Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56387 |
Resumo: | O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada numa escola pública municipal situada em Alvorada/RS, e teve como objetivo identificar as percepções de pais, alunos e professoras sobre a escola na contemporaneidade. Os dados foram obtidos através de questionários com pais, professoras e alunos do 5º ano e de conversas gravadas com alunos do 1º ano. A problematização dos dados contou com o aporte teórico de autores como B. Charlot, J. Dayrell e M. L. Xavier. Com relação ao pensamento dos pais, foi possível perceber a valorização da instituição escolar como um espaço tanto de aprendizagens dos conhecimentos sistematizados, quanto um local de socialização e de continuidade dos ensinamentos iniciados na família. Também apareceu a ideia da escola ser fundamental para uma futura inserção no mundo do trabalho, no sentido de que sejam “alguém na vida”. Quanto aos alunos de 1º e 5º ano, percebeu-se um reconhecimento da relevância da escola como um espaço em que se vai para aprender. Enquanto os alunos do 1º ano expressaram o seu gosto pela escola e por aprender os conteúdos escolares, os alunos do 5º ano manifestaram a sua preferência por atividades realizadas fora da sala de aula, afirmando o lugar da escola como um espaço sociocultural. Para as professoras, a escola encontra-se atravessada por tensões e dilemas com relação aos seus propósitos, que se complexificaram diante das demandas da sociedade atual. |
id |
UFRGS-2_f1a1cc53ffd3731031b6a5005a90e54a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56387 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Foragi, Carolina VilanovaHickmann, Roseli Inês2012-10-12T01:35:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/56387000859006O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada numa escola pública municipal situada em Alvorada/RS, e teve como objetivo identificar as percepções de pais, alunos e professoras sobre a escola na contemporaneidade. Os dados foram obtidos através de questionários com pais, professoras e alunos do 5º ano e de conversas gravadas com alunos do 1º ano. A problematização dos dados contou com o aporte teórico de autores como B. Charlot, J. Dayrell e M. L. Xavier. Com relação ao pensamento dos pais, foi possível perceber a valorização da instituição escolar como um espaço tanto de aprendizagens dos conhecimentos sistematizados, quanto um local de socialização e de continuidade dos ensinamentos iniciados na família. Também apareceu a ideia da escola ser fundamental para uma futura inserção no mundo do trabalho, no sentido de que sejam “alguém na vida”. Quanto aos alunos de 1º e 5º ano, percebeu-se um reconhecimento da relevância da escola como um espaço em que se vai para aprender. Enquanto os alunos do 1º ano expressaram o seu gosto pela escola e por aprender os conteúdos escolares, os alunos do 5º ano manifestaram a sua preferência por atividades realizadas fora da sala de aula, afirmando o lugar da escola como um espaço sociocultural. Para as professoras, a escola encontra-se atravessada por tensões e dilemas com relação aos seus propósitos, que se complexificaram diante das demandas da sociedade atual.application/pdfporComunidade escolarEscolaEnsino fundamentalContemporaneidadePor que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859006.pdf000859006.pdfTexto completoapplication/pdf741374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/1/000859006.pdfe20d73035f6b6c8de531166dd09c0657MD51TEXT000859006.pdf.txt000859006.pdf.txtExtracted Texttext/plain101848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/2/000859006.pdf.txteb1dd8edc1738f82083e02416dc24228MD52THUMBNAIL000859006.pdf.jpg000859006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/3/000859006.pdf.jpg7573acbfbd9e3b3faf5c13584d6334c6MD5310183/563872018-10-08 08:18:50.701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:18:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade |
title |
Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade |
spellingShingle |
Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade Foragi, Carolina Vilanova Comunidade escolar Escola Ensino fundamental Contemporaneidade |
title_short |
Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade |
title_full |
Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade |
title_fullStr |
Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade |
title_sort |
Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade |
author |
Foragi, Carolina Vilanova |
author_facet |
Foragi, Carolina Vilanova |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foragi, Carolina Vilanova |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hickmann, Roseli Inês |
contributor_str_mv |
Hickmann, Roseli Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade escolar Escola Ensino fundamental Contemporaneidade |
topic |
Comunidade escolar Escola Ensino fundamental Contemporaneidade |
description |
O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada numa escola pública municipal situada em Alvorada/RS, e teve como objetivo identificar as percepções de pais, alunos e professoras sobre a escola na contemporaneidade. Os dados foram obtidos através de questionários com pais, professoras e alunos do 5º ano e de conversas gravadas com alunos do 1º ano. A problematização dos dados contou com o aporte teórico de autores como B. Charlot, J. Dayrell e M. L. Xavier. Com relação ao pensamento dos pais, foi possível perceber a valorização da instituição escolar como um espaço tanto de aprendizagens dos conhecimentos sistematizados, quanto um local de socialização e de continuidade dos ensinamentos iniciados na família. Também apareceu a ideia da escola ser fundamental para uma futura inserção no mundo do trabalho, no sentido de que sejam “alguém na vida”. Quanto aos alunos de 1º e 5º ano, percebeu-se um reconhecimento da relevância da escola como um espaço em que se vai para aprender. Enquanto os alunos do 1º ano expressaram o seu gosto pela escola e por aprender os conteúdos escolares, os alunos do 5º ano manifestaram a sua preferência por atividades realizadas fora da sala de aula, afirmando o lugar da escola como um espaço sociocultural. Para as professoras, a escola encontra-se atravessada por tensões e dilemas com relação aos seus propósitos, que se complexificaram diante das demandas da sociedade atual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859006 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56387 |
identifier_str_mv |
000859006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/1/000859006.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/2/000859006.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/3/000859006.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e20d73035f6b6c8de531166dd09c0657 eb1dd8edc1738f82083e02416dc24228 7573acbfbd9e3b3faf5c13584d6334c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224433958912000 |