Compreendendo a experiência escolar na perspectiva de crianças de Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27940 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar e compreender a experiência escolar no Ensino Fundamental I, a partir do ponto de vista e da fala de crianças de uma escola pública. Considerou-se que as crianças são sujeitos sociais com direitos, dignas de respeito e de voz (TOMÁS; GAMA, 2011) e, sendo a escola, um dos principais ambientes sociais das crianças, deveria ser também um espaço de escuta e de protagonismo dos alunos. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa empírica, com crianças de 8 a 9 anos, ambos os sexos, do 3º ano do Ensino Fundamental I. Com base na literatura, considera-se que a linguagem oral não é a única e nem a central como forma de comunicação para crianças (GONÇALVES, 2013), ou seja, elas também se comunicam por meios não verbais. Para a coleta de dados foram utilizados, além da entrevista, métodos de desenhos história e observação das crianças, agindo de forma espontânea em seus contextos escolares. Os resultados demonstram que a experiência escolar é representada de maneira positiva pelos estudantes, com significados pessoais para suas vivências. Porém, alguns fatores as prejudicam, como falta de recursos da instituição, pouco tempo lúdico e a violência entre alunos. As representações da escola real e da escola dos sonhos dos alunos evidenciam esses dados e também apresentam nítidas diferenças, sendo a primeira mais formal e pautada por regras e a segunda focada no momento de brincadeira. Destacou-se que as próprias crianças buscaram soluções ao falarem dos problemas, reforçando a ideia de lhes conceder protagonismo em seus meios sociais, contribuindo para construção de conhecimento |
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