Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diana Cristina de Menezes Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39464
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
id PUC_SP-1_8e83a9a2b70a32f6d8f5bdfba0a8a492
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/39464
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Aguiar, Wanda Maria Junqueira dehttp://lattes.cnpq.br/1565105678352914http://lattes.cnpq.br/4390628012798074Silva, Diana Cristina de Menezes Souza2023-10-05T13:22:25Z2023-10-05T13:22:25Z2023-05-29Silva, Diana Cristina de Menezes Souza. Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39464Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESO tema branquitude causa estranhamento e incômodo. Estudos a respeito da branquitude permitem perceber as desvantagens sociais impostas aos negros e a racialização que ocorre apenas na condição negra. A branquitude é uma construção social, firmada na ideia de superioridade racial, que implica relações de poder e privilégios simbólicos e materiais. Precisamos falar de branquitude, uma pauta urgente nas discussões de reconhecimento dos privilégios. Problematizar os privilégios simbólicos construídos historicamente no país, mantidos e produzidos em uma lógica de desigualdade e violência. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as significações constituídas por uma professora branca, atuante no segmento do Ensino Fundamental I, relatando sua trajetória e vivência com a temática, assim como as relações raciais e os impactos da branquitude no contexto escolar e as possibilidades de uma educação antirracista. Os resultados da entrevista mostraram que a professora apresentou sensibilidade e por vezes mostrou uma preocupação com a construção de uma escola antirracista. A análise dos dados foi por meio dos núcleos de significação propostos Aguiar e Ozella (2013). O critério de seleção para participação na pesquisa foi que os trabalhos apresentassem os temas branquitude e privilégios em contexto escolar, focando nas análises críticas referentes à branquitude e a possibilidade de construir uma educação antirracista. Esta pesquisa surgiu com a finalidade de refletir e discutir a normalidade e o padrão branco como aquilo que deve ser seguido, julgando os demais como diferentes e inferiores. Com base nesses questionamentos, buscaram-se embasamentos teóricos acerca da branquitude, a consciência dos privilégios/vantagens raciais, assim como é fundamental a consciência da importância de uma postura crítica diante da branquitude comprometida com uma educação antirracistaporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEducaçãoRacismoBranquitudePrivilégiosEducação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada brancainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDiana Cristina de Menezes Souza Silva.pdfapplication/pdf1466463https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39464/1/Diana%20Cristina%20de%20Menezes%20Souza%20Silva.pdf3ff4d84a56e671b36be19ca9c079b8e0MD51TEXTDiana Cristina de Menezes Souza Silva.pdf.txtDiana Cristina de Menezes Souza Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain173678https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39464/2/Diana%20Cristina%20de%20Menezes%20Souza%20Silva.pdf.txt975f730b29d178e8c8523d0290b3d7fdMD52THUMBNAILDiana Cristina de Menezes Souza Silva.pdf.jpgDiana Cristina de Menezes Souza Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39464/3/Diana%20Cristina%20de%20Menezes%20Souza%20Silva.pdf.jpg228a26272307bd93b62736395f8df883MD53handle/394642023-10-06 01:05:36.875oai:repositorio.pucsp.br:handle/39464Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-10-06T04:05:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca
title Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca
spellingShingle Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca
Silva, Diana Cristina de Menezes Souza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Educação
Racismo
Branquitude
Privilégios
title_short Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca
title_full Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca
title_fullStr Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca
title_full_unstemmed Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca
title_sort Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca
author Silva, Diana Cristina de Menezes Souza
author_facet Silva, Diana Cristina de Menezes Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1565105678352914
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4390628012798074
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diana Cristina de Menezes Souza
contributor_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Educação
Racismo
Branquitude
Privilégios
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Racismo
Branquitude
Privilégios
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-05T13:22:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-05T13:22:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Diana Cristina de Menezes Souza. Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39464
identifier_str_mv Silva, Diana Cristina de Menezes Souza. Educação e branquitude: um estudo das significações constituídas nas relações raciais por uma professora autodeclarada branca. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39464/1/Diana%20Cristina%20de%20Menezes%20Souza%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39464/2/Diana%20Cristina%20de%20Menezes%20Souza%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39464/3/Diana%20Cristina%20de%20Menezes%20Souza%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ff4d84a56e671b36be19ca9c079b8e0
975f730b29d178e8c8523d0290b3d7fd
228a26272307bd93b62736395f8df883
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796248117510144