Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36161 |
Resumo: | This research has as main objectives to justify the importance of teaching the concepts of descriptive statistics, probability, and combinatorics for elementary school students and highlight two of the twenty-four works approved in the National Textbook Programme 2013 to work with Math Literacy the approach proposed promotes the students' statistical literacy. Here is a brief conceptualization of the theoretical perspective of statistical literacy to be able to discuss it in the analysis of selected works. We also seek to signify the appreciation of the use of the textbook in a historical perspective that sets this material as a traditional support of the teacher in teaching. We characterize the National Textbook and present criteria governing the approval of the works submitted for evaluation. We examine the works in light of the theoretical researched guidelines and review proposals in Instructional Guide Book PNLD 2013. We seek to identify the tasks, techniques and theoretical discourse and technological activities proposed in the present book, based on the assumptions for the identification of Chevallard (1998) in his Anthropological Theory of Didactics. We can conclude, then, that the books promote statistical literacy through the use of vocabulary and specific representations and still seek to associate the study of these elements to the daily lives of children and the practice of citizenship |
id |
PUC_SP-1_accc7536fdaea230be1247bcb71eb223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36161 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Coutinho, Cileda de Queiroz e SilvaOliveira, Diléia de2023-07-10T15:32:12Z2023-07-10T15:32:12Z2012-12-18Oliveira, Diléia de. Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36161This research has as main objectives to justify the importance of teaching the concepts of descriptive statistics, probability, and combinatorics for elementary school students and highlight two of the twenty-four works approved in the National Textbook Programme 2013 to work with Math Literacy the approach proposed promotes the students' statistical literacy. Here is a brief conceptualization of the theoretical perspective of statistical literacy to be able to discuss it in the analysis of selected works. We also seek to signify the appreciation of the use of the textbook in a historical perspective that sets this material as a traditional support of the teacher in teaching. We characterize the National Textbook and present criteria governing the approval of the works submitted for evaluation. We examine the works in light of the theoretical researched guidelines and review proposals in Instructional Guide Book PNLD 2013. We seek to identify the tasks, techniques and theoretical discourse and technological activities proposed in the present book, based on the assumptions for the identification of Chevallard (1998) in his Anthropological Theory of Didactics. We can conclude, then, that the books promote statistical literacy through the use of vocabulary and specific representations and still seek to associate the study of these elements to the daily lives of children and the practice of citizenshipA presente pesquisa teve como principais objetivos justificar a importância do ensino das noções de estatística descritiva, probabilidade e combinatória para os alunos do Ensino Fundamental e evidenciar em duas das vinte e quatro obras aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2013 para o trabalho com Alfabetização Matemática se a abordagem das propostas promove o letramento estatístico dos alunos. Oferecemos uma breve conceituação sobre a fundamentação teórica da perspectiva do letramento estatístico para podermos discuti-la na análise das obras selecionadas. Procuramos, também, significar a valorização do uso do livro didático numa perspectiva histórica, que configura esse material como um apoio tradicional do professor nas atividades de ensino. Caracterizamos o Programa Nacional do Livro Didático e apresentamos os critérios que norteiam a aprovação das obras submetidas à avaliação do programa. Examinamos as obras à luz do referencial teórico pesquisado e das orientações e resenhas propostas no Guia de Livro Didáticos PNLD 2013. Buscamos identificar as tarefas, técnicas e o discurso teórico-tecnológico presentes nas atividades propostas no livro, tendo como base para essa identificação os pressupostos de Chevallard (1998) em sua Teoria Antropológica do Didático. Pudemos concluir, então, que os livros promovem o letramento estatístico, por meio do uso de vocabulário e de representações específicas e ainda buscam associar o estudo desses elementos ao cotidiano das crianças e à prática da cidadaniaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoLetramento estatísticoTratamento da informaçãoTextbookStatistical literacyInformation processingLivros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDILÉIA DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf817276https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/1/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdfa32649dd3cc7a82b508eb64a1cf5e70fMD51TEXTDILÉIA DE OLIVEIRA.pdf.txtDILÉIA DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain131677https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/2/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txtc6063f001e65b250e8a5250efefb74e1MD52THUMBNAILDILÉIA DE OLIVEIRA.pdf.jpgDILÉIA DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/3/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg47c730483aaa5d4ffbccd51d3d2451dbMD53handle/361612023-07-11 01:07:54.472oai:repositorio.pucsp.br:handle/36161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:07:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico |
title |
Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico |
spellingShingle |
Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico Oliveira, Diléia de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Letramento estatístico Tratamento da informação Textbook Statistical literacy Information processing |
title_short |
Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico |
title_full |
Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico |
title_fullStr |
Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico |
title_sort |
Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico |
author |
Oliveira, Diléia de |
author_facet |
Oliveira, Diléia de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Diléia de |
contributor_str_mv |
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Letramento estatístico Tratamento da informação Textbook Statistical literacy Information processing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Letramento estatístico Tratamento da informação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbook Statistical literacy Information processing |
description |
This research has as main objectives to justify the importance of teaching the concepts of descriptive statistics, probability, and combinatorics for elementary school students and highlight two of the twenty-four works approved in the National Textbook Programme 2013 to work with Math Literacy the approach proposed promotes the students' statistical literacy. Here is a brief conceptualization of the theoretical perspective of statistical literacy to be able to discuss it in the analysis of selected works. We also seek to signify the appreciation of the use of the textbook in a historical perspective that sets this material as a traditional support of the teacher in teaching. We characterize the National Textbook and present criteria governing the approval of the works submitted for evaluation. We examine the works in light of the theoretical researched guidelines and review proposals in Instructional Guide Book PNLD 2013. We seek to identify the tasks, techniques and theoretical discourse and technological activities proposed in the present book, based on the assumptions for the identification of Chevallard (1998) in his Anthropological Theory of Didactics. We can conclude, then, that the books promote statistical literacy through the use of vocabulary and specific representations and still seek to associate the study of these elements to the daily lives of children and the practice of citizenship |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T15:32:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-10T15:32:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Diléia de. Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36161 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Diléia de. Livros didáticos: usos e limitações na construção do letramento estatístico. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/1/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/2/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36161/3/DIL%c3%89IA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a32649dd3cc7a82b508eb64a1cf5e70f c6063f001e65b250e8a5250efefb74e1 47c730483aaa5d4ffbccd51d3d2451db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278005297545216 |