Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Patrícia Cavalcante
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Quadros, Silvia Cristina de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384
Resumo: O presente texto trata da apresentação da análise de três livros didáticos, de Língua Portuguesa, do 5º ano do ensino fundamental, sendo eles os três mais adotados pelas escolas públicas do estado de São Paulo. Objetivou-se verificar se a temática da diversidade étnico-cultural é abordada nesses livros didáticos e se há uma abordagem educomunicativa. A pesquisa realizada teve caráter bibliográfico e exploratório. Os livros foram analisados, por categorias temáticas (Construção histórica do conhecimento; Manifestações culturais; Diversidade de indivíduos e de grupos sociais; Igualdade e equidade nos ambientes e Diversidade étnico-cultural). Como resultados, constatou-se que os materiais didáticos analisados, em sua maioria, têm valorizado a temática diversidade étnico-cultural em um viés educomunicativo, que possibilita ao aluno que seus saberes sejam valorizados e tenha voz e espaço. Em conclusão, as reflexões aqui apresentadas podem subsidiar a escolha dos livros didáticos pelos docentes, que atendam ao viés educomunicativo e valorizem uma prática pedagógica embasada na oralidade e que contemplem a diversidade étnico-cultural.
id UNIFEI_c7f887f241f6ab803d6c8fa0fd34426c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37384
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-culturalEducational practices in textbooks: a look at ethnic-cultural diversityPrácticas educativas en los libros de texto: una mirada a la diversidad étnico-culturalBNCCDiversity Cultural-EthnicEducommunication.BNCCDiversidad Étnico-culturalEducomunicación.BNCCDiversidade Étnico-culturalEducomunicação.O presente texto trata da apresentação da análise de três livros didáticos, de Língua Portuguesa, do 5º ano do ensino fundamental, sendo eles os três mais adotados pelas escolas públicas do estado de São Paulo. Objetivou-se verificar se a temática da diversidade étnico-cultural é abordada nesses livros didáticos e se há uma abordagem educomunicativa. A pesquisa realizada teve caráter bibliográfico e exploratório. Os livros foram analisados, por categorias temáticas (Construção histórica do conhecimento; Manifestações culturais; Diversidade de indivíduos e de grupos sociais; Igualdade e equidade nos ambientes e Diversidade étnico-cultural). Como resultados, constatou-se que os materiais didáticos analisados, em sua maioria, têm valorizado a temática diversidade étnico-cultural em um viés educomunicativo, que possibilita ao aluno que seus saberes sejam valorizados e tenha voz e espaço. Em conclusão, as reflexões aqui apresentadas podem subsidiar a escolha dos livros didáticos pelos docentes, que atendam ao viés educomunicativo e valorizem uma prática pedagógica embasada na oralidade e que contemplem a diversidade étnico-cultural.The present text deals with the presentation of the analysis of three textbooks, in Portuguese, from the 5th year of elementary school, being the three most adopted by public schools in the state of São Paulo (Brazil). The objective was to verify if the theme of ethnic-cultural diversity is treated in these textbooks and if there is an educommunicative approach. The research was based in a bibliographic and exploratory study. The books were analyzed by thematic categories (Historical construction of knowledge; Cultural manifestations; Diversity of individuals and social groups; Equality and equity in environments and Ethnic-cultural diversity). As a result, it was found that the didactic materials analyzed, for the most part, have valued the theme ethnic-cultural diversity in an educommunicative bias, which allows the student to value their knowledge and have a voice and space. In conclusion, the reflections presented here can support the choice of textbooks by teachers, which meet the educational-communicative bias and value a pedagogical practice based on orality and that contemplate ethnic-cultural diversity.El presente texto trata de la presentación del análisis de tres libros de texto, en portugués, del 5º año de la enseñanza fundamental, siendo los tres más adoptados por las escuelas públicas del estado de São Paulo (Brasil). El objetivo fue verificar si el tema de la diversidad étnico-cultural es abordado en estos libros de texto y si existe un enfoque educomunicativo. La investigación realizada tuvo un carácter bibliográfico y exploratorio. Los libros fueron analizados por categorías temáticas (Construcción histórica del conocimiento; Manifestaciones