Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384 |
Resumo: | O presente texto trata da apresentação da análise de três livros didáticos, de Língua Portuguesa, do 5º ano do ensino fundamental, sendo eles os três mais adotados pelas escolas públicas do estado de São Paulo. Objetivou-se verificar se a temática da diversidade étnico-cultural é abordada nesses livros didáticos e se há uma abordagem educomunicativa. A pesquisa realizada teve caráter bibliográfico e exploratório. Os livros foram analisados, por categorias temáticas (Construção histórica do conhecimento; Manifestações culturais; Diversidade de indivíduos e de grupos sociais; Igualdade e equidade nos ambientes e Diversidade étnico-cultural). Como resultados, constatou-se que os materiais didáticos analisados, em sua maioria, têm valorizado a temática diversidade étnico-cultural em um viés educomunicativo, que possibilita ao aluno que seus saberes sejam valorizados e tenha voz e espaço. Em conclusão, as reflexões aqui apresentadas podem subsidiar a escolha dos livros didáticos pelos docentes, que atendam ao viés educomunicativo e valorizem uma prática pedagógica embasada na oralidade e que contemplem a diversidade étnico-cultural. |
id |
UNIFEI_c7f887f241f6ab803d6c8fa0fd34426c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37384 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-culturalEducational practices in textbooks: a look at ethnic-cultural diversityPrácticas educativas en los libros de texto: una mirada a la diversidad étnico-culturalBNCCDiversity Cultural-EthnicEducommunication.BNCCDiversidad Étnico-culturalEducomunicación.BNCCDiversidade Étnico-culturalEducomunicação.O presente texto trata da apresentação da análise de três livros didáticos, de Língua Portuguesa, do 5º ano do ensino fundamental, sendo eles os três mais adotados pelas escolas públicas do estado de São Paulo. Objetivou-se verificar se a temática da diversidade étnico-cultural é abordada nesses livros didáticos e se há uma abordagem educomunicativa. A pesquisa realizada teve caráter bibliográfico e exploratório. Os livros foram analisados, por categorias temáticas (Construção histórica do conhecimento; Manifestações culturais; Diversidade de indivíduos e de grupos sociais; Igualdade e equidade nos ambientes e Diversidade étnico-cultural). Como resultados, constatou-se que os materiais didáticos analisados, em sua maioria, têm valorizado a temática diversidade étnico-cultural em um viés educomunicativo, que possibilita ao aluno que seus saberes sejam valorizados e tenha voz e espaço. Em conclusão, as reflexões aqui apresentadas podem subsidiar a escolha dos livros didáticos pelos docentes, que atendam ao viés educomunicativo e valorizem uma prática pedagógica embasada na oralidade e que contemplem a diversidade étnico-cultural.The present text deals with the presentation of the analysis of three textbooks, in Portuguese, from the 5th year of elementary school, being the three most adopted by public schools in the state of São Paulo (Brazil). The objective was to verify if the theme of ethnic-cultural diversity is treated in these textbooks and if there is an educommunicative approach. The research was based in a bibliographic and exploratory study. The books were analyzed by thematic categories (Historical construction of knowledge; Cultural manifestations; Diversity of individuals and social groups; Equality and equity in environments and Ethnic-cultural diversity). As a result, it was found that the didactic materials analyzed, for the most part, have valued the theme ethnic-cultural diversity in an educommunicative bias, which allows the student to value their knowledge and have a voice and space. In conclusion, the reflections presented here can support the choice of textbooks by teachers, which meet the educational-communicative bias and value a pedagogical practice based on orality and that contemplate ethnic-cultural diversity.El presente texto trata de la presentación del análisis de tres libros de texto, en portugués, del 5º año de la enseñanza fundamental, siendo los tres más adoptados por las escuelas públicas del estado de São Paulo (Brasil). El objetivo fue verificar si el tema de la diversidad étnico-cultural es abordado en estos libros de texto y si existe un enfoque educomunicativo. La investigación realizada tuvo un carácter bibliográfico y exploratorio. Los libros fueron analizados por categorías temáticas (Construcción histórica del conocimiento; Manifestaciones culturales; Diversidad de individuos y grupos sociales; Igualdad y equidad en los ambientes y Diversidad étnico-cultural). Como