Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa Junior, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18201
Resumo: This research presents a study on how active methodologies that can streamline distance education through the use of technological resources. The intention is to identify the real need for adjustments along the existing technological resources in the market for contemplating the directives contained among the methods researched and analyzed in order to make it feasible for use in a distance learning course. In this sense, approaches will be carried out during the work in order to score relevant requirements for the use of a virtual learning environment (Moodle), along with its features and integrated tools (BigBlueButton) so that they can serve as a tool for learning together with the use of active methodology (Peer Instruction). A simulation class in this way was applied with a group of students of a classroom course. The expected results were satisfactory with regard to the implementation of the proposal. Analyzing this work can be justified by a need to review and display of teaching content from a distance, effective and motivating way supported by a technological resource. The use of this technological resource increased by an active methodology can improve the qualitative potential for this type of education
id PUC_SP-1_94a13da5358bb29a59b899c3d1f44995
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18201
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236007T1Rosa Junior, Luiz Carlos2016-04-29T14:23:41Z2016-02-122015-12-08Rosa Junior, Luiz Carlos. Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18201This research presents a study on how active methodologies that can streamline distance education through the use of technological resources. The intention is to identify the real need for adjustments along the existing technological resources in the market for contemplating the directives contained among the methods researched and analyzed in order to make it feasible for use in a distance learning course. In this sense, approaches will be carried out during the work in order to score relevant requirements for the use of a virtual learning environment (Moodle), along with its features and integrated tools (BigBlueButton) so that they can serve as a tool for learning together with the use of active methodology (Peer Instruction). A simulation class in this way was applied with a group of students of a classroom course. The expected results were satisfactory with regard to the implementation of the proposal. Analyzing this work can be justified by a need to review and display of teaching content from a distance, effective and motivating way supported by a technological resource. The use of this technological resource increased by an active methodology can improve the qualitative potential for this type of educationEsta pesquisa apresenta um estudo sobre como as metodologias ativas podem dinamizar a educação a distância através da utilização de recursos tecnológicos. A pretensão é identificar a real necessidade de ajustes junto aos recursos tecnológicos vigentes no mercado para contemplar as diretivas contidas dentre as metodologias pesquisadas e analisadas, afim de torná-la viável para o uso em algum curso a distância. Neste sentido, abordagens serão realizadas ao longo do trabalho a fim de pontuar necessidades relevantes para o uso de um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), juntamente com seus recursos e ferramentas integradas (BigBlueButton), para que possam servir de instrumento para aprendizagem, juntamente com a utilização de metodologia ativa (Peer Instruction). Uma simulação de aula nestes moldes fora aplicada com um grupo de alunos de um curso presencial. Os resultados esperados foram satisfatórios no que diz respeito à aplicação da proposta. Analisando esse trabalho pode-se justificar por uma necessidade de revisão e exposição do conteúdo do ensino a distância, de maneira eficaz e motivadora apoiada por um recurso tecnológico. A utilização desse recurso tecnológico incrementado por uma metodologia ativa pode melhorar o potencial qualitativo para essa modalidade de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/34994/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaMetodologia ativaEnsino a DistânciaAprendizagemActive methodologyDistance learningLearningCNPQ::ENGENHARIASMetodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuiz Carlos Rosa Junior.pdf.txtLuiz Carlos Rosa Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain109230https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/3/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.txt4ba44835dfd4249e49f0b70e9c6cf1a5MD53ORIGINALLuiz Carlos Rosa Junior.pdfapplication/pdf3709148https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/1/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf5c809ca301b223ac8d4e93e898f1131fMD51THUMBNAILLuiz Carlos Rosa Junior.pdf.jpgLuiz Carlos Rosa Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/2/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/182012022-06-13 09:02:41.79oai:repositorio.pucsp.br:handle/18201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T12:02:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade
title Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade
spellingShingle Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade
Rosa Junior, Luiz Carlos
Metodologia ativa
Ensino a Distância
Aprendizagem
Active methodology
Distance learning
Learning
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade
title_full Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade
title_fullStr Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade
title_full_unstemmed Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade
title_sort Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade
author Rosa Junior, Luiz Carlos
author_facet Rosa Junior, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236007T1
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa Junior, Luiz Carlos
contributor_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia ativa
Ensino a Distância
Aprendizagem
topic Metodologia ativa
Ensino a Distância
Aprendizagem
Active methodology
Distance learning
Learning
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Active methodology
Distance learning
Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description This research presents a study on how active methodologies that can streamline distance education through the use of technological resources. The intention is to identify the real need for adjustments along the existing technological resources in the market for contemplating the directives contained among the methods researched and analyzed in order to make it feasible for use in a distance learning course. In this sense, approaches will be carried out during the work in order to score relevant requirements for the use of a virtual learning environment (Moodle), along with its features and integrated tools (BigBlueButton) so that they can serve as a tool for learning together with the use of active methodology (Peer Instruction). A simulation class in this way was applied with a group of students of a classroom course. The expected results were satisfactory with regard to the implementation of the proposal. Analyzing this work can be justified by a need to review and display of teaching content from a distance, effective and motivating way supported by a technological resource. The use of this technological resource increased by an active methodology can improve the qualitative potential for this type of education
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:23:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rosa Junior, Luiz Carlos. Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18201
identifier_str_mv Rosa Junior, Luiz Carlos. Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/3/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/1/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/2/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ba44835dfd4249e49f0b70e9c6cf1a5
5c809ca301b223ac8d4e93e898f1131f
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796003134504960