A música e o adolescente portador de câncer: uma aproximação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29052 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo observar a música como recurso expressivo da vivência da adolescência e do adoecimento, o seu decorrente impacto na estruturação do eixo ego-self e, por conseguinte no processo de individuação de adolescentes da instituição Casa Hope. A Casa Hope funciona como casa de apoio e se destina a crianças e adolescentes com câncer, transplantados de medula, rim, pâncreas ou fígado e seus acompanhantes. O trabalho foi realizado com os adolescentes de 12 a 18 anos, moradores da casa, e teve como duração 6 sessões sendo a primeira uma entrevista individual semi-dirigida e as outras cinco em grupo. As sessões em grupo aconteceram duas vezes por semana durante aproximadamente duas horas, nas quais exploramos a música, tocando, cantando, experimentando instrumentos e através de atividades desenvolvidas em cima desta experimentação. O trabalho foi dividido em duas fases, a primeira delas se destinou a conhecer o grupo e sua relação com a música e ainda realizar atividades que envolviam noções de ritmo, melodia, letra, expressão corporal e exploração desta como recurso expressivo. A segunda parte partiu de uma escolha grupal por uma música que fosse significativa para eles enquanto grupo e terminou com o desenvolvimento de uma composição musical conjunta. No último encontro conversamos sobre como foi a experiência de trabalhar com a música e o que ela suscitou em cada um. Ainda solicitei um desenho que retratasse para eles como foi este processo. Para análise dos dados contei com a descrição por mim escrita das sessões, além dos desenhos e relatos do grupo que foram analisados simbolicamente na abordagem analítica de C. G. Jung |
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