O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Fabiana Bezerra de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34012
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma intervenção de ensino com a utilização do jogo MATIX como um facilitador na reapropriação da adição dos números inteiros com alunos do 7°ano do ensino fundamental, onde estes já haviam aprendido a matéria com o professor titular da disciplina. Neste trabalho nós utilizamos as teorias de Raymond Duval sobre os Registros de Representações Semióticas e de Guy Brousseau sobre a Teoria das Situações Didáticas. A investigação foi qualitativa e seguiu alguns dos pressupostos da Engenharia Didática. Iniciamos a investigação com um pré-teste, após as análises a priori iniciamos a aplicação do jogo, a primeira parte sendo com dois alunos e na segunda parte dupla contra dupla. Na última aula nós fizemos um pós-teste, o tempo que utilizamos para nossa pesquisa foi de 4 aulas. O Jogo MATIX proporcionou a estes alunos a compreensão da adição dos números inteiros, fazendo com que estes parassem de se apegar a conhecida “regra de sinais”, dessa forma os mesmo passaram a resolver expressões numéricas com maior facilidade, com isso os alunos conseguiram adquirir com mais compreensão o conceito de adição de números inteiros, além disso, os mesmos conseguiram realizar os tratamentos e conversões de forma satisfatória
id PUC_SP-1_aaa1ee930b76980e8c9aed5ae2a54c23
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34012
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira daAndrade, Fabiana Bezerra de2023-07-05T19:26:57Z2023-07-05T19:26:57Z2013-03-14Andrade, Fabiana Bezerra de. O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34012Este trabalho tem como objetivo realizar uma intervenção de ensino com a utilização do jogo MATIX como um facilitador na reapropriação da adição dos números inteiros com alunos do 7°ano do ensino fundamental, onde estes já haviam aprendido a matéria com o professor titular da disciplina. Neste trabalho nós utilizamos as teorias de Raymond Duval sobre os Registros de Representações Semióticas e de Guy Brousseau sobre a Teoria das Situações Didáticas. A investigação foi qualitativa e seguiu alguns dos pressupostos da Engenharia Didática. Iniciamos a investigação com um pré-teste, após as análises a priori iniciamos a aplicação do jogo, a primeira parte sendo com dois alunos e na segunda parte dupla contra dupla. Na última aula nós fizemos um pós-teste, o tempo que utilizamos para nossa pesquisa foi de 4 aulas. O Jogo MATIX proporcionou a estes alunos a compreensão da adição dos números inteiros, fazendo com que estes parassem de se apegar a conhecida “regra de sinais”, dessa forma os mesmo passaram a resolver expressões numéricas com maior facilidade, com isso os alunos conseguiram adquirir com mais compreensão o conceito de adição de números inteiros, além disso, os mesmos conseguiram realizar os tratamentos e conversões de forma satisfatóriaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANúmeros inteirosJogo matixRegistros de representação semióticaO uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFABIANA BEZERRA DE ANDRADE.pdfapplication/pdf1178795https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34012/1/FABIANA%20BEZERRA%20DE%20ANDRADE.pdff1aca4ed7a2294c3edfd62d4757dbaccMD51TEXTFABIANA BEZERRA DE ANDRADE.pdf.txtFABIANA BEZERRA DE ANDRADE.pdf.txtExtracted texttext/plain74229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34012/2/FABIANA%20BEZERRA%20DE%20ANDRADE.pdf.txt91ccbd614786f184a7dec2370f8084e5MD52THUMBNAILFABIANA BEZERRA DE ANDRADE.pdf.jpgFABIANA BEZERRA DE ANDRADE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34012/3/FABIANA%20BEZERRA%20DE%20ANDRADE.pdf.jpgea0d76a8a0772d766c81abcd2483da12MD53handle/340122023-07-06 01:15:12.464oai:repositorio.pucsp.br:handle/34012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:15:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano
title O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano
spellingShingle O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano
Andrade, Fabiana Bezerra de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Números inteiros
Jogo matix
Registros de representação semiótica
title_short O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano
title_full O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano
title_fullStr O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano
title_full_unstemmed O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano
title_sort O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano
author Andrade, Fabiana Bezerra de
author_facet Andrade, Fabiana Bezerra de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Fabiana Bezerra de
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Números inteiros
Jogo matix
Registros de representação semiótica
dc.subject.por.fl_str_mv Números inteiros
Jogo matix
Registros de representação semiótica
description Este trabalho tem como objetivo realizar uma intervenção de ensino com a utilização do jogo MATIX como um facilitador na reapropriação da adição dos números inteiros com alunos do 7°ano do ensino fundamental, onde estes já haviam aprendido a matéria com o professor titular da disciplina. Neste trabalho nós utilizamos as teorias de Raymond Duval sobre os Registros de Representações Semióticas e de Guy Brousseau sobre a Teoria das Situações Didáticas. A investigação foi qualitativa e seguiu alguns dos pressupostos da Engenharia Didática. Iniciamos a investigação com um pré-teste, após as análises a priori iniciamos a aplicação do jogo, a primeira parte sendo com dois alunos e na segunda parte dupla contra dupla. Na última aula nós fizemos um pós-teste, o tempo que utilizamos para nossa pesquisa foi de 4 aulas. O Jogo MATIX proporcionou a estes alunos a compreensão da adição dos números inteiros, fazendo com que estes parassem de se apegar a conhecida “regra de sinais”, dessa forma os mesmo passaram a resolver expressões numéricas com maior facilidade, com isso os alunos conseguiram adquirir com mais compreensão o conceito de adição de números inteiros, além disso, os mesmos conseguiram realizar os tratamentos e conversões de forma satisfatória
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Andrade, Fabiana Bezerra de. O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34012
identifier_str_mv Andrade, Fabiana Bezerra de. O uso do jogo MATIX no ensino de adição de números inteiros no 7° ano. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34012/1/FABIANA%20BEZERRA%20DE%20ANDRADE.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34012/2/FABIANA%20BEZERRA%20DE%20ANDRADE.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34012/3/FABIANA%20BEZERRA%20DE%20ANDRADE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1aca4ed7a2294c3edfd62d4757dbacc
91ccbd614786f184a7dec2370f8084e5
ea0d76a8a0772d766c81abcd2483da12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277947845017600