285cbdd3ab 03c1cb6ddebaf7b39171c7b51e3bd09f 1cdc4ea853a47a68f34c6642ffef9dd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277927117815808 |