MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Antonio, Sandra Regina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guirado, João César, D'Antonio, Solange Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2744
Resumo: Piaget (1980) atribui grande importância à interação social, para ele as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico, quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, visto como um recurso gerador de situações desafiadoras para o aluno e que estimula a interação e discussão em grupo, o jogo é, atualmente, considerado um recurso que auxilia tanto o desenvolvimento intelectual, como o raciocínio lógicomatemático, especialmente na primeira e segunda etapas do Ensino Fundamental. Esse trabalho apresenta a luz da epistemologia algumas reflexões e apontamentos a respeito da utilização do jogo no processo educacional, mais especificamente no ensino de matemática. O jogo apresentado denomina-se “Matix”. Foi aplicado em uma turma 7ª série em 2011, com o objetivo de  possibilitar uma discussão a respeito do que vem a ser número oposto e da relação deste conceito matemático com as operações algébricas de adição envolvendo os números inteiros.
id UNESP-35_4a07bc0ae09547bd87de7fc6d2bde12f
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2744
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemáticaJogo; Resolução de problemas; Números inteiros.Piaget (1980) atribui grande importância à interação social, para ele as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico, quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, visto como um recurso gerador de situações desafiadoras para o aluno e que estimula a interação e discussão em grupo, o jogo é, atualmente, considerado um recurso que auxilia tanto o desenvolvimento intelectual, como o raciocínio lógicomatemático, especialmente na primeira e segunda etapas do Ensino Fundamental. Esse trabalho apresenta a luz da epistemologia algumas reflexões e apontamentos a respeito da utilização do jogo no processo educacional, mais especificamente no ensino de matemática. O jogo apresentado denomina-se “Matix”. Foi aplicado em uma turma 7ª série em 2011, com o objetivo de  possibilitar uma discussão a respeito do que vem a ser número oposto e da relação deste conceito matemático com as operações algébricas de adição envolvendo os números inteiros.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/274410.36311/1984-1655.2012.v4n2.p50-72Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 2 (2012); 50-72Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 2 (2012); 50-72Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 50-721984-165510.5555/repeg.v4i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2744/2151Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Antonio, Sandra ReginaGuirado, João CésarD'Antonio, Solange Cristina2022-02-03T17:05:19Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2744Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-03T17:05:19Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática
title MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática
spellingShingle MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática
D'Antonio, Sandra Regina
Jogo; Resolução de problemas; Números inteiros.
title_short MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática
title_full MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática
title_fullStr MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática
title_full_unstemmed MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática
title_sort MATIX:: construindo novos conceitos nas aulas de matemática
author D'Antonio, Sandra Regina
author_facet D'Antonio, Sandra Regina
Guirado, João César
D'Antonio, Solange Cristina
author_role author
author2 Guirado, João César
D'Antonio, Solange Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Antonio, Sandra Regina
Guirado, João César
D'Antonio, Solange Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo; Resolução de problemas; Números inteiros.
topic Jogo; Resolução de problemas; Números inteiros.
description Piaget (1980) atribui grande importância à interação social, para ele as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico, quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, visto como um recurso gerador de situações desafiadoras para o aluno e que estimula a interação e discussão em grupo, o jogo é, atualmente, considerado um recurso que auxilia tanto o desenvolvimento intelectual, como o raciocínio lógicomatemático, especialmente na primeira e segunda etapas do Ensino Fundamental. Esse trabalho apresenta a luz da epistemologia algumas reflexões e apontamentos a respeito da utilização do jogo no processo educacional, mais especificamente no ensino de matemática. O jogo apresentado denomina-se “Matix”. Foi aplicado em uma turma 7ª série em 2011, com o objetivo de  possibilitar uma discussão a respeito do que vem a ser número oposto e da relação deste conceito matemático com as operações algébricas de adição envolvendo os números inteiros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2744
10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p50-72
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2744
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p50-72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2744/2151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 2 (2012); 50-72
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 2 (2012); 50-72
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 50-72
1984-1655
10.5555/repeg.v4i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037804797952