Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernando Rodrigues de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29140
Resumo: Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns livros didáticos adotados no ensino médio. A seguir, são apresentadas duas propostas de atividades que envolvem a introdução da noção de derivada através da ideia de taxa de variação instantânea. Uma das propostas foi experimentada com alunos do Ensino Médio. Ao final, é apresentada uma análise dessa experimentação, concluindo com uma posição afirmativa sobre a possibilidade de inclusão de noções de Cálculo no Ensino Médio.
id UFRGS-2_1bd62afe0d4c736bddef728067b4834f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29140
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Fernando Rodrigues deBurigo, Elisabete Zardo2011-05-26T06:00:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/29140000775857Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns livros didáticos adotados no ensino médio. A seguir, são apresentadas duas propostas de atividades que envolvem a introdução da noção de derivada através da ideia de taxa de variação instantânea. Uma das propostas foi experimentada com alunos do Ensino Médio. Ao final, é apresentada uma análise dessa experimentação, concluindo com uma posição afirmativa sobre a possibilidade de inclusão de noções de Cálculo no Ensino Médio.In this paper we discuss a proposal to include the teaching of notions of Differential Calculus at high school level. We also comment the inclusion of the teaching of calculus in the school curriculum and how this is approached in some textbooks currently adopted in high school. Two proposals for activities are presented, which involve the introduction of the concept of derivative through the idea of instantaneous rate of change. One of these proposals was tested with high school students. At the end, we present an analysis of this trial, concluding with an affirmative answer to the possibility of including notions of calculus at high school level.application/pdfporCálculoEducação MatemáticaEnsino médioMathematics teachingCalculusFunctionsAverage rate of changeInstantaneous rate of changeUma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775857.pdf.txt000775857.pdf.txtExtracted Texttext/plain87908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/2/000775857.pdf.txt7cf880df338baff6b7db8f24c93aed82MD52ORIGINAL000775857.pdf000775857.pdfTexto completoapplication/pdf1450940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/1/000775857.pdf293148b4a4004998e0a1bb974b83e908MD51THUMBNAIL000775857.pdf.jpg000775857.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/3/000775857.pdf.jpg896497f88a0ce8c19d233a743eea0db2MD5310183/291402023-05-17 03:29:58.938905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29140Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-17T06:29:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
title Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
spellingShingle Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
Oliveira, Fernando Rodrigues de
Cálculo
Educação Matemática
Ensino médio
Mathematics teaching
Calculus
Functions
Average rate of change
Instantaneous rate of change
title_short Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
title_full Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
title_fullStr Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
title_sort Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
author Oliveira, Fernando Rodrigues de
author_facet Oliveira, Fernando Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernando Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo
Educação Matemática
Ensino médio
topic Cálculo
Educação Matemática
Ensino médio
Mathematics teaching
Calculus
Functions
Average rate of change
Instantaneous rate of change
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics teaching
Calculus
Functions
Average rate of change
Instantaneous rate of change
description Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns livros didáticos adotados no ensino médio. A seguir, são apresentadas duas propostas de atividades que envolvem a introdução da noção de derivada através da ideia de taxa de variação instantânea. Uma das propostas foi experimentada com alunos do Ensino Médio. Ao final, é apresentada uma análise dessa experimentação, concluindo com uma posição afirmativa sobre a possibilidade de inclusão de noções de Cálculo no Ensino Médio.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-26T06:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29140
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775857
url http://hdl.handle.net/10183/29140
identifier_str_mv 000775857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/2/000775857.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/1/000775857.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/3/000775857.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cf880df338baff6b7db8f24c93aed82
293148b4a4004998e0a1bb974b83e908
896497f88a0ce8c19d233a743eea0db2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447057774673920