Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29695 |
Resumo: | O autismo é um transtorno que faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento, onde se observa uma alteração nos processos de socialização, comunicação e comportamento. O presente estudo, cujo objetivo é refletir acerca da inclusão de crianças autistas, baseou-se no referencial teórico pertinente ao tema, e em entrevistas com professoras dessas crianças, que atuam em um colégio regular privado situado na cidade de São Paulo. Atuar na escolarização de autistas muitas vezes torna-se difícil, em função do desconhecimento por parte dos profissionais em como intervir pedagogicamente. Assim sendo, este trabalho pretende ser uma pequena contribuição à metodologia para se trabalhar com crianças autistas, com a sua consequente inclusão |
id |
PUC_SP-1_834485afef0f8a97a930eb6a13261ca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29695 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Maria Teresa Batista deMatsumoto, Michele Sayulli2022-11-11T21:27:13Z2022-11-11T21:27:13Z2012-11-22Matsumoto, Michele Sayulli. Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29695O autismo é um transtorno que faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento, onde se observa uma alteração nos processos de socialização, comunicação e comportamento. O presente estudo, cujo objetivo é refletir acerca da inclusão de crianças autistas, baseou-se no referencial teórico pertinente ao tema, e em entrevistas com professoras dessas crianças, que atuam em um colégio regular privado situado na cidade de São Paulo. Atuar na escolarização de autistas muitas vezes torna-se difícil, em função do desconhecimento por parte dos profissionais em como intervir pedagogicamente. Assim sendo, este trabalho pretende ser uma pequena contribuição à metodologia para se trabalhar com crianças autistas, com a sua consequente inclusãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAutismoInclusão socialAprendizadoDistúrbios do desenvolvimentoEducaçãoUma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdfapplication/pdf480229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/1/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf3afaa4aefcc7c19b7374a203534420b9MD51TEXTMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdf.txtMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdf.txtExtracted texttext/plain39194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/2/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf.txte9f99e667b1737b57746cfec0fcea580MD52THUMBNAILMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdf.jpgMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/3/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf.jpgc94d591dbfffaa8b168d588fe501ff99MD53handle/296952023-09-18 09:49:58.895oai:repositorio.pucsp.br:handle/29695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T12:49:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo |
title |
Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo Matsumoto, Michele Sayulli CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Autismo Inclusão social Aprendizado Distúrbios do desenvolvimento Educação |
title_short |
Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo |
title_full |
Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo |
title_sort |
Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo |
author |
Matsumoto, Michele Sayulli |
author_facet |
Matsumoto, Michele Sayulli |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Teresa Batista de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matsumoto, Michele Sayulli |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria Teresa Batista de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Autismo Inclusão social Aprendizado Distúrbios do desenvolvimento Educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Inclusão social Aprendizado Distúrbios do desenvolvimento Educação |
description |
O autismo é um transtorno que faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento, onde se observa uma alteração nos processos de socialização, comunicação e comportamento. O presente estudo, cujo objetivo é refletir acerca da inclusão de crianças autistas, baseou-se no referencial teórico pertinente ao tema, e em entrevistas com professoras dessas crianças, que atuam em um colégio regular privado situado na cidade de São Paulo. Atuar na escolarização de autistas muitas vezes torna-se difícil, em função do desconhecimento por parte dos profissionais em como intervir pedagogicamente. Assim sendo, este trabalho pretende ser uma pequena contribuição à metodologia para se trabalhar com crianças autistas, com a sua consequente inclusão |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:27:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:27:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Matsumoto, Michele Sayulli. Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29695 |
identifier_str_mv |
Matsumoto, Michele Sayulli. Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/1/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/2/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/3/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3afaa4aefcc7c19b7374a203534420b9 e9f99e667b1737b57746cfec0fcea580 c94d591dbfffaa8b168d588fe501ff99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796163147202560 |