resultado, se constató que los materiales didácticos analizados, en su mayoría, han valorado el tema diversidad étnico-cultural en un sesgo educomunicativo, que permite al estudiante valorar sus saberes y tener voz y espacio. En conclusión, las reflexiones aquí presentadas pueden sustentar la elección de libros de texto por parte de los docentes, que atiendan el sesgo educativo-comunicativo y valoren una práctica pedagógica basada en la oralidad y que contemplen la diversidad étnico-cultural.Research, Society and Development2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3738410.33448/rsd-v11i15.37384Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e440111537384Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e440111537384Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4401115373842525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384/31171Copyright (c) 2022 Ana Patrícia Cavalcante Guimarães; Silvia Cristina de Oliveira Quadroshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Ana Patrícia CavalcanteQuadros, Silvia Cristina de Oliveira2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37384Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:34.824425Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural Educational practices in textbooks: a look at ethnic-cultural diversity Prácticas educativas en los libros de texto: una mirada a la diversidad étnico-cultural |
title |
Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural |
spellingShingle |
Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural Guimarães, Ana Patrícia Cavalcante BNCC Diversity Cultural-Ethnic Educommunication. BNCC Diversidad Étnico-cultural Educomunicación. BNCC Diversidade Étnico-cultural Educomunicação. |
title_short |
Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural |
title_full |
Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural |
title_fullStr |
Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural |
title_full_unstemmed |
Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural |
title_sort |
Práticas educomunicativas em livros didáticos: um olhar sobre a diversidade étnico-cultural |
author |
Guimarães, Ana Patrícia Cavalcante |
author_facet |
Guimarães, Ana Patrícia Cavalcante Quadros, Silvia Cristina de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Quadros, Silvia Cristina de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Patrícia Cavalcante Quadros, Silvia Cristina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Diversity Cultural-Ethnic Educommunication. BNCC Diversidad Étnico-cultural Educomunicación. BNCC Diversidade Étnico-cultural Educomunicação. |
topic |
BNCC Diversity Cultural-Ethnic Educommunication. BNCC Diversidad Étnico-cultural Educomunicación. BNCC Diversidade Étnico-cultural Educomunicação. |
description |
O presente texto trata da apresentação da análise de três livros didáticos, de Língua Portuguesa, do 5º ano do ensino fundamental, sendo eles os três mais adotados pelas escolas públicas do estado de São Paulo. Objetivou-se verificar se a temática da diversidade étnico-cultural é abordada nesses livros didáticos e se há uma abordagem educomunicativa. A pesquisa realizada teve caráter bibliográfico e exploratório. Os livros foram analisados, por categorias temáticas (Construção histórica do conhecimento; Manifestações culturais; Diversidade de indivíduos e de grupos sociais; Igualdade e equidade nos ambientes e Diversidade étnico-cultural). Como resultados, constatou-se que os materiais didáticos analisados, em sua maioria, têm valorizado a temática diversidade étnico-cultural em um viés educomunicativo, que possibilita ao aluno que seus saberes sejam valorizados e tenha voz e espaço. Em conclusão, as reflexões aqui apresentadas podem subsidiar a escolha dos livros didáticos pelos docentes, que atendam ao viés educomunicativo e valorizem uma prática pedagógica embasada na oralidade e que contemplem a diversidade étnico-cultural. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384 10.33448/rsd-v11i15.37384 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37384/31171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Patrícia Cavalcante Guimarães; Silvia Cristina de Oliveira Quadros https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Patrícia Cavalcante Guimarães; Silvia Cristina de Oliveira Quadros https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e440111537384 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e440111537384 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e440111537384 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052729255788544 |