Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28437
Resumo: The Work of conclusion of course (TCC) CONSTRUCTION of PROFESSIONAL IDENTITY of the STUDENT of PEDAGOGY is based mainly on studies of Claude Dubar on professional identity. The work discusses the process identity from the research: Pedagogy in Perspective of the Student: impacts of the new educational policy for the course. The aim of this study is to investigate the TCC process of construction of professional identity of the student of pedagogy, with the intention of understanding, in addition to the representations, the constituent elements of the professional identity that these educators present at the place of exercise of the profession. The work has the method the bibliographical research with authors of the field of psychology and Sociology. The result of the work pointed out that the course of pedagogy at the Pontifical University of São Paulo assigns the student an identity professional toward scientific knowledge, but above all, humanistic characteristics that sensitize the
id PUC_SP-1_9a318ed15c8a8c7faabdd06f18e7ccf5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28437
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Marques, Sandra Machado LunardiGomes, Regina Célia Almeida do Nascimento2022-10-05T22:04:08Z2022-10-05T22:04:08Z2013-12-01Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento. Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28437The Work of conclusion of course (TCC) CONSTRUCTION of PROFESSIONAL IDENTITY of the STUDENT of PEDAGOGY is based mainly on studies of Claude Dubar on professional identity. The work discusses the process identity from the research: Pedagogy in Perspective of the Student: impacts of the new educational policy for the course. The aim of this study is to investigate the TCC process of construction of professional identity of the student of pedagogy, with the intention of understanding, in addition to the representations, the constituent elements of the professional identity that these educators present at the place of exercise of the profession. The work has the method the bibliographical research with authors of the field of psychology and Sociology. The result of the work pointed out that the course of pedagogy at the Pontifical University of São Paulo assigns the student an identity professional toward scientific knowledge, but above all, humanistic characteristics that sensitize theO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO ALUNO DE PEDAGOGIA é fundamentado, principalmente, nos estudos de Claude Dubar sobre identidade profissional. O trabalho discute o processo identitário a partir da pesquisa: Pedagogia na Perspectiva do Aluno: impactos da Nova Política Educacional para o Curso. O objetivo deste trabalho de TCC é de investigar o processo de construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia, com a intenção de compreender, além das representações, os elementos constituintes da identidade profissional que esses educadores apresentam nos locais de exercício da profissão. O trabalho tem como método a pesquisa bibliográfica com autores do campo da Psicologia e da Sociologia. O resultado do trabalho apontou que o Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade de São Paulo atribui ao aluno uma identidade profissional voltada para o conhecimento científico, mas acima de tudo, características humanística que conscientizam o educador do seu papel político e social. Ao analisar o contexto acadêmico, foi detectada a problematização gerada na identidade do aluno pedagogo pelos desafios que o processo formativo lhe apresenta, bem como as angústias enfrentadas entre a formação e o trabalho, além das dificuldades financeiras que o aluno de classe popular passa no período de graduaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIdentidade profissionalAluno da PedagogiaFormaçãoProfessional identityA student of PedagogyTrainingConstrução da identidade profissional do aluno de PedagogiaConstruction of professional identity of the student of pedagogyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALREGINA CÉLIA ALMEIDA DO NASCIMENTO GOMES - TCC.pdfapplication/pdf1309148https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28437/1/REGINA%20C%c3%89LIA%20ALMEIDA%20DO%20NASCIMENTO%20GOMES%20-%20TCC.pdf65a269da87474f4c092893309e73384dMD51TEXTREGINA CÉLIA ALMEIDA DO NASCIMENTO GOMES - TCC.pdf.txtREGINA CÉLIA ALMEIDA DO NASCIMENTO GOMES - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain124177https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28437/2/REGINA%20C%c3%89LIA%20ALMEIDA%20DO%20NASCIMENTO%20GOMES%20-%20TCC.pdf.txt3e27b261bfc6e3a203d81528f7c7d337MD52THUMBNAILREGINA CÉLIA ALMEIDA DO NASCIMENTO GOMES - TCC.pdf.jpgREGINA CÉLIA ALMEIDA DO NASCIMENTO GOMES - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28437/3/REGINA%20C%c3%89LIA%20ALMEIDA%20DO%20NASCIMENTO%20GOMES%20-%20TCC.pdf.jpgeb392675fff1583dc8888bbca681d609MD53handle/284372022-10-06 01:02:24.466oai:repositorio.pucsp.br:handle/28437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:02:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv Construction of professional identity of the student of pedagogy
title Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia
spellingShingle Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia
Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Identidade profissional
Aluno da Pedagogia
Formação
Professional identity
A student of Pedagogy
Training
title_short Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia
title_full Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia
title_fullStr Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia
title_full_unstemmed Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia
title_sort Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia
author Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento
author_facet Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Sandra Machado Lunardi
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento
contributor_str_mv Marques, Sandra Machado Lunardi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Identidade profissional
Aluno da Pedagogia
Formação
Professional identity
A student of Pedagogy
Training
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Aluno da Pedagogia
Formação
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional identity
A student of Pedagogy
Training
description The Work of conclusion of course (TCC) CONSTRUCTION of PROFESSIONAL IDENTITY of the STUDENT of PEDAGOGY is based mainly on studies of Claude Dubar on professional identity. The work discusses the process identity from the research: Pedagogy in Perspective of the Student: impacts of the new educational policy for the course. The aim of this study is to investigate the TCC process of construction of professional identity of the student of pedagogy, with the intention of understanding, in addition to the representations, the constituent elements of the professional identity that these educators present at the place of exercise of the profession. The work has the method the bibliographical research with authors of the field of psychology and Sociology. The result of the work pointed out that the course of pedagogy at the Pontifical University of São Paulo assigns the student an identity professional toward scientific knowledge, but above all, humanistic characteristics that sensitize the
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-05T22:04:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-05T22:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento. Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28437
identifier_str_mv Gomes, Regina Célia Almeida do Nascimento. Construção da identidade profissional do aluno de Pedagogia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28437/1/REGINA%20C%c3%89LIA%20ALMEIDA%20DO%20NASCIMENTO%20GOMES%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28437/2/REGINA%20C%c3%89LIA%20ALMEIDA%20DO%20NASCIMENTO%20GOMES%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28437/3/REGINA%20C%c3%89LIA%20ALMEIDA%20DO%20NASCIMENTO%20GOMES%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65a269da87474f4c092893309e73384d
3e27b261bfc6e3a203d81528f7c7d337
eb392675fff1583dc8888bbca681d609
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796189271425024