Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34607 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de escola pública, a respeito da aprendizagem da língua inglesa, assim como as razões pelas quais se interessam ou não por esse aprendizado. Fundamenta-se nos referenciais teóricos de Jodelet (2001) e Moscovici (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa é Estudo de Caso, dentre os métodos de coleta de dados, foi utilizado: aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II, mais especificamente, seis alunos focais, de uma escola pública Municipal, durante o ano letivo de 2016; a professora atuou apenas como pesquisadora. Os resultados do estudo indicam que a escola pública tem sido a única instituição de ensino em que os alunos participantes têm tido a oportunidade de estudar inglês, indicam também que, apesar de existirem algumas representações negativas dos alunos a respeito da aprendizagem da língua inglesa, os níveis de interesse desses alunos pelo aprendizado do idioma variam entre pouco interessados, interessados e muito interessados; nenhum aluno participante da pesquisa declarou estar totalmente desinteressado no estudo da língua inglesa |
id |
PUC_SP-1_9fb3f07a8f0c6d1075cac6fdffd6e8b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34607 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Andrea PatriciaCardoso, Karin Ramos Figueiredo2023-07-05T19:33:58Z2023-07-05T19:33:58Z2017-02-13Cardoso, Karin Ramos Figueiredo. Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34607Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de escola pública, a respeito da aprendizagem da língua inglesa, assim como as razões pelas quais se interessam ou não por esse aprendizado. Fundamenta-se nos referenciais teóricos de Jodelet (2001) e Moscovici (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa é Estudo de Caso, dentre os métodos de coleta de dados, foi utilizado: aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II, mais especificamente, seis alunos focais, de uma escola pública Municipal, durante o ano letivo de 2016; a professora atuou apenas como pesquisadora. Os resultados do estudo indicam que a escola pública tem sido a única instituição de ensino em que os alunos participantes têm tido a oportunidade de estudar inglês, indicam também que, apesar de existirem algumas representações negativas dos alunos a respeito da aprendizagem da língua inglesa, os níveis de interesse desses alunos pelo aprendizado do idioma variam entre pouco interessados, interessados e muito interessados; nenhum aluno participante da pesquisa declarou estar totalmente desinteressado no estudo da língua inglesaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRepresentaçõesDesinteresseInteresseAprendizadoLíngua inglesaRepresentações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdfapplication/pdf592028https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/1/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdfc1b3c2d420fa43fea290fe9beebfa1e4MD51TEXTKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdf.txtKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdf.txtExtracted texttext/plain96583https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/2/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf.txt2e55df5a2b7ad0dc5583f0a36499aa05MD52THUMBNAILKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdf.jpgKARIN RAMOS FIGUEIREDO CARDOSO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/3/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf.jpg50bf5c2efce7cc749ebe47c1b6c981adMD53handle/346072023-07-06 01:23:11.894oai:repositorio.pucsp.br:handle/34607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:23:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa |
title |
Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa |
spellingShingle |
Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa Cardoso, Karin Ramos Figueiredo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Representações Desinteresse Interesse Aprendizado Língua inglesa |
title_short |
Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa |
title_full |
Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa |
title_fullStr |
Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa |
title_sort |
Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa |
author |
Cardoso, Karin Ramos Figueiredo |
author_facet |
Cardoso, Karin Ramos Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Karin Ramos Figueiredo |
contributor_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Representações Desinteresse Interesse Aprendizado Língua inglesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Desinteresse Interesse Aprendizado Língua inglesa |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de escola pública, a respeito da aprendizagem da língua inglesa, assim como as razões pelas quais se interessam ou não por esse aprendizado. Fundamenta-se nos referenciais teóricos de Jodelet (2001) e Moscovici (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa é Estudo de Caso, dentre os métodos de coleta de dados, foi utilizado: aplicação de questionário. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II, mais especificamente, seis alunos focais, de uma escola pública Municipal, durante o ano letivo de 2016; a professora atuou apenas como pesquisadora. Os resultados do estudo indicam que a escola pública tem sido a única instituição de ensino em que os alunos participantes têm tido a oportunidade de estudar inglês, indicam também que, apesar de existirem algumas representações negativas dos alunos a respeito da aprendizagem da língua inglesa, os níveis de interesse desses alunos pelo aprendizado do idioma variam entre pouco interessados, interessados e muito interessados; nenhum aluno participante da pesquisa declarou estar totalmente desinteressado no estudo da língua inglesa |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:33:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:33:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cardoso, Karin Ramos Figueiredo. Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34607 |
identifier_str_mv |
Cardoso, Karin Ramos Figueiredo. Representações e níveis de desinteresse e interesse de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II pelo aprendizado da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/1/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/2/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34607/3/KARIN%20RAMOS%20FIGUEIREDO%20CARDOSO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1b3c2d420fa43fea290fe9beebfa1e4 2e55df5a2b7ad0dc5583f0a36499aa05 50bf5c2efce7cc749ebe47c1b6c981ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277829035065344 |