A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baratojo, Mariana de Mattos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323
Resumo: Esta pesquisa visa entender o papel da escola no acolhimento institucional das crianças e adolescentes transgêneros, partindo da seguinte pergunta: como se dá a inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola? Para isso, foram levantadas referências da psicologia sobre o tema e material disponibilizado pelo curso “VII Curso de Atualização em Sexualidade, Identidade de Gênero e Orientação Sexual”, do AMTIGOS. A pesquisa evidenciou ainda mais como a população transgênero é, propositalmente, excluída da sociedade e como há um intenso sofrimento psicológico decorrente do preconceito e violência vividos, sofrimento esse que poderia ser drasticamente diminuído se as instituições escolares tivessem educação de gênero e sexual, além de preparo educacional para lidar com o tema e preconceito. O papel da escola e da família ainda é uma questão polêmica para muitos e é discutida neste Trabalho, levando em consideração dados e pesquisas. A visibilidade das crianças e adolescentes transgêneros é de grande importância e ainda apresenta diversas barreiras decorrentes do preconceito
id PUC_SP-1_8ab8274292972930bd448e76baa7933c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26323
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Gomes, José Agnaldohttp://lattes.cnpq.br/5082661159357729Baratojo, Mariana de Mattos2022-06-17T21:01:43Z2022-06-17T21:01:43Z2021-12-01Baratojo, Mariana de Mattos. A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323Esta pesquisa visa entender o papel da escola no acolhimento institucional das crianças e adolescentes transgêneros, partindo da seguinte pergunta: como se dá a inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola? Para isso, foram levantadas referências da psicologia sobre o tema e material disponibilizado pelo curso “VII Curso de Atualização em Sexualidade, Identidade de Gênero e Orientação Sexual”, do AMTIGOS. A pesquisa evidenciou ainda mais como a população transgênero é, propositalmente, excluída da sociedade e como há um intenso sofrimento psicológico decorrente do preconceito e violência vividos, sofrimento esse que poderia ser drasticamente diminuído se as instituições escolares tivessem educação de gênero e sexual, além de preparo educacional para lidar com o tema e preconceito. O papel da escola e da família ainda é uma questão polêmica para muitos e é discutida neste Trabalho, levando em consideração dados e pesquisas. A visibilidade das crianças e adolescentes transgêneros é de grande importância e ainda apresenta diversas barreiras decorrentes do preconceitoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATransexuaisTransgêneroCriançasA inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMariana de Mattos Baratojo.pdfapplication/pdf656526https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/1/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf74675ef3dc5a0e569a2fca080ca12937MD51TEXTMariana de Mattos Baratojo.pdf.txtMariana de Mattos Baratojo.pdf.txtExtracted texttext/plain72492https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/2/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf.txt31c270d4823cd56fdea67d57c152a5b3MD52THUMBNAILMariana de Mattos Baratojo.pdf.jpgMariana de Mattos Baratojo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/3/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf.jpgb783c31014a1ac1e421a6fb1b1663c16MD53handle/263232022-09-30 18:28:57.564oai:repositorio.pucsp.br:handle/26323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:28:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola
title A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola
spellingShingle A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola
Baratojo, Mariana de Mattos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Transexuais
Transgênero
Crianças
title_short A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola
title_full A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola
title_fullStr A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola
title_full_unstemmed A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola
title_sort A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola
author Baratojo, Mariana de Mattos
author_facet Baratojo, Mariana de Mattos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, José Agnaldo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5082661159357729
dc.contributor.author.fl_str_mv Baratojo, Mariana de Mattos
contributor_str_mv Gomes, José Agnaldo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Transexuais
Transgênero
Crianças
dc.subject.por.fl_str_mv Transexuais
Transgênero
Crianças
description Esta pesquisa visa entender o papel da escola no acolhimento institucional das crianças e adolescentes transgêneros, partindo da seguinte pergunta: como se dá a inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola? Para isso, foram levantadas referências da psicologia sobre o tema e material disponibilizado pelo curso “VII Curso de Atualização em Sexualidade, Identidade de Gênero e Orientação Sexual”, do AMTIGOS. A pesquisa evidenciou ainda mais como a população transgênero é, propositalmente, excluída da sociedade e como há um intenso sofrimento psicológico decorrente do preconceito e violência vividos, sofrimento esse que poderia ser drasticamente diminuído se as instituições escolares tivessem educação de gênero e sexual, além de preparo educacional para lidar com o tema e preconceito. O papel da escola e da família ainda é uma questão polêmica para muitos e é discutida neste Trabalho, levando em consideração dados e pesquisas. A visibilidade das crianças e adolescentes transgêneros é de grande importância e ainda apresenta diversas barreiras decorrentes do preconceito
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-17T21:01:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-17T21:01:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Baratojo, Mariana de Mattos. A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323
identifier_str_mv Baratojo, Mariana de Mattos. A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/1/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/2/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/3/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 74675ef3dc5a0e569a2fca080ca12937
31c270d4823cd56fdea67d57c152a5b3
b783c31014a1ac1e421a6fb1b1663c16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277786157744128