Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29140 |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns livros didáticos adotados no ensino médio. A seguir, são apresentadas duas propostas de atividades que envolvem a introdução da noção de derivada através da ideia de taxa de variação instantânea. Uma das propostas foi experimentada com alunos do Ensino Médio. Ao final, é apresentada uma análise dessa experimentação, concluindo com uma posição afirmativa sobre a possibilidade de inclusão de noções de Cálculo no Ensino Médio. |
id |
UFRGS-2_1bd62afe0d4c736bddef728067b4834f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29140 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Fernando Rodrigues deBurigo, Elisabete Zardo2011-05-26T06:00:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/29140000775857Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns livros didáticos adotados no ensino médio. A seguir, são apresentadas duas propostas de atividades que envolvem a introdução da noção de derivada através da ideia de taxa de variação instantânea. Uma das propostas foi experimentada com alunos do Ensino Médio. Ao final, é apresentada uma análise dessa experimentação, concluindo com uma posição afirmativa sobre a possibilidade de inclusão de noções de Cálculo no Ensino Médio.In this paper we discuss a proposal to include the teaching of notions of Differential Calculus at high school level. We also comment the inclusion of the teaching of calculus in the school curriculum and how this is approached in some textbooks currently adopted in high school. Two proposals for activities are presented, which involve the introduction of the concept of derivative through the idea of instantaneous rate of change. One of these proposals was tested with high school students. At the end, we present an analysis of this trial, concluding with an affirmative answer to the possibility of including notions of calculus at high school level.application/pdfporCálculoEducação MatemáticaEnsino médioMathematics teachingCalculusFunctionsAverage rate of changeInstantaneous rate of changeUma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775857.pdf.txt000775857.pdf.txtExtracted Texttext/plain87908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/2/000775857.pdf.txt7cf880df338baff6b7db8f24c93aed82MD52ORIGINAL000775857.pdf000775857.pdfTexto completoapplication/pdf1450940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/1/000775857.pdf293148b4a4004998e0a1bb974b83e908MD51THUMBNAIL000775857.pdf.jpg000775857.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/3/000775857.pdf.jpg896497f88a0ce8c19d233a743eea0db2MD5310183/291402023-05-17 03:29:58.938905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29140Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-17T06:29:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio |
title |
Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio Oliveira, Fernando Rodrigues de