Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dwek, Dahlia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo teórico baseado nas próprias experiências da autora com o mundo Surdo. Com o objetivo de explorar os aportes do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para a formação do psicólogo, os argumentos são formulados a partir de diversas áreas de conhecimento, com uma metodologia essencialmente interdisciplinar e, concomitantemente, fenomenológica. O fenômeno em questão é a Surdez, conceito em que a própria Psicologia como ciência não consegue formular precisamente suas implicações. Considerando a Libras no Brasil como a linguagem de fala, e não mera comunicação, da população Surda, esse estudo pretende mostrar e demonstrar o valor linguístico da Língua de Sinais como um todo. No decorrer dos capítulos, se inicia uma jornada literária pela identificação entre a Língua e a Realidade Surda, afim de alcançar a compreensão da Cultura Surda. A partir desta, são compostas as prerrogativas da atuação do terapeuta com essa minoria linguística brasileira. Logo, a formação desse profissional está diretamente implicada com a conscientização de uma demanda à qual nós, ouvintes, somos surdos
id PUC_SP-1_8f33778ec5cacc503e7aff74b3586fcb
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28508
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hime, Flávia ArantesDwek, Dahlia2022-10-05T22:07:58Z2022-10-05T22:07:58Z2012-06-30Dwek, Dahlia. Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508O presente trabalho consiste em um estudo teórico baseado nas próprias experiências da autora com o mundo Surdo. Com o objetivo de explorar os aportes do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para a formação do psicólogo, os argumentos são formulados a partir de diversas áreas de conhecimento, com uma metodologia essencialmente interdisciplinar e, concomitantemente, fenomenológica. O fenômeno em questão é a Surdez, conceito em que a própria Psicologia como ciência não consegue formular precisamente suas implicações. Considerando a Libras no Brasil como a linguagem de fala, e não mera comunicação, da população Surda, esse estudo pretende mostrar e demonstrar o valor linguístico da Língua de Sinais como um todo. No decorrer dos capítulos, se inicia uma jornada literária pela identificação entre a Língua e a Realidade Surda, afim de alcançar a compreensão da Cultura Surda. A partir desta, são compostas as prerrogativas da atuação do terapeuta com essa minoria linguística brasileira. Logo, a formação desse profissional está diretamente implicada com a conscientização de uma demanda à qual nós, ouvintes, somos surdosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIALíngua de sinaisLibrasSurdezPsicologiaContribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDAHLIA DWEK - TCC.pdfapplication/pdf2430826https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/1/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf6b7b9c4ed9102b2523291b215b894ae2MD51TEXTDAHLIA DWEK - TCC.pdf.txtDAHLIA DWEK - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain221409https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/2/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf.txt8053ed88a353e3c4f2d2ac01a5f5399fMD52THUMBNAILDAHLIA DWEK - TCC.pdf.jpgDAHLIA DWEK - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1580https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/3/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf.jpgd30d7981ba968dce123c994bcddd437bMD53handle/285082022-10-06 01:03:27.133oai:repositorio.pucsp.br:handle/28508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo
title Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo
spellingShingle Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo
Dwek, Dahlia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Língua de sinais
Libras
Surdez
Psicologia
title_short Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo
title_full Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo
title_fullStr Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo
title_full_unstemmed Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo
title_sort Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo
author Dwek, Dahlia
author_facet Dwek, Dahlia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hime, Flávia Arantes
dc.contributor.author.fl_str_mv Dwek, Dahlia
contributor_str_mv Hime, Flávia Arantes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Língua de sinais
Libras
Surdez
Psicologia
dc.subject.por.fl_str_mv Língua de sinais
Libras
Surdez
Psicologia
description O presente trabalho consiste em um estudo teórico baseado nas próprias experiências da autora com o mundo Surdo. Com o objetivo de explorar os aportes do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para a formação do psicólogo, os argumentos são formulados a partir de diversas áreas de conhecimento, com uma metodologia essencialmente interdisciplinar e, concomitantemente, fenomenológica. O fenômeno em questão é a Surdez, conceito em que a própria Psicologia como ciência não consegue formular precisamente suas implicações. Considerando a Libras no Brasil como a linguagem de fala, e não mera comunicação, da população Surda, esse estudo pretende mostrar e demonstrar o valor linguístico da Língua de Sinais como um todo. No decorrer dos capítulos, se inicia uma jornada literária pela identificação entre a Língua e a Realidade Surda, afim de alcançar a compreensão da Cultura Surda. A partir desta, são compostas as prerrogativas da atuação do terapeuta com essa minoria linguística brasileira. Logo, a formação desse profissional está diretamente implicada com a conscientização de uma demanda à qual nós, ouvintes, somos surdos
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-05T22:07:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-05T22:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Dwek, Dahlia. Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508
identifier_str_mv Dwek, Dahlia. Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/1/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/2/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/3/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b7b9c4ed9102b2523291b215b894ae2
8053ed88a353e3c4f2d2ac01a5f5399f
d30d7981ba968dce123c994bcddd437b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277862927138816