Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um estudo teórico baseado nas próprias experiências da autora com o mundo Surdo. Com o objetivo de explorar os aportes do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para a formação do psicólogo, os argumentos são formulados a partir de diversas áreas de conhecimento, com uma metodologia essencialmente interdisciplinar e, concomitantemente, fenomenológica. O fenômeno em questão é a Surdez, conceito em que a própria Psicologia como ciência não consegue formular precisamente suas implicações. Considerando a Libras no Brasil como a linguagem de fala, e não mera comunicação, da população Surda, esse estudo pretende mostrar e demonstrar o valor linguístico da Língua de Sinais como um todo. No decorrer dos capítulos, se inicia uma jornada literária pela identificação entre a Língua e a Realidade Surda, afim de alcançar a compreensão da Cultura Surda. A partir desta, são compostas as prerrogativas da atuação do terapeuta com essa minoria linguística brasileira. Logo, a formação desse profissional está diretamente implicada com a conscientização de uma demanda à qual nós, ouvintes, somos surdos |
id |
PUC_SP-1_8f33778ec5cacc503e7aff74b3586fcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28508 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Hime, Flávia ArantesDwek, Dahlia2022-10-05T22:07:58Z2022-10-05T22:07:58Z2012-06-30Dwek, Dahlia. Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508O presente trabalho consiste em um estudo teórico baseado nas próprias experiências da autora com o mundo Surdo. Com o objetivo de explorar os aportes do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para a formação do psicólogo, os argumentos são formulados a partir de diversas áreas de conhecimento, com uma metodologia essencialmente interdisciplinar e, concomitantemente, fenomenológica. O fenômeno em questão é a Surdez, conceito em que a própria Psicologia como ciência não consegue formular precisamente suas implicações. Considerando a Libras no Brasil como a linguagem de fala, e não mera comunicação, da população Surda, esse estudo pretende mostrar e demonstrar o valor linguístico da Língua de Sinais como um todo. No decorrer dos capítulos, se inicia uma jornada literária pela identificação entre a Língua e a Realidade Surda, afim de alcançar a compreensão da Cultura Surda. A partir desta, são compostas as prerrogativas da atuação do terapeuta com essa minoria linguística brasileira. Logo, a formação desse profissional está diretamente implicada com a conscientização de uma demanda à qual nós, ouvintes, somos surdosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIALíngua de sinaisLibrasSurdezPsicologiaContribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDAHLIA DWEK - TCC.pdfapplication/pdf2430826https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/1/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf6b7b9c4ed9102b2523291b215b894ae2MD51TEXTDAHLIA DWEK - TCC.pdf.txtDAHLIA DWEK - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain221409https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/2/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf.txt8053ed88a353e3c4f2d2ac01a5f5399fMD52THUMBNAILDAHLIA DWEK - TCC.pdf.jpgDAHLIA DWEK - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1580https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/3/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf.jpgd30d7981ba968dce123c994bcddd437bMD53handle/285082022-10-06 01:03:27.133oai:repositorio.pucsp.br:handle/28508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo |
title |
Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo |
spellingShingle |
Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo Dwek, Dahlia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Língua de sinais Libras Surdez Psicologia |
title_short |
Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo |
title_full |
Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo |
title_fullStr |
Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo |
title_full_unstemmed |
Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo |
title_sort |
Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo |
author |
Dwek, Dahlia |
author_facet |
Dwek, Dahlia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hime, Flávia Arantes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dwek, Dahlia |
contributor_str_mv |
Hime, Flávia Arantes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Língua de sinais Libras Surdez Psicologia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua de sinais Libras Surdez Psicologia |
description |
O presente trabalho consiste em um estudo teórico baseado nas próprias experiências da autora com o mundo Surdo. Com o objetivo de explorar os aportes do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para a formação do psicólogo, os argumentos são formulados a partir de diversas áreas de conhecimento, com uma metodologia essencialmente interdisciplinar e, concomitantemente, fenomenológica. O fenômeno em questão é a Surdez, conceito em que a própria Psicologia como ciência não consegue formular precisamente suas implicações. Considerando a Libras no Brasil como a linguagem de fala, e não mera comunicação, da população Surda, esse estudo pretende mostrar e demonstrar o valor linguístico da Língua de Sinais como um todo. No decorrer dos capítulos, se inicia uma jornada literária pela identificação entre a Língua e a Realidade Surda, afim de alcançar a compreensão da Cultura Surda. A partir desta, são compostas as prerrogativas da atuação do terapeuta com essa minoria linguística brasileira. Logo, a formação desse profissional está diretamente implicada com a conscientização de uma demanda à qual nós, ouvintes, somos surdos |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-05T22:07:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-05T22:07:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Dwek, Dahlia. Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508 |
identifier_str_mv |
Dwek, Dahlia. Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/1/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/2/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28508/3/DAHLIA%20DWEK%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b7b9c4ed9102b2523291b215b894ae2 8053ed88a353e3c4f2d2ac01a5f5399f d30d7981ba968dce123c994bcddd437b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277862927138816 |