culturales; Diversidad de individuos y grupos sociales; Igualdad y equidad en los ambientes y Diversidad étnico-cultural). Como resultado, se constató que los materiales didácticos analizados, en su mayoría, han valorado el tema diversidad étnico-cultural en un sesgo educomunicativo, que permite al estudiante valorar sus saberes y tener voz y espacio. En conclusión, las reflexiones aquí presentadas pueden sustentar la elección de libros de texto por parte de los docentes, que atiendan el sesgo educativo-comunicativo y valoren una práctica pedagógica basada en la oralidad y que contemplen la diversidad étnico-cultural.Research, Society and Development2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3738410.33448/rsd-v11i15.37384Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e440111537384Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e440111537384Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4401115373842525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384/31171Copyright (c) 2022 Ana Patrícia Cavalcante Guimarães; Silvia Cristina de Oliveira Quadroshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Ana Patrícia CavalcanteQuadros, Silvia Cristina de Oliveira2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37384Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:34.824425Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural
Educational practices in textbooks: a look at ethnic-cultural diversity
Prácticas educativas en los libros de texto: una mirada a la diversidad étnico-cultural
title Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural
spellingShingle Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural
Guimarães, Ana Patrícia Cavalcante
BNCC
Diversity Cultural-Ethnic
Educommunication.
BNCC
Diversidad Étnico-cultural
Educomunicación.
BNCC
Diversidade Étnico-cultural
Educomunicação.
title_short Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural
title_full Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural
title_fullStr Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural
title_full_unstemmed Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural
title_sort Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural
author Guimarães, Ana Patrícia Cavalcante
author_facet Guimarães, Ana Patrícia Cavalcante
Quadros, Silvia Cristina de Oliveira
author_role author
author2 Quadros, Silvia Cristina de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ana Patrícia Cavalcante
Quadros, Silvia Cristina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Diversity Cultural-Ethnic
Educommunication.
BNCC
Diversidad Étnico-cultural
Educomunicación.
BNCC
Diversidade Étnico-cultural
Educomunicação.
topic BNCC
Diversity Cultural-Ethnic
Educommunication.
BNCC
Diversidad Étnico-cultural
Educomunicación.
BNCC
Diversidade Étnico-cultural
Educomunicação.
description O presente texto trata da apresentação da análise de três livros didáticos, de Língua Portuguesa, do 5º ano do ensino fundamental, sendo eles os três mais adotados pelas escolas públicas do estado de São Paulo. Objetivou-se verificar se a temática da diversidade étnico-cultural é abordada nesses livros didáticos e se há uma abordagem educomunicativa. A pesquisa realizada teve caráter bibliográfico e exploratório. Os livros foram analisados, por categorias temáticas (Construção histórica do conhecimento; Manifestações culturais; Diversidade de indivíduos e de grupos sociais; Igualdade e equidade nos ambientes e Diversidade étnico-cultural). Como resultados, constatou-se que os materiais didáticos analisados, em sua maioria, têm valorizado a temática diversidade étnico-cultural em um viés educomunicativo, que possibilita ao aluno que seus saberes sejam valorizados e tenha voz e espaço. Em conclusão, as reflexões aqui apresentadas podem subsidiar a escolha dos livros didáticos pelos docentes, que atendam ao viés educomunicativo e valorizem uma prática pedagógica embasada na oralidade e que contemplem a diversidade étnico-cultural.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384
10.33448/rsd-v11i15.37384
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384/31171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Patrícia Cavalcante Guimarães; Silvia Cristina de Oliveira Quadros
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Patrícia Cavalcante Guimarães; Silvia Cristina de Oliveira Quadros
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e440111537384
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e440111537384
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e440111537384
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052729255788544