Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18201 |
Resumo: | This research presents a study on how active methodologies that can streamline distance education through the use of technological resources. The intention is to identify the real need for adjustments along the existing technological resources in the market for contemplating the directives contained among the methods researched and analyzed in order to make it feasible for use in a distance learning course. In this sense, approaches will be carried out during the work in order to score relevant requirements for the use of a virtual learning environment (Moodle), along with its features and integrated tools (BigBlueButton) so that they can serve as a tool for learning together with the use of active methodology (Peer Instruction). A simulation class in this way was applied with a group of students of a classroom course. The expected results were satisfactory with regard to the implementation of the proposal. Analyzing this work can be justified by a need to review and display of teaching content from a distance, effective and motivating way supported by a technological resource. The use of this technological resource increased by an active methodology can improve the qualitative potential for this type of education |
id |
PUC_SP-1_94a13da5358bb29a59b899c3d1f44995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18201 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236007T1Rosa Junior, Luiz Carlos2016-04-29T14:23:41Z2016-02-122015-12-08Rosa Junior, Luiz Carlos. Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18201This research presents a study on how active methodologies that can streamline distance education through the use of technological resources. The intention is to identify the real need for adjustments along the existing technological resources in the market for contemplating the directives contained among the methods researched and analyzed in order to make it feasible for use in a distance learning course. In this sense, approaches will be carried out during the work in order to score relevant requirements for the use of a virtual learning environment (Moodle), along with its features and integrated tools (BigBlueButton) so that they can serve as a tool for learning together with the use of active methodology (Peer Instruction). A simulation class in this way was applied with a group of students of a classroom course. The expected results were satisfactory with regard to the implementation of the proposal. Analyzing this work can be justified by a need to review and display of teaching content from a distance, effective and motivating way supported by a technological resource. The use of this technological resource increased by an active methodology can improve the qualitative potential for this type of educationEsta pesquisa apresenta um estudo sobre como as metodologias ativas podem dinamizar a educação a distância através da utilização de recursos tecnológicos. A pretensão é identificar a real necessidade de ajustes junto aos recursos tecnológicos vigentes no mercado para contemplar as diretivas contidas dentre as metodologias pesquisadas e analisadas, afim de torná-la viável para o uso em algum curso a distância. Neste sentido, abordagens serão realizadas ao longo do trabalho a fim de pontuar necessidades relevantes para o uso de um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), juntamente com seus recursos e ferramentas integradas (BigBlueButton), para que possam servir de instrumento para aprendizagem, juntamente com a utilização de metodologia ativa (Peer Instruction). Uma simulação de aula nestes moldes fora aplicada com um grupo de alunos de um curso presencial. Os resultados esperados foram satisfatórios no que diz respeito à aplicação da proposta. Analisando esse trabalho pode-se justificar por uma necessidade de revisão e exposição do conteúdo do ensino a distância, de maneira eficaz e motivadora apoiada por um recurso tecnológico. A utilização desse recurso tecnológico incrementado por uma metodologia ativa pode melhorar o potencial qualitativo para essa modalidade de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/34994/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaMetodologia ativaEnsino a DistânciaAprendizagemActive methodologyDistance learningLearningCNPQ::ENGENHARIASMetodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuiz Carlos Rosa Junior.pdf.txtLuiz Carlos Rosa Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain109230https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/3/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.txt4ba44835dfd4249e49f0b70e9c6cf1a5MD53ORIGINALLuiz Carlos Rosa Junior.pdfapplication/pdf3709148https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/1/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf5c809ca301b223ac8d4e93e898f1131fMD51THUMBNAILLuiz Carlos Rosa Junior.pdf.jpgLuiz Carlos Rosa Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/2/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/182012022-06-13 09:02:41.79oai:repositorio.pucsp.br:handle/18201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T12:02:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade |
title |
Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade |
spellingShingle |
Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade Rosa Junior, Luiz Carlos Metodologia ativa Ensino a Distância Aprendizagem Active methodology Distance learning Learning CNPQ::ENGENHARIAS |
title_short |
Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade |
title_full |
Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade |
title_fullStr |
Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade |
title_sort |
Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade |
author |
Rosa Junior, Luiz Carlos |
author_facet |
Rosa Junior, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236007T1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa Junior, Luiz Carlos |
contributor_str_mv |
Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia ativa Ensino a Distância Aprendizagem |
topic |
Metodologia ativa Ensino a Distância Aprendizagem Active methodology Distance learning Learning CNPQ::ENGENHARIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Active methodology Distance learning Learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
description |
This research presents a study on how active methodologies that can streamline distance education through the use of technological resources. The intention is to identify the real need for adjustments along the existing technological resources in the market for contemplating the directives contained among the methods researched and analyzed in order to make it feasible for use in a distance learning course. In this sense, approaches will be carried out during the work in order to score relevant requirements for the use of a virtual learning environment (Moodle), along with its features and integrated tools (BigBlueButton) so that they can serve as a tool for learning together with the use of active methodology (Peer Instruction). A simulation class in this way was applied with a group of students of a classroom course. The expected results were satisfactory with regard to the implementation of the proposal. Analyzing this work can be justified by a need to review and display of teaching content from a distance, effective and motivating way supported by a technological resource. The use of this technological resource increased by an active methodology can improve the qualitative potential for this type of education |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T14:23:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rosa Junior, Luiz Carlos. Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18201 |
identifier_str_mv |
Rosa Junior, Luiz Carlos. Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/3/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/1/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18201/2/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ba44835dfd4249e49f0b70e9c6cf1a5 5c809ca301b223ac8d4e93e898f1131f cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277789567713280 |