Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Graziela Cantareli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36039
Resumo: O foco do estudo foi o levantamento dos segmentos de mercado atendidos pela empresa Vanessa Doces e a análise dos segmentos de maior expressão na empresa com o intuito de elaboração de um plano estratégico de marketing para esta empresa, focado em seu púplico de maior rentabilidade. Desta forma este trabalho tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento de Vanessa Doces a nortear suas ações de revenda em diversos pontos comerciais na cidade de Maringá - Paraná. Do ponto de vista metodológico, este estudo de caso é caracterizado como descritivo-analítico, com a abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado é a Pesquisa Exploratória pelo fato de não haver muito conhecimento acumulado sobre o público a ser pesquisado e suas necessidades no que se refere a produtos de confeitaria na região. O estudo foi realizado durante o ano de 2012 por 3 meios principais de pesquisa: Pesquisa de Campo, realizada por meio da entrevistas semi-estruturadas e observação participante; Pesquisa Documental, por meio de informações já levantadas e disponíveis pelo IBGE e outras fontes de pesquisa e Pesquisa Bibliográfica, baseada em livros da área de Segmentação de Mercado, posicionamento de mercado e demanda de diversos autores, artigos científicos e publicações em revistas especializadas. Para a elaboração das ações estratégicas de marketing adotou-se a mixagem das teorias que versam sobre o tema em consonância com a realidade da Vanessa Doces Ltda. Desta forma, tornou-se possível propor ações estratégicas de marketing condizentes com a realidade econômica da empresa. Os resultados apontam para a urgência de implantação de um plano estratégico de marketing tais como: neccessidade de criaçao de ações de fidelização dos clientes, novo pocisionamento da marca, alinhamento procedimentos estratégicos de comunicação de marketing entre outros
id PUC_SP-1_8b0df3ea4b6288864f395b6255daf16b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36039
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Palandi Júnior, JoséSilva, Graziela Cantareli2023-07-10T15:31:03Z2023-07-10T15:31:03Z2012-11-23Silva, Graziela Cantareli. Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36039O foco do estudo foi o levantamento dos segmentos de mercado atendidos pela empresa Vanessa Doces e a análise dos segmentos de maior expressão na empresa com o intuito de elaboração de um plano estratégico de marketing para esta empresa, focado em seu púplico de maior rentabilidade. Desta forma este trabalho tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento de Vanessa Doces a nortear suas ações de revenda em diversos pontos comerciais na cidade de Maringá - Paraná. Do ponto de vista metodológico, este estudo de caso é caracterizado como descritivo-analítico, com a abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado é a Pesquisa Exploratória pelo fato de não haver muito conhecimento acumulado sobre o público a ser pesquisado e suas necessidades no que se refere a produtos de confeitaria na região. O estudo foi realizado durante o ano de 2012 por 3 meios principais de pesquisa: Pesquisa de Campo, realizada por meio da entrevistas semi-estruturadas e observação participante; Pesquisa Documental, por meio de informações já levantadas e disponíveis pelo IBGE e outras fontes de pesquisa e Pesquisa Bibliográfica, baseada em livros da área de Segmentação de Mercado, posicionamento de mercado e demanda de diversos autores, artigos científicos e publicações em revistas especializadas. Para a elaboração das ações estratégicas de marketing adotou-se a mixagem das teorias que versam sobre o tema em consonância com a realidade da Vanessa Doces Ltda. Desta forma, tornou-se possível propor ações estratégicas de marketing condizentes com a realidade econômica da empresa. Os resultados apontam para a urgência de implantação de um plano estratégico de marketing tais como: neccessidade de criaçao de ações de fidelização dos clientes, novo pocisionamento da marca, alinhamento procedimentos estratégicos de comunicação de marketing entre outrosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Administração de EmpresasPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOSegmentação de mercadoAnálise de segmentoPúblico focoConfeitariaPessoa jurídicaVanessa docesAnálise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGRAZIELA CANTARELI