Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29338
Resumo: Esta investigação se propôs a identificar as necessidades de uso da língua espanhola dos profissionais do setor de joias folheadas da cidade de Limeira, interior de São Paulo. O interesse por esses trabalhadores e seu particular contexto deve-se à importância dessa atividade para o desenvolvimento econômico da cidade paulista, já que desse ramo advém a maior fonte de renda do município. Para identificar as funções desempenhadas por esses profissionais, as atividades laborais nas quais utilizam o idioma, e suas reais necessidades de aprendizagem da língua, este trabalho se orientou a partir da perspectiva de ensino de línguas para fins específicos, tradicionalmente designada como Abordagem Instrumental. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, segundo os postulados de Stake (1998) e Yin (2010). A coleta dos dados para a análise foi empreendida a partir da aplicação de um questionário de análise de necessidades, formado por perguntas abertas e fechadas. Os aportes de autores como Hutchinson & Waters (1987), Dudley-Evans & St. John (apud Souza, 2009), e pesquisadores brasileiros como Ramos (2005), Celani (2009) e Souza (2009) foram a base deste estudo, que concebe a análise de necessidades como ponto de partida para a elaboração de um curso que considere as necessidades específicas, os desejos e as dificuldades dos aprendizes. Os dados obtidos por meio do questionário proporcionaram os seguintes resultados: levantamento do perfil dos trabalhadores do setor de joias folheadas; das funções desempenhadas em suas respectivas áreas de atuação; das tarefas comunicativas realizadas em língua espanhola e seus interlocutores. Também foram conhecidas as dificuldades que esses profissionais sentem no uso do idioma e suas expectativas para um curso de espanhol que lhes permita atuar nas situações-alvo, fornecendo subsídios para que, posteriormente, seja idealizado um curso de fins específico para esses trabalhadores
id PUC_SP-1_95cc35bc0a13499e38158a53c55e4716
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29338
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abdalla, Gloria CortésSpinelli, Jaqueline Marilis Formigari2022-10-25T21:00:54Z2022-10-25T21:00:54Z2014-09-05Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari. Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29338Esta investigação se propôs a identificar as necessidades de uso da língua espanhola dos profissionais do setor de joias folheadas da cidade de Limeira, interior de São Paulo. O interesse por esses trabalhadores e seu particular contexto deve-se à importância dessa atividade para o desenvolvimento econômico da cidade paulista, já que desse ramo advém a maior fonte de renda do município. Para identificar as funções desempenhadas por esses profissionais, as atividades laborais nas quais utilizam o idioma, e suas reais necessidades de aprendizagem da língua, este trabalho se orientou a partir da perspectiva de ensino de línguas para fins específicos, tradicionalmente designada como Abordagem Instrumental. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, segundo os postulados de Stake (1998) e Yin (2010). A coleta dos dados para a análise foi empreendida a partir da aplicação de um questionário de análise de necessidades, formado por perguntas abertas e fechadas. Os aportes de autores como Hutchinson & Waters (1987), Dudley-Evans & St. John (apud Souza, 2009), e pesquisadores brasileiros como Ramos (2005), Celani (2009) e Souza (2009) foram a base deste estudo, que concebe a análise de necessidades como ponto de partida para a elaboração de um curso que considere as necessidades específicas, os desejos e as dificuldades dos aprendizes. Os dados obtidos por meio do questionário proporcionaram os seguintes resultados: levantamento do perfil dos trabalhadores do setor de joias folheadas; das funções desempenhadas em suas respectivas áreas de atuação; das tarefas comunicativas realizadas em língua espanhola e seus interlocutores. Também foram conhecidas as dificuldades que esses profissionais sentem no uso do idioma e suas expectativas para um curso de espanhol que lhes permita atuar nas situações-alvo, fornecendo subsídios para que, posteriormente, seja idealizado um curso de fins específico para esses trabalhadoresEsta investigación se propuso a identificar las necesidades de uso de la lengua española de los profesionales del sector de joyas enchapadas de la ciudad de Limeira, interior de São Paulo. El interés por esos trabajadores y su contexto particular se debe a la importancia de esa actividad para el desarrollo económico de la ciudad paulista, ya que de ese ramo adviene la mayor fuente de ingresos del municipio. Para identificar las funciones desempeñadas por esos profesionales, las actividades laborales en las que utilizan el idioma, y sus necesidades reales de aprendizaje de la lengua, este trabajo se orientó a partir de la perspectiva de enseñanza de lenguas con fines específicos, designada tradicionalmente como Enfoque Instrumental. Se utilizó como método investigativo el estudio de caso, según los postulados de Stake (1998) e Yin (2010). La recolección de los datos para el análisis se emprendió a partir de la aplicación de un cuestionario de análisis de necesidades, formado por preguntas abiertas y cerradas. Los aportes de autores como Hutchinson & Waters (1987), Dudley-Evans & St. John (apud Souza, 2009), e investigadores brasileños como Ramos (2005), Celani (2009) y Souza (2009) fueron la base de este estudio, que concibe el análisis de necesidades como punto de partida para la elaboración de un curso que considere las necesidades específicas, los deseos y las dificultades de los aprendices. Los datos obtenidos a través del cuestionario proporcionaron los siguientes resultados: levantamiento del perfil de los trabajadores del sector de joyas enchapadas; de las funciones desempeñadas en sus respectivas