O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769 |
Resumo: | Devido à importância de intervir no atual cenário educacional brasileiro, no qual um grande número de crianças e adolescentes encontra-se com baixo rendimento escolar e, por diversos motivos, não consegue aprender, tem-se estudado formas e estratégias para superar essa problemática. Alguns estudos visam identificar as causas das dificuldades de aprendizagem sugerindo as bases biológicas que as explicariam com seus respectivos tratamentos. Outros estudos apontam a importância do ambiente familiar, ressaltando que as práticas parentais auxiliam na melhora do rendimento escolar. Há ainda estudos que procuram uma análise mais ampla da questão, apontando as fragilidades do ensino brasileiro e especulando sobre as melhores práticas educativas. Este estudo teve por objetivo a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas no qual os pais de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem possam ser atendidos, orientados e acolhidos na busca que fazem para a superação das dificuldades de seus filhos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, visando a obtenção de suporte teórico e empírico que embasasse o projeto. Em linhas gerais, o projeto proposto envolve uma intervenção psicoeducativa na modalidade de atendimento grupal sob a perspectiva da análise do comportamento, visando orientar práticas parentais mais saudáveis; promover a troca de experiências entre os pais; atuar de forma didática e oferecer informações relevantes e técnicas que poderão ser utilizadas por eles no trato com os filhos; e fornecer suporte emocional para os pais de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, uma vez que eles acabam se sentindo tão marginalizados quanto os filhos |
id |
PUC_SP-1_ab82d90a6115f1277ef9c535eaed1591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28769 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel Junior, Plínio de ASantos, Jaqueline Silva2022-10-11T11:48:24Z2022-10-11T11:48:24Z2011-09-01Santos, Jaqueline Silva. O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769Devido à importância de intervir no atual cenário educacional brasileiro, no qual um grande número de crianças e adolescentes encontra-se com baixo rendimento escolar e, por diversos motivos, não consegue aprender, tem-se estudado formas e estratégias para superar essa problemática. Alguns estudos visam identificar as causas das dificuldades de aprendizagem sugerindo as bases biológicas que as explicariam com seus respectivos tratamentos. Outros estudos apontam a importância do ambiente familiar, ressaltando que as práticas parentais auxiliam na melhora do rendimento escolar. Há ainda estudos que procuram uma análise mais ampla da questão, apontando as fragilidades do ensino brasileiro e especulando sobre as melhores práticas educativas. Este estudo teve por objetivo a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas no qual os pais de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem possam ser atendidos, orientados e acolhidos na busca que fazem para a superação das dificuldades de seus filhos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, visando a obtenção de suporte teórico e empírico que embasasse o projeto. Em linhas gerais, o projeto proposto envolve uma intervenção psicoeducativa na modalidade de atendimento grupal sob a perspectiva da análise do comportamento, visando orientar práticas parentais mais saudáveis; promover a troca de experiências entre os pais; atuar de forma didática e oferecer informações relevantes e técnicas que poderão ser utilizadas por eles no trato com os filhos; e fornecer suporte emocional para os pais de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, uma vez que eles acabam se sentindo tão marginalizados quanto os filhosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADificuldades de aprendizagemQueixa escolarOrientação grupal de paisAnálise do comportamentoPolíticas públicasO atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJaqueline Silva Santos - TCC.pdfapplication/pdf240939https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/1/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdfd68588aa4116487267b12afd09383662MD51TEXTJaqueline Silva Santos - TCC.pdf.txtJaqueline Silva Santos - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain154733https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/2/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf.txt2b60d49b00d9e18c45c87f8591fae368MD52THUMBNAILJaqueline Silva Santos - TCC.pdf.jpgJaqueline Silva Santos - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/3/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf.jpg06b618de06fd790def1f6b86d6a61399MD53handle/287692022-10-12 01:04:15.556oai:repositorio.pucsp.br:handle/28769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:04:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas |
title |
O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas |
spellingShingle |
O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas Santos, Jaqueline Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Dificuldades de aprendizagem Queixa escolar Orientação grupal de pais Análise do comportamento Políticas públicas |
title_short |
O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas |
title_full |
O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas |
title_fullStr |
O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas |
title_full_unstemmed |
O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas |
title_sort |
O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas |
author |
Santos, Jaqueline Silva |
author_facet |
Santos, Jaqueline Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maciel Junior, Plínio de A |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jaqueline Silva |
contributor_str_mv |
Maciel Junior, Plínio de A |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Dificuldades de aprendizagem Queixa escolar Orientação grupal de pais Análise do comportamento Políticas públicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Queixa escolar Orientação grupal de pais Análise do comportamento Políticas públicas |
description |
Devido à importância de intervir no atual cenário educacional brasileiro, no qual um grande número de crianças e adolescentes encontra-se com baixo rendimento escolar e, por diversos motivos, não consegue aprender, tem-se estudado formas e estratégias para superar essa problemática. Alguns estudos visam identificar as causas das dificuldades de aprendizagem sugerindo as bases biológicas que as explicariam com seus respectivos tratamentos. Outros estudos apontam a importância do ambiente familiar, ressaltando que as práticas parentais auxiliam na melhora do rendimento escolar. Há ainda estudos que procuram uma análise mais ampla da questão, apontando as fragilidades do ensino brasileiro e especulando sobre as melhores práticas educativas. Este estudo teve por objetivo a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas no qual os pais de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem possam ser atendidos, orientados e acolhidos na busca que fazem para a superação das dificuldades de seus filhos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, visando a obtenção de suporte teórico e empírico que embasasse o projeto. Em linhas gerais, o projeto proposto envolve uma intervenção psicoeducativa na modalidade de atendimento grupal sob a perspectiva da análise do comportamento, visando orientar práticas parentais mais saudáveis; promover a troca de experiências entre os pais; atuar de forma didática e oferecer informações relevantes e técnicas que poderão ser utilizadas por eles no trato com os filhos; e fornecer suporte emocional para os pais de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, uma vez que eles acabam se sentindo tão marginalizados quanto os filhos |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Jaqueline Silva. O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769 |
identifier_str_mv |
Santos, Jaqueline Silva. O atendimento de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: a proposição de um modelo de projeto em políticas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/1/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/2/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28769/3/Jaqueline%20Silva%20Santos%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d68588aa4116487267b12afd09383662 2b60d49b00d9e18c45c87f8591fae368 06b618de06fd790def1f6b86d6a61399 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278008514576384 |