Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsumoto, Michele Sayulli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29695
Resumo: O autismo é um transtorno que faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento, onde se observa uma alteração nos processos de socialização, comunicação e comportamento. O presente estudo, cujo objetivo é refletir acerca da inclusão de crianças autistas, baseou-se no referencial teórico pertinente ao tema, e em entrevistas com professoras dessas crianças, que atuam em um colégio regular privado situado na cidade de São Paulo. Atuar na escolarização de autistas muitas vezes torna-se difícil, em função do desconhecimento por parte dos profissionais em como intervir pedagogicamente. Assim sendo, este trabalho pretende ser uma pequena contribuição à metodologia para se trabalhar com crianças autistas, com a sua consequente inclusão
id PUC_SP-1_834485afef0f8a97a930eb6a13261ca7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29695
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria Teresa Batista deMatsumoto, Michele Sayulli2022-11-11T21:27:13Z2022-11-11T21:27:13Z2012-11-22Matsumoto, Michele Sayulli. Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29695O autismo é um transtorno que faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento, onde se observa uma alteração nos processos de socialização, comunicação e comportamento. O presente estudo, cujo objetivo é refletir acerca da inclusão de crianças autistas, baseou-se no referencial teórico pertinente ao tema, e em entrevistas com professoras dessas crianças, que atuam em um colégio regular privado situado na cidade de São Paulo. Atuar na escolarização de autistas muitas vezes torna-se difícil, em função do desconhecimento por parte dos profissionais em como intervir pedagogicamente. Assim sendo, este trabalho pretende ser uma pequena contribuição à metodologia para se trabalhar com crianças autistas, com a sua consequente inclusãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAutismoInclusão socialAprendizadoDistúrbios do desenvolvimentoEducaçãoUma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdfapplication/pdf480229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/1/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf3afaa4aefcc7c19b7374a203534420b9MD51TEXTMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdf.txtMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdf.txtExtracted texttext/plain39194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/2/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf.txte9f99e667b1737b57746cfec0fcea580MD52THUMBNAILMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdf.jpgMICHELE SAYULLI MATSUMOTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/3/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf.jpgc94d591dbfffaa8b168d588fe501ff99MD53handle/296952023-09-18 09:49:58.895oai:repositorio.pucsp.br:handle/29695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T12:49:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo
title Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo
spellingShingle Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo
Matsumoto, Michele Sayulli
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Autismo
Inclusão social
Aprendizado
Distúrbios do desenvolvimento
Educação
title_short Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo
title_full Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo
title_fullStr Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo
title_sort Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo
author Matsumoto, Michele Sayulli
author_facet Matsumoto, Michele Sayulli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Teresa Batista de
dc.contributor.author.fl_str_mv Matsumoto, Michele Sayulli
contributor_str_mv Oliveira, Maria Teresa Batista de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Autismo
Inclusão social
Aprendizado
Distúrbios do desenvolvimento
Educação
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Inclusão social
Aprendizado
Distúrbios do desenvolvimento
Educação
description O autismo é um transtorno que faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento, onde se observa uma alteração nos processos de socialização, comunicação e comportamento. O presente estudo, cujo objetivo é refletir acerca da inclusão de crianças autistas, baseou-se no referencial teórico pertinente ao tema, e em entrevistas com professoras dessas crianças, que atuam em um colégio regular privado situado na cidade de São Paulo. Atuar na escolarização de autistas muitas vezes torna-se difícil, em função do desconhecimento por parte dos profissionais em como intervir pedagogicamente. Assim sendo, este trabalho pretende ser uma pequena contribuição à metodologia para se trabalhar com crianças autistas, com a sua consequente inclusão
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:27:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:27:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Matsumoto, Michele Sayulli. Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29695
identifier_str_mv Matsumoto, Michele Sayulli. Uma reflexão acerca da inclusão de alunos autistas em uma escola particular da cidade de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/1/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/2/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29695/3/MICHELE%20SAYULLI%20MATSUMOTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3afaa4aefcc7c19b7374a203534420b9
e9f99e667b1737b57746cfec0fcea580
c94d591dbfffaa8b168d588fe501ff99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796163147202560