áreas de actuación; de las tareas comunicativas realizadas en lengua española y sus interlocutores. También se conocieron las dificultades que esos profesionales sienten al utilizar el idioma, y sus expectativas para un curso de español que les permita actuar en las situaciones-meta, posibilitando que, posteriormente, se idee un curso de fines específicos para esos trabajadoresporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em O Ensino de Espanhol para BrasileirosPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASAbordagem instrumentalEspanhol para fins específicosAnálise de necessidadesEnfoque instrumentalEspañol para fines específicosAnálisis de necesidadesEspañol en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJAQUELINE MARILIS FORMIGARI SPINELLI.pdfapplication/pdf518268https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29338/1/JAQUELINE%20MARILIS%20FORMIGARI%20SPINELLI.pdff41eba6544920d5ce023600001e9058dMD51TEXTJAQUELINE MARILIS FORMIGARI SPINELLI.pdf.txtJAQUELINE MARILIS FORMIGARI SPINELLI.pdf.txtExtracted texttext/plain126804https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29338/2/JAQUELINE%20MARILIS%20FORMIGARI%20SPINELLI.pdf.txt5d26690b532c511bbe7d4e734a768077MD52THUMBNAILJAQUELINE MARILIS FORMIGARI SPINELLI.pdf.jpgJAQUELINE MARILIS FORMIGARI SPINELLI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29338/3/JAQUELINE%20MARILIS%20FORMIGARI%20SPINELLI.pdf.jpg718a68a24a32cff0c44a7731ea5e28e0MD53handle/293382023-06-14 09:38:13.543oai:repositorio.pucsp.br:handle/29338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-14T12:38:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.es.fl_str_mv Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos
title Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos
spellingShingle Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos
Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Abordagem instrumental
Espanhol para fins específicos
Análise de necessidades
Enfoque instrumental
Español para fines específicos
Análisis de necesidades
title_short Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos
title_full Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos
title_fullStr Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos
title_full_unstemmed Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos
title_sort Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos
author Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari
author_facet Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdalla, Gloria Cortés
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari
contributor_str_mv Abdalla, Gloria Cortés
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Abordagem instrumental
Espanhol para fins específicos
Análise de necessidades
Enfoque instrumental
Español para fines específicos
Análisis de necesidades
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem instrumental
Espanhol para fins específicos
Análise de necessidades
dc.subject.eng.fl_str_mv Enfoque instrumental
dc.subject.spa.fl_str_mv Español para fines específicos
Análisis de necesidades
description Esta investigação se propôs a identificar as necessidades de uso da língua espanhola dos profissionais do setor de joias folheadas da cidade de Limeira, interior de São Paulo. O interesse por esses trabalhadores e seu particular contexto deve-se à importância dessa atividade para o desenvolvimento econômico da cidade paulista, já que desse ramo advém a maior fonte de renda do município. Para identificar as funções desempenhadas por esses profissionais, as atividades laborais nas quais utilizam o idioma, e suas reais necessidades de aprendizagem da língua, este trabalho se orientou a partir da perspectiva de ensino de línguas para fins específicos, tradicionalmente designada como Abordagem Instrumental. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, segundo os postulados de Stake (1998) e Yin (2010). A coleta dos dados para a análise foi empreendida a partir da aplicação de um questionário de análise de necessidades, formado por perguntas abertas e fechadas. Os aportes de autores como Hutchinson & Waters (1987), Dudley-Evans & St. John (apud Souza, 2009), e pesquisadores brasileiros como Ramos (2005), Celani (2009) e Souza (2009) foram a base deste estudo, que concebe a análise de necessidades como ponto de partida para a elaboração de um curso que considere as necessidades específicas, os desejos e as dificuldades dos aprendizes. Os dados obtidos por meio do questionário proporcionaram os seguintes resultados: levantamento do perfil dos trabalhadores do setor de joias folheadas; das funções desempenhadas em suas respectivas áreas de atuação; das tarefas comunicativas realizadas em língua espanhola e seus interlocutores. Também foram conhecidas as dificuldades que esses profissionais sentem no uso do idioma e suas expectativas para um curso de espanhol que lhes permita atuar nas situações-alvo, fornecendo subsídios para que, posteriormente, seja idealizado um curso de fins específico para esses trabalhadores
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:00:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari. Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29338
identifier_str_mv Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari. Español en el sector de joyas enchapadas en la ciudad de Limeira - SP: análisis de necesidades para un curso de fines específicos. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29338/1/JAQUELINE%20MARILIS%20FORMIGARI%20SPINELLI.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29338/2/JAQUELINE%20MARILIS%20FORMIGARI%20SPINELLI.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29338/3/JAQUELINE%20MARILIS%20FORMIGARI%20SPINELLI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f41eba6544920d5ce023600001e9058d
5d26690b532c511bbe7d4e734a768077
718a68a24a32cff0c44a7731ea5e28e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277890730131456