Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Karin Ramos Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34607
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de escola pública, a respeito da aprendizagem da língua inglesa, assim como as razões pelas quais se interessam ou não por esse aprendizado. Fundamenta-se nos referenciais teóricos de Jodelet (2001) e Moscovici (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa é Estudo de Caso, dentre os métodos de coleta de dados, foi utilizado: aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II, mais especificamente, seis alunos focais, de uma escola pública Municipal, durante o ano letivo de 2016; a professora atuou apenas como pesquisadora. Os resultados do estudo indicam que a escola pública tem sido a única instituição de ensino em que os alunos participantes têm tido a oportunidade de estudar inglês, indicam também que, apesar de existirem algumas representações negativas dos alunos a respeito da aprendizagem da língua inglesa, os níveis de interesse desses alunos pelo aprendizado do idioma variam entre pouco interessados, interessados e muito interessados; nenhum aluno participante da pesquisa declarou estar totalmente desinteressado no estudo da língua inglesa
id PUC_SP-1_9fb3f07a8f0c6d1075cac6fdffd6e8b8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34607
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira, Andrea PatriciaCardoso, Karin Ramos Figueiredo2023-07-05T19:33:58Z2023-07-05T19:33:58Z2017-02-13Cardoso, Karin Ramos Figueiredo. Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34607Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de escola pública, a respeito da aprendizagem da língua inglesa, assim como as razões pelas quais se interessam ou não por esse aprendizado. Fundamenta-se nos referenciais teóricos de Jodelet (2001) e Moscovici (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa é Estudo de Caso, dentre os métodos de coleta de dados, foi utilizado: aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II, mais especificamente, seis alunos focais, de uma escola pública Municipal, durante o ano letivo de 2016; a professora atuou apenas como pesquisadora. Os resultados do estudo indicam que a escola pública tem sido a única instituição de ensino em que os alunos participantes têm tido a oportunidade de estudar inglês, indicam também que, apesar de existirem algumas representações negativas dos alunos a respeito da aprendizagem da língua inglesa, os níveis de interesse desses alunos pelo aprendizado do idioma variam entre pouco interessados, interessados e muito interessados; nenhum aluno participante da pesquisa declarou estar totalmente desinteressado no estudo da língua inglesaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRepresentaçõesDesinteresseInteresseAprendizadoLíngua inglesaRepresentações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdfapplication/pdf592028https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/1/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdfc1b3c2d420fa43fea290fe9beebfa1e4MD51TEXTKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdf.txtKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdf.txtExtracted texttext/plain96583https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/2/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf.txt2e55df5a2b7ad0dc5583f0a36499aa05MD52THUMBNAILKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdf.jpgKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/3/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf.jpg50bf5c2efce7cc749ebe47c1b6c981adMD53handle/346072023-07-06 01:23:11.894oai:repositorio.pucsp.br:handle/34607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:23:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa
title Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa
spellingShingle Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa
Cardoso, Karin Ramos Figueiredo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Representações
Desinteresse
Interesse
Aprendizado
Língua inglesa
title_short Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa
title_full Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa
title_fullStr Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa
title_full_unstemmed Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa
title_sort Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa
author Cardoso, Karin Ramos Figueiredo
author_facet Cardoso, Karin Ramos Figueiredo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Karin Ramos Figueiredo
contributor_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Representações
Desinteresse
Interesse
Aprendizado
Língua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Desinteresse
Interesse
Aprendizado
Língua inglesa
description Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de escola pública, a respeito da aprendizagem da língua inglesa, assim como as razões pelas quais se interessam ou não por esse aprendizado. Fundamenta-se nos referenciais teóricos de Jodelet (2001) e Moscovici (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa é Estudo de Caso, dentre os métodos de coleta de dados, foi utilizado: aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II, mais especificamente, seis alunos focais, de uma escola pública Municipal, durante o ano letivo de 2016; a professora atuou apenas como pesquisadora. Os resultados do estudo indicam que a escola pública tem sido a única instituição de ensino em que os alunos participantes têm tido a oportunidade de estudar inglês, indicam também que, apesar de existirem algumas representações negativas dos alunos a respeito da aprendizagem da língua inglesa, os níveis de interesse desses alunos pelo aprendizado do idioma variam entre pouco interessados, interessados e muito interessados; nenhum aluno participante da pesquisa declarou estar totalmente desinteressado no estudo da língua inglesa
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:33:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:33:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cardoso, Karin Ramos Figueiredo. Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34607
identifier_str_mv Cardoso, Karin Ramos Figueiredo. Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/1/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/2/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/3/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c1b3c2d420fa43fea290fe9beebfa1e4
2e55df5a2b7ad0dc5583f0a36499aa05
50bf5c2efce7cc749ebe47c1b6c981ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277829035065344