Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edson Rodrigues da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10934
Resumo: This work aims to lead students in the 3rd year of high school to construct meaning to the idea of instantaneous rate of change. With this intention, and based on the premises of Didactic Engineering, we elaborated, applied and analyzed a didactic sequence for eight students of a public school in the state of São Paulo. As theoric support, we used the Theory of Didactical Situation (TDS) and the Representation Theory of Semiotics Register. The TDS assisted us in development, tests and analysis of results of didactic sequence, while the Representation Theory of Semiotics Registers emphasized the diversity and articulation of different registers of representation in mathematical activities. The analysis of didactic sequence indicated that teaching students in the 3rd year of high school, through the simultaneous mobilization of records graphing, algebraic and tabular can construct meaning to the idea of rate of change
id PUC_SP-1_acfbb9201304179da04733772d7269b1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10934
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira daSilva, Edson Rodrigues da2016-04-27T16:57:20Z2012-11-222012-10-09Silva, Edson Rodrigues da. Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10934This work aims to lead students in the 3rd year of high school to construct meaning to the idea of instantaneous rate of change. With this intention, and based on the premises of Didactic Engineering, we elaborated, applied and analyzed a didactic sequence for eight students of a public school in the state of São Paulo. As theoric support, we used the Theory of Didactical Situation (TDS) and the Representation Theory of Semiotics Register. The TDS assisted us in development, tests and analysis of results of didactic sequence, while the Representation Theory of Semiotics Registers emphasized the diversity and articulation of different registers of representation in mathematical activities. The analysis of didactic sequence indicated that teaching students in the 3rd year of high school, through the simultaneous mobilization of records graphing, algebraic and tabular can construct meaning to the idea of rate of changeO presente trabalho tem por objetivo conduzir estudantes do 3º ano do Ensino Médio a construir significado para a ideia de taxa de variação instantânea. Com esse intuito, e fundamentados nos pressupostos da Engenharia Didática, elaboramos, aplicamos e analisamos uma sequência didática para oito alunos de uma escola pública do Estado de São Paulo. Como aporte teórico utilizamos a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Teoria de Registros de Representação Semiótica. A TSD nos auxiliou na elaboração, experimentação e análise dos resultados da sequência didática, enquanto a Teoria de Registros de Representação Semiótica, enfatizou a diversidade e a articulação de diferentes registros de representação nas atividades matemáticas. A análise da sequência didática apontou que estudantes do 3º ano do Ensino Médio, por meio da mobilização simultânea dos registros de representação gráfica, algébrica e tabular, podem construir significado para a ideia de taxa de variaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24123/Edson%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoTaxa de variação instantâneaTaxa de varição médiaRegistros de representaçãoInstantaneous rate of changeAverage rate of changeRepresentation registersCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEdson Rodrigues da Silva.pdf.txtEdson Rodrigues da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain261407https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10934/3/Edson%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.txtb695242004ba7cab1d89037e629f18daMD53ORIGINALEdson Rodrigues da Silva.pdfapplication/pdf2574600https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10934/1/Edson%20Rodrigues%20da%20Silva.pdffe11256e07c5f09808b243d5f8f0ce49MD51THUMBNAILEdson Rodrigues da Silva.pdf.jpgEdson Rodrigues da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4275https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10934/2/Edson%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg08d7a453a3c2673fda694cc2ad6efb61MD52handle/109342022-04-27 12:58:21.522oai:repositorio.pucsp.br:handle/10934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:58:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio
title Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio
spellingShingle Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio
Silva, Edson Rodrigues da
Taxa de variação instantânea
Taxa de varição média
Registros de representação
Instantaneous rate of change
Average rate of change
Representation registers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio
title_full Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio
title_fullStr Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio
title_sort Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio
author Silva, Edson Rodrigues da
author_facet Silva, Edson Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edson Rodrigues da
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Taxa de variação instantânea
Taxa de varição média
Registros de representação
topic Taxa de variação instantânea
Taxa de varição média
Registros de representação
Instantaneous rate of change
Average rate of change
Representation registers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Instantaneous rate of change
Average rate of change
Representation registers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work aims to lead students in the 3rd year of high school to construct meaning to the idea of instantaneous rate of change. With this intention, and based on the premises of Didactic Engineering, we elaborated, applied and analyzed a didactic sequence for eight students of a public school in the state of São Paulo. As theoric support, we used the Theory of Didactical Situation (TDS) and the Representation Theory of Semiotics Register. The TDS assisted us in development, tests and analysis of results of didactic sequence, while the Representation Theory of Semiotics Registers emphasized the diversity and articulation of different registers of representation in mathematical activities. The analysis of didactic sequence indicated that teaching students in the 3rd year of high school, through the simultaneous mobilization of records graphing, algebraic and tabular can construct meaning to the idea of rate of change
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Edson Rodrigues da. Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10934
identifier_str_mv Silva, Edson Rodrigues da. Uma proposta para o ensino da noção de taxa de variação instantânea no ensino médio. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10934/3/Edson%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10934/1/Edson%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10934/2/Edson%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b695242004ba7cab1d89037e629f18da
fe11256e07c5f09808b243d5f8f0ce49
08d7a453a3c2673fda694cc2ad6efb61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277947552464896