O impacto da mudança: a criança ingressando no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magid, Natasha Smolarsky
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28243
Resumo: Na cultura judaica, a partir do ensino fundamental, as escolas religiosas ortodoxas visam a separação de classes entre meninas e meninos. Até a idade de 6 anos, no ensino infantil, as classes são mistas e não há separação dos grupos de alunos por sexo em outras atividades ou nos momentos de rezas. Porém, ao ingressarem no ensino fundamental, ocorre uma grande mudança no espaço físico, social e cultural destas crianças. O presente estudo investigou a perspectiva de crianças sobre a transição da escolaridade e a separação das classes por sexo numa escola judaica ortodoxa do município de São Paulo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa para a qual foram entrevistados duas meninas e dois meninos que ingressaram esse ano no ensino fundamental, além de terem sido realizadas observações livres nos intervalos de recreio de classes da 1ª série. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo com auxílio das contribuições advindas dos artigos levantados no trabalho de revisão de literatura. Os resultados indicam que as crianças experimentam a transição da escolaridade com muitas dúvidas e sentem falta das atividades lúdicas desenvolvidas no ensino infantil. Além disso, não compreendem o motivo da separação das classes por sexos na 1ª série do ensino fundamental, algo que contribui para o acirramento dos ânimos entre meninos e meninas nas atividades conjuntas, como no caso do recreio
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