SILVA.pdfapplication/pdf1357904https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36039/1/GRAZIELA%20CANTARELI%20SILVA.pdf0f0c25ddc6d1a847ccbeb4b7e8dbd51eMD51TEXTGRAZIELA CANTARELI SILVA.pdf.txtGRAZIELA CANTARELI SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain129399https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36039/2/GRAZIELA%20CANTARELI%20SILVA.pdf.txt7d8ccd63b2247fcaf5d6326769d4c4d4MD52THUMBNAILGRAZIELA CANTARELI SILVA.pdf.jpgGRAZIELA CANTARELI SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36039/3/GRAZIELA%20CANTARELI%20SILVA.pdf.jpgba8e4ab68819f201936b616c543366aeMD53handle/360392023-07-11 01:06:17.753oai:repositorio.pucsp.br:handle/36039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA
title Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA
spellingShingle Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA
Silva, Graziela Cantareli
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Segmentação de mercado
Análise de segmento
Público foco
Confeitaria
Pessoa jurídica
Vanessa doces
title_short Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA
title_full Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA
title_fullStr Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA
title_full_unstemmed Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA
title_sort Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA
author Silva, Graziela Cantareli
author_facet Silva, Graziela Cantareli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palandi Júnior, José
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Graziela Cantareli
contributor_str_mv Palandi Júnior, José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Segmentação de mercado
Análise de segmento
Público foco
Confeitaria
Pessoa jurídica
Vanessa doces
dc.subject.por.fl_str_mv Segmentação de mercado
Análise de segmento
Público foco
Confeitaria
Pessoa jurídica
Vanessa doces
description O foco do estudo foi o levantamento dos segmentos de mercado atendidos pela empresa Vanessa Doces e a análise dos segmentos de maior expressão na empresa com o intuito de elaboração de um plano estratégico de marketing para esta empresa, focado em seu púplico de maior rentabilidade. Desta forma este trabalho tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento de Vanessa Doces a nortear suas ações de revenda em diversos pontos comerciais na cidade de Maringá - Paraná. Do ponto de vista metodológico, este estudo de caso é caracterizado como descritivo-analítico, com a abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado é a Pesquisa Exploratória pelo fato de não haver muito conhecimento acumulado sobre o público a ser pesquisado e suas necessidades no que se refere a produtos de confeitaria na região. O estudo foi realizado durante o ano de 2012 por 3 meios principais de pesquisa: Pesquisa de Campo, realizada por meio da entrevistas semi-estruturadas e observação participante; Pesquisa Documental, por meio de informações já levantadas e disponíveis pelo IBGE e outras fontes de pesquisa e Pesquisa Bibliográfica, baseada em livros da área de Segmentação de Mercado, posicionamento de mercado e demanda de diversos autores, artigos científicos e publicações em revistas especializadas. Para a elaboração das ações estratégicas de marketing adotou-se a mixagem das teorias que versam sobre o tema em consonância com a realidade da Vanessa Doces Ltda. Desta forma, tornou-se possível propor ações estratégicas de marketing condizentes com a realidade econômica da empresa. Os resultados apontam para a urgência de implantação de um plano estratégico de marketing tais como: neccessidade de criaçao de ações de fidelização dos clientes, novo pocisionamento da marca, alinhamento procedimentos estratégicos de comunicação de marketing entre outros
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T15:31:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T15:31:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Graziela Cantareli. Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36039
identifier_str_mv Silva, Graziela Cantareli. Análise de segmento de mercado Vanessa Doces LTDA. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36039/1/GRAZIELA%20CANTARELI%20SILVA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36039/2/GRAZIELA%20CANTARELI%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36039/3/GRAZIELA%20CANTARELI%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f0c25ddc6d1a847ccbeb4b7e8dbd51e
7d8ccd63b2247fcaf5d6326769d4c4d4
ba8e4ab68819f201936b616c543366ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277773205733376