Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Rosana Maria de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10496
Resumo: The current research investigates the actions and the preparation of teaching materials for teacher training of the two Centers of São Paulo Afro-Brazilian Studies during the period from 2003 to 2013, in concordance to legislation 10.639/03. The objective of this research is to identify the tendencies (thematic/conceptual/methodological) that guide the production of these materials. The inclusion in the school syllabus of the ethnic and cultural diversity topic is analysed in the educational materials with a theoretical frame of reference from Goodson and Popkewitz. The hypothesis presented is that the prevalence of a racial democracy myth, together with the school curricular policy in the specific period and the actions and productions of the mentioned centers, have projected the promotion of racial equality policies and given teachers the opportunity to have a critical comprehension of the historical, political and cultural dimensions concerning the inclusion of this topic in the school materials. However, evidence from the analyses conducted in this research show that little has changed in the pedagogical methods
id PUC_SP-1_9d0e99fb1a07e1a9c6d6d27d8d451aee
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10496
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ciampi, Helenicehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799673A1Camargo, Rosana Maria de2016-04-27T16:33:03Z2015-09-142015-08-21Camargo, Rosana Maria de. Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013). 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10496The current research investigates the actions and the preparation of teaching materials for teacher training of the two Centers of São Paulo Afro-Brazilian Studies during the period from 2003 to 2013, in concordance to legislation 10.639/03. The objective of this research is to identify the tendencies (thematic/conceptual/methodological) that guide the production of these materials. The inclusion in the school syllabus of the ethnic and cultural diversity topic is analysed in the educational materials with a theoretical frame of reference from Goodson and Popkewitz. The hypothesis presented is that the prevalence of a racial democracy myth, together with the school curricular policy in the specific period and the actions and productions of the mentioned centers, have projected the promotion of racial equality policies and given teachers the opportunity to have a critical comprehension of the historical, political and cultural dimensions concerning the inclusion of this topic in the school materials. However, evidence from the analyses conducted in this research show that little has changed in the pedagogical methodsA presente pesquisa investiga as ações e elaboração de materiais didáticos para a formação de professores de dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas, no período de 2003 a 2013, em articulação com a Lei 10.639/03. Tem por objetivos identificar as tendências (temáticas/conceituais/metodológicas) que nortearam as produções de materiais didáticos realizadas por esses Núcleos. A inclusão da temática da diversidade étnico- cultural no currículo escolar é analisada nos materiais didáticos, apoiada por um referencial teórico em que destacam-se nas reflexões sobre currículo Goodson e Popkewitz. Parte-se da hipótese de que a permanência do mito da democracia racial, associa-se com a política curricular adotada no período, bem como de que as ações/produções dos Núcleos selecionados, têm impulsionado as políticas de promoção da igualdade racial e possibilitado aos professores a reflexão critica e compreensão da dimensão histórica, política e cultural do ensino desta temática. Todavia pareceu-nos que a pratica pedagógica pouco mudou como tentamos evidenciar nas análises realizadasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23319/Rosana%20Maria%20de%20Camargo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoDiversidade étnico-culturalCurrículoFormação de professoresEthnic and cultural diversityCurriculumTeacher trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAODiversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRosana Maria de Camargo.pdf.txtRosana Maria de Camargo.pdf.txtExtracted texttext/plain278887https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10496/3/Rosana%20Maria%20de%20Camargo.pdf.txt60540ac8e310b9e496add58784efcfdaMD53ORIGINALRosana Maria de Camargo.pdfapplication/pdf2003293https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10496/1/Rosana%20Maria%20de%20Camargo.pdf92e671bf00259dc75e91f4ed93b0c65aMD51THUMBNAILRosana Maria de Camargo.pdf.jpgRosana Maria de Camargo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3274https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10496/2/Rosana%20Maria%20de%20Camargo.pdf.jpgfa26cb66d5a7ab50e8c522dda3882431MD52handle/104962022-06-25 09:06:48.979oai:repositorio.pucsp.br:handle/10496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-25T12:06:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)
title Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)
spellingShingle Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)
Camargo, Rosana Maria de
Diversidade étnico-cultural
Currículo
Formação de professores
Ethnic and cultural diversity
Curriculum
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)
title_full Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)
title_fullStr Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)
title_full_unstemmed Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)
title_sort Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013)
author Camargo, Rosana Maria de
author_facet Camargo, Rosana Maria de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ciampi, Helenice
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799673A1
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Rosana Maria de
contributor_str_mv Ciampi, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade étnico-cultural
Currículo
Formação de professores
topic Diversidade étnico-cultural
Currículo
Formação de professores
Ethnic and cultural diversity
Curriculum
Teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnic and cultural diversity
Curriculum
Teacher training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The current research investigates the actions and the preparation of teaching materials for teacher training of the two Centers of São Paulo Afro-Brazilian Studies during the period from 2003 to 2013, in concordance to legislation 10.639/03. The objective of this research is to identify the tendencies (thematic/conceptual/methodological) that guide the production of these materials. The inclusion in the school syllabus of the ethnic and cultural diversity topic is analysed in the educational materials with a theoretical frame of reference from Goodson and Popkewitz. The hypothesis presented is that the prevalence of a racial democracy myth, together with the school curricular policy in the specific period and the actions and productions of the mentioned centers, have projected the promotion of racial equality policies and given teachers the opportunity to have a critical comprehension of the historical, political and cultural dimensions concerning the inclusion of this topic in the school materials. However, evidence from the analyses conducted in this research show that little has changed in the pedagogical methods
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:33:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Camargo, Rosana Maria de. Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013). 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10496
identifier_str_mv Camargo, Rosana Maria de. Diversidade étnico-cultural no currículo: ações para formação de professores realizadas por dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros paulistas (2003 - 2013). 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10496/3/Rosana%20Maria%20de%20Camargo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10496/1/Rosana%20Maria%20de%20Camargo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10496/2/Rosana%20Maria%20de%20Camargo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 60540ac8e310b9e496add58784efcfda
92e671bf00259dc75e91f4ed93b0c65a
fa26cb66d5a7ab50e8c522dda3882431
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278011727413248