O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaqueline Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769
Resumo: Devido à importância de intervir no atual cenário educacional brasileiro, no qual um grande número de crianças e adolescentes encontra-se com baixo rendimento escolar e, por diversos motivos, não consegue aprender, tem-se estudado formas e estratégias para superar essa problemática. Alguns estudos visam identificar as causas das dificuldades de aprendizagem sugerindo as bases biológicas que as explicariam com seus respectivos tratamentos. Outros estudos apontam a importância do ambiente familiar, ressaltando que as práticas parentais auxiliam na melhora do rendimento escolar. Há ainda estudos que procuram uma análise mais ampla da questão, apontando as fragilidades do ensino brasileiro e especulando sobre as melhores práticas educativas. Este estudo teve por objetivo a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas no qual os pais de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem possam ser atendidos, orientados e acolhidos na busca que fazem para a superação das dificuldades de seus filhos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, visando a obtenção de suporte teórico e empírico que embasasse o projeto. Em linhas gerais, o projeto proposto envolve uma intervenção psicoeducativa na modalidade de atendimento grupal sob a perspectiva da análise do comportamento, visando orientar práticas parentais mais saudáveis; promover a troca de experiências entre os pais; atuar de forma didática e oferecer informações relevantes e técnicas que poderão ser utilizadas por eles no trato com os filhos; e fornecer suporte emocional para os pais de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, uma vez que eles acabam se sentindo tão marginalizados quanto os filhos
id PUC_SP-1_ab82d90a6115f1277ef9c535eaed1591
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28769
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maciel Junior, Plínio de ASantos, Jaqueline Silva2022-10-11T11:48:24Z2022-10-11T11:48:24Z2011-09-01Santos, Jaqueline Silva. O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769Devido à importância de intervir no atual cenário educacional brasileiro, no qual um grande número de crianças e adolescentes encontra-se com baixo rendimento escolar e, por diversos motivos, não consegue aprender, tem-se estudado formas e estratégias para superar essa problemática. Alguns estudos visam identificar as causas das dificuldades de aprendizagem sugerindo as bases biológicas que as explicariam com seus respectivos tratamentos. Outros estudos apontam a importância do ambiente familiar, ressaltando que as práticas parentais auxiliam na melhora do rendimento escolar. Há ainda estudos que procuram uma análise mais ampla da questão, apontando as fragilidades do ensino brasileiro e especulando sobre as melhores práticas educativas. Este estudo teve por objetivo a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas no qual os pais de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem possam ser atendidos, orientados e acolhidos na busca que fazem para a superação das dificuldades de seus filhos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, visando a obtenção de suporte teórico e empírico que embasasse o projeto. Em linhas gerais, o projeto proposto envolve uma intervenção psicoeducativa na modalidade de atendimento grupal sob a perspectiva da análise do comportamento, visando orientar práticas parentais mais saudáveis; promover a troca de experiências entre os pais; atuar de forma didática e oferecer informações relevantes e técnicas que poderão ser utilizadas por eles no trato com os filhos; e fornecer suporte emocional para os pais de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, uma vez que eles acabam se sentindo tão marginalizados quanto os filhosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADificuldades de aprendizagemQueixa escolarOrientação grupal de paisAnálise do comportamentoPolíticas públicasO atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJaqueline Silva Santos - TCC.pdfapplication/pdf240939https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/1/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdfd68588aa4116487267b12afd09383662MD51TEXTJaqueline Silva Santos - TCC.pdf.txtJaqueline Silva Santos - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain154733https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/2/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf.txt2b60d49b00d9e18c45c87f8591fae368MD52THUMBNAILJaqueline Silva Santos - TCC.pdf.jpgJaqueline Silva Santos - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/3/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf.jpg06b618de06fd790def1f6b86d6a61399MD53handle/287692022-10-12 01:04:15.556oai:repositorio.pucsp.br:handle/28769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:04:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
title O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
spellingShingle O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
Santos, Jaqueline Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Dificuldades de aprendizagem
Queixa escolar
Orientação grupal de pais
Análise do comportamento
Políticas públicas
title_short O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
title_full O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
title_fullStr O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
title_full_unstemmed O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
title_sort O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
author Santos, Jaqueline Silva
author_facet Santos, Jaqueline Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maciel Junior, Plínio de A
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaqueline Silva
contributor_str_mv Maciel Junior, Plínio de A
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Dificuldades de aprendizagem
Queixa escolar
Orientação grupal de pais
Análise do comportamento
Políticas públicas
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Queixa escolar
Orientação grupal de pais
Análise do comportamento
Políticas públicas
description Devido à importância de intervir no atual cenário educacional brasileiro, no qual um grande número de crianças e adolescentes encontra-se com baixo rendimento escolar e, por diversos motivos, não consegue aprender, tem-se estudado formas e estratégias para superar essa problemática. Alguns estudos visam identificar as causas das dificuldades de aprendizagem sugerindo as bases biológicas que as explicariam com seus respectivos tratamentos. Outros estudos apontam a importância do ambiente familiar, ressaltando que as práticas parentais auxiliam na melhora do rendimento escolar. Há ainda estudos que procuram uma análise mais ampla da questão, apontando as fragilidades do ensino brasileiro e especulando sobre as melhores práticas educativas. Este estudo teve por objetivo a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas no qual os pais de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem possam ser atendidos, orientados e acolhidos na busca que fazem para a superação das dificuldades de seus filhos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, visando a obtenção de suporte teórico e empírico que embasasse o projeto. Em linhas gerais, o projeto proposto envolve uma intervenção psicoeducativa na modalidade de atendimento grupal sob a perspectiva da análise do comportamento, visando orientar práticas parentais mais saudáveis; promover a troca de experiências entre os pais; atuar de forma didática e oferecer informações relevantes e técnicas que poderão ser utilizadas por eles no trato com os filhos; e fornecer suporte emocional para os pais de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, uma vez que eles acabam se sentindo tão marginalizados quanto os filhos
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Jaqueline Silva. O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769
identifier_str_mv Santos, Jaqueline Silva. O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/1/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/2/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/3/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d68588aa4116487267b12afd09383662
2b60d49b00d9e18c45c87f8591fae368
06b618de06fd790def1f6b86d6a61399
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278008514576384