A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323 |
Resumo: | Esta pesquisa visa entender o papel da escola no acolhimento institucional das crianças e adolescentes transgêneros, partindo da seguinte pergunta: como se dá a inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola? Para isso, foram levantadas referências da psicologia sobre o tema e material disponibilizado pelo curso “VII Curso de Atualização em Sexualidade, Identidade de Gênero e Orientação Sexual”, do AMTIGOS. A pesquisa evidenciou ainda mais como a população transgênero é, propositalmente, excluída da sociedade e como há um intenso sofrimento psicológico decorrente do preconceito e violência vividos, sofrimento esse que poderia ser drasticamente diminuído se as instituições escolares tivessem educação de gênero e sexual, além de preparo educacional para lidar com o tema e preconceito. O papel da escola e da família ainda é uma questão polêmica para muitos e é discutida neste Trabalho, levando em consideração dados e pesquisas. A visibilidade das crianças e adolescentes transgêneros é de grande importância e ainda apresenta diversas barreiras decorrentes do preconceito |
id |
PUC_SP-1_8ab8274292972930bd448e76baa7933c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/26323 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, José Agnaldohttp://lattes.cnpq.br/5082661159357729Baratojo, Mariana de Mattos2022-06-17T21:01:43Z2022-06-17T21:01:43Z2021-12-01Baratojo, Mariana de Mattos. A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323Esta pesquisa visa entender o papel da escola no acolhimento institucional das crianças e adolescentes transgêneros, partindo da seguinte pergunta: como se dá a inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola? Para isso, foram levantadas referências da psicologia sobre o tema e material disponibilizado pelo curso “VII Curso de Atualização em Sexualidade, Identidade de Gênero e Orientação Sexual”, do AMTIGOS. A pesquisa evidenciou ainda mais como a população transgênero é, propositalmente, excluída da sociedade e como há um intenso sofrimento psicológico decorrente do preconceito e violência vividos, sofrimento esse que poderia ser drasticamente diminuído se as instituições escolares tivessem educação de gênero e sexual, além de preparo educacional para lidar com o tema e preconceito. O papel da escola e da família ainda é uma questão polêmica para muitos e é discutida neste Trabalho, levando em consideração dados e pesquisas. A visibilidade das crianças e adolescentes transgêneros é de grande importância e ainda apresenta diversas barreiras decorrentes do preconceitoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATransexuaisTransgêneroCriançasA inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMariana de Mattos Baratojo.pdfapplication/pdf656526https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/1/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf74675ef3dc5a0e569a2fca080ca12937MD51TEXTMariana de Mattos Baratojo.pdf.txtMariana de Mattos Baratojo.pdf.txtExtracted texttext/plain72492https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/2/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf.txt31c270d4823cd56fdea67d57c152a5b3MD52THUMBNAILMariana de Mattos Baratojo.pdf.jpgMariana de Mattos Baratojo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/3/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf.jpgb783c31014a1ac1e421a6fb1b1663c16MD53handle/263232022-09-30 18:28:57.564oai:repositorio.pucsp.br:handle/26323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:28:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola |
title |
A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola |
spellingShingle |
A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola Baratojo, Mariana de Mattos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Transexuais Transgênero Crianças |
title_short |
A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola |
title_full |
A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola |
title_fullStr |
A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola |
title_full_unstemmed |
A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola |
title_sort |
A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola |
author |
Baratojo, Mariana de Mattos |
author_facet |
Baratojo, Mariana de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, José Agnaldo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5082661159357729 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baratojo, Mariana de Mattos |
contributor_str_mv |
Gomes, José Agnaldo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Transexuais Transgênero Crianças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transexuais Transgênero Crianças |
description |
Esta pesquisa visa entender o papel da escola no acolhimento institucional das crianças e adolescentes transgêneros, partindo da seguinte pergunta: como se dá a inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola? Para isso, foram levantadas referências da psicologia sobre o tema e material disponibilizado pelo curso “VII Curso de Atualização em Sexualidade, Identidade de Gênero e Orientação Sexual”, do AMTIGOS. A pesquisa evidenciou ainda mais como a população transgênero é, propositalmente, excluída da sociedade e como há um intenso sofrimento psicológico decorrente do preconceito e violência vividos, sofrimento esse que poderia ser drasticamente diminuído se as instituições escolares tivessem educação de gênero e sexual, além de preparo educacional para lidar com o tema e preconceito. O papel da escola e da família ainda é uma questão polêmica para muitos e é discutida neste Trabalho, levando em consideração dados e pesquisas. A visibilidade das crianças e adolescentes transgêneros é de grande importância e ainda apresenta diversas barreiras decorrentes do preconceito |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Baratojo, Mariana de Mattos. A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323 |
identifier_str_mv |
Baratojo, Mariana de Mattos. A inserção social de crianças e adolescentes transgêneros na escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/1/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/2/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26323/3/Mariana%20de%20Mattos%20Baratojo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74675ef3dc5a0e569a2fca080ca12937 31c270d4823cd56fdea67d57c152a5b3 b783c31014a1ac1e421a6fb1b1663c16 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277786157744128 |