MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2744 |
Resumo: | Piaget (1980) atribui grande importância à interação social, para ele as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico, quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, visto como um recurso gerador de situações desafiadoras para o aluno e que estimula a interação e discussão em grupo, o jogo é, atualmente, considerado um recurso que auxilia tanto o desenvolvimento intelectual, como o raciocínio lógicomatemático, especialmente na primeira e segunda etapas do Ensino Fundamental. Esse trabalho apresenta a luz da epistemologia algumas reflexões e apontamentos a respeito da utilização do jogo no processo educacional, mais especificamente no ensino de matemática. O jogo apresentado denomina-se “Matix”. Foi aplicado em uma turma 7ª série em 2011, com o objetivo de possibilitar uma discussão a respeito do que vem a ser número oposto e da relação deste conceito matemático com as operações algébricas de adição envolvendo os números inteiros. |
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