Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lasso, Aristeu Alvarenga
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11283
Resumo: This research aims to investigate what the undergraduates from a mathematics teacher education program expect from their future teaching practice, the schools, their future students and their future pairs, besides potential changes in these expectations depending on their stage on the program. Our academic referencing is based on researches by João Pedro da Ponte, Dario Fiorentini, Francisco Imbernón, Maurice Tardif, and Claude Lessard. These authors have written works on initial teacher education and on teaching practices and knowledge. Students in the first, second and third years answered a 27-item questionnaire with three open questions, the results of which were processed by Excel and afterwards by the software CHIC an essential tool to deduce the types of connection between the students answers and their own profile. Our results show that students in their first year have positive expectations towards their future profession and those in the last year or those who had already teached in primary or secondary levels have few positive expectations towards teaching as a career
id PUC_SP-1_abdae59d531bd3553985bc760498ffe5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11283
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Manrique, Ana Luciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130872U4Lasso, Aristeu Alvarenga2016-04-27T16:58:33Z2008-01-112007-12-07Lasso, Aristeu Alvarenga. Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11283This research aims to investigate what the undergraduates from a mathematics teacher education program expect from their future teaching practice, the schools, their future students and their future pairs, besides potential changes in these expectations depending on their stage on the program. Our academic referencing is based on researches by João Pedro da Ponte, Dario Fiorentini, Francisco Imbernón, Maurice Tardif, and Claude Lessard. These authors have written works on initial teacher education and on teaching practices and knowledge. Students in the first, second and third years answered a 27-item questionnaire with three open questions, the results of which were processed by Excel and afterwards by the software CHIC an essential tool to deduce the types of connection between the students answers and their own profile. Our results show that students in their first year have positive expectations towards their future profession and those in the last year or those who had already teached in primary or secondary levels have few positive expectations towards teaching as a careerA presente pesquisa tem como objetivo investigar expectativas de alunos de um curso de Licenciatura em Matemática em relação a suas futuras práticas docentes, à escola, a seus futuros alunos e futuros colegas de profissão, além de possíveis mudanças dessas expectativas em função do ano que cursam. Como referencial teórico, foram abordados alguns estudos de João Pedro da Ponte, Dario Fiorentini, Francisco Imbernón, Maurice Tardif e Claude Lessard. Tais autores possuem estudos sobre formação inicial de professores, práticas, saberes e trabalho docente. Foram aplicados questionários para alunos do 1.°, 2.º e 3.º ano do curso, que responderam a um total de vinte e sete itens, sendo que três consistiam de questões abertas ou semi-abertas cujos dados foram processados pelo Excel e, posteriormente, pelo software CHIC, este último tendo servido como ferramenta fundamental para inferência sobre os tipos de relações existentes entre as respostas dos alunos pesquisados e seus respectivos perfis. Obtivemos resultados que apontam que os alunos do 1.º ano possuem expectativas positivas sobre a futura profissão, e os alunos do último ano, que lecionam ou já lecionaram na Educação Básica, são os que mais apresentam expectativas pouco positivas sobre a profissão docenteapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23491/Aristeu%20Alvarenga%20Lasso.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoLicenciatura em matemáticaFormação docenteEducacao matematicaMatematica - Estudo e ensinoPratica de ensinoProfessores de matematicaMathematics teacher educationTeacher educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAExpectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAristeu Alvarenga Lasso.pdf.txtAristeu Alvarenga Lasso.pdf.txtExtracted texttext/plain255982https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11283/3/Aristeu%20Alvarenga%20Lasso.pdf.txtc9b71288ce8577e01444dc9afeff1616MD53ORIGINALAristeu Alvarenga Lasso.pdfapplication/pdf5925017https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11283/1/Aristeu%20Alvarenga%20Lasso.pdf0cb01a8ff5b9a89db42e5a92c5597134MD51THUMBNAILAristeu Alvarenga Lasso.pdf.jpgAristeu Alvarenga Lasso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11283/2/Aristeu%20Alvarenga%20Lasso.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/112832022-04-28 06:13:11.073oai:repositorio.pucsp.br:handle/11283Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T09:13:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente
title Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente
spellingShingle Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente
Lasso, Aristeu Alvarenga
Licenciatura em matemática
Formação docente
Educacao matematica
Matematica - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores de matematica
Mathematics teacher education
Teacher education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente
title_full Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente
title_fullStr Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente
title_full_unstemmed Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente
title_sort Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente
author Lasso, Aristeu Alvarenga
author_facet Lasso, Aristeu Alvarenga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Manrique, Ana Lucia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130872U4
dc.contributor.author.fl_str_mv Lasso, Aristeu Alvarenga
contributor_str_mv Manrique, Ana Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em matemática
Formação docente
Educacao matematica
Matematica - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores de matematica
topic Licenciatura em matemática
Formação docente
Educacao matematica
Matematica - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores de matematica
Mathematics teacher education
Teacher education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics teacher education
Teacher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research aims to investigate what the undergraduates from a mathematics teacher education program expect from their future teaching practice, the schools, their future students and their future pairs, besides potential changes in these expectations depending on their stage on the program. Our academic referencing is based on researches by João Pedro da Ponte, Dario Fiorentini, Francisco Imbernón, Maurice Tardif, and Claude Lessard. These authors have written works on initial teacher education and on teaching practices and knowledge. Students in the first, second and third years answered a 27-item questionnaire with three open questions, the results of which were processed by Excel and afterwards by the software CHIC an essential tool to deduce the types of connection between the students answers and their own profile. Our results show that students in their first year have positive expectations towards their future profession and those in the last year or those who had already teached in primary or secondary levels have few positive expectations towards teaching as a career
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-07
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lasso, Aristeu Alvarenga. Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11283
identifier_str_mv Lasso, Aristeu Alvarenga. Expectativas de futuros professores de matemática sobre a prática docente. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11283/3/Aristeu%20Alvarenga%20Lasso.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11283/1/Aristeu%20Alvarenga%20Lasso.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11283/2/Aristeu%20Alvarenga%20Lasso.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c9b71288ce8577e01444dc9afeff1616
0cb01a8ff5b9a89db42e5a92c5597134
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277829632753664