Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diléia de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36161
Resumo: This research has as main objectives to justify the importance of teaching the concepts of descriptive statistics, probability, and combinatorics for elementary school students and highlight two of the twenty-four works approved in the National Textbook Programme 2013 to work with Math Literacy the approach proposed promotes the students' statistical literacy. Here is a brief conceptualization of the theoretical perspective of statistical literacy to be able to discuss it in the analysis of selected works. We also seek to signify the appreciation of the use of the textbook in a historical perspective that sets this material as a traditional support of the teacher in teaching. We characterize the National Textbook and present criteria governing the approval of the works submitted for evaluation. We examine the works in light of the theoretical researched guidelines and review proposals in Instructional Guide Book PNLD 2013. We seek to identify the tasks, techniques and theoretical discourse and technological activities proposed in the present book, based on the assumptions for the identification of Chevallard (1998) in his Anthropological Theory of Didactics. We can conclude, then, that the books promote statistical literacy through the use of vocabulary and specific representations and still seek to associate the study of these elements to the daily lives of children and the practice of citizenship
id PUC_SP-1_accc7536fdaea230be1247bcb71eb223
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36161
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Coutinho, Cileda de Queiroz e SilvaOliveira, Diléia de2023-07-10T15:32:12Z2023-07-10T15:32:12Z2012-12-18Oliveira, Diléia de. Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36161This research has as main objectives to justify the importance of teaching the concepts of descriptive statistics, probability, and combinatorics for elementary school students and highlight two of the twenty-four works approved in the National Textbook Programme 2013 to work with Math Literacy the approach proposed promotes the students' statistical literacy. Here is a brief conceptualization of the theoretical perspective of statistical literacy to be able to discuss it in the analysis of selected works. We also seek to signify the appreciation of the use of the textbook in a historical perspective that sets this material as a traditional support of the teacher in teaching. We characterize the National Textbook and present criteria governing the approval of the works submitted for evaluation. We examine the works in light of the theoretical researched guidelines and review proposals in Instructional Guide Book PNLD 2013. We seek to identify the tasks, techniques and theoretical discourse and technological activities proposed in the present book, based on the assumptions for the identification of Chevallard (1998) in his Anthropological Theory of Didactics. We can conclude, then, that the books promote statistical literacy through the use of vocabulary and specific representations and still seek to associate the study of these elements to the daily lives of children and the practice of citizenshipA presente pesquisa teve como principais objetivos justificar a importância do ensino das noções de estatística descritiva, probabilidade e combinatória para os alunos do Ensino Fundamental e evidenciar em duas das vinte e quatro obras aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2013 para o trabalho com Alfabetização Matemática se a abordagem das propostas promove o letramento estatístico dos alunos. Oferecemos uma breve conceituação sobre a fundamentação teórica da perspectiva do letramento estatístico para podermos discuti-la na análise das obras selecionadas. Procuramos, também, significar a valorização do uso do livro didático numa perspectiva histórica, que configura esse material como um apoio tradicional do professor nas atividades de ensino. Caracterizamos o Programa Nacional do Livro Didático e apresentamos os critérios que norteiam a aprovação das obras submetidas à avaliação do programa. Examinamos as obras à luz do referencial teórico pesquisado e das orientações e resenhas propostas no Guia de Livro Didáticos PNLD 2013. Buscamos identificar as tarefas, técnicas e o discurso teórico-tecnológico presentes nas atividades propostas no livro, tendo como base para essa identificação os pressupostos de Chevallard (1998) em sua Teoria Antropológica do Didático. Pudemos concluir, então, que os livros promovem o letramento estatístico, por meio do uso de vocabulário e de representações específicas e ainda buscam associar o estudo desses elementos ao cotidiano das crianças e à prática da cidadaniaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoLetramento estatísticoTratamento da informaçãoTextbookStatistical literacyInformation processingLivros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDILÉIA DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf817276https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/1/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdfa32649dd3cc7a82b508eb64a1cf5e70fMD51TEXTDILÉIA DE OLIVEIRA.pdf.txtDILÉIA DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain131677https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/2/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txtc6063f001e65b250e8a5250efefb74e1MD52THUMBNAILDILÉIA DE OLIVEIRA.pdf.jpgDILÉIA DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/3/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg47c730483aaa5d4ffbccd51d3d2451dbMD53handle/361612023-07-11 01:07:54.472oai:repositorio.pucsp.br:handle/36161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:07:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico
title Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico
spellingShingle Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico
Oliveira, Diléia de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Letramento estatístico
Tratamento da informação
Textbook
Statistical literacy
Information processing
title_short Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico
title_full Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico
title_fullStr Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico
title_full_unstemmed Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico
title_sort Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico
author Oliveira, Diléia de
author_facet Oliveira, Diléia de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Diléia de
contributor_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Letramento estatístico
Tratamento da informação
Textbook
Statistical literacy
Information processing
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Letramento estatístico
Tratamento da informação
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook
Statistical literacy
Information processing
description This research has as main objectives to justify the importance of teaching the concepts of descriptive statistics, probability, and combinatorics for elementary school students and highlight two of the twenty-four works approved in the National Textbook Programme 2013 to work with Math Literacy the approach proposed promotes the students' statistical literacy. Here is a brief conceptualization of the theoretical perspective of statistical literacy to be able to discuss it in the analysis of selected works. We also seek to signify the appreciation of the use of the textbook in a historical perspective that sets this material as a traditional support of the teacher in teaching. We characterize the National Textbook and present criteria governing the approval of the works submitted for evaluation. We examine the works in light of the theoretical researched guidelines and review proposals in Instructional Guide Book PNLD 2013. We seek to identify the tasks, techniques and theoretical discourse and technological activities proposed in the present book, based on the assumptions for the identification of Chevallard (1998) in his Anthropological Theory of Didactics. We can conclude, then, that the books promote statistical literacy through the use of vocabulary and specific representations and still seek to associate the study of these elements to the daily lives of children and the practice of citizenship
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T15:32:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T15:32:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Diléia de. Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36161
identifier_str_mv Oliveira, Diléia de. Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/1/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/2/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/3/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a32649dd3cc7a82b508eb64a1cf5e70f
c6063f001e65b250e8a5250efefb74e1
47c730483aaa5d4ffbccd51d3d2451db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278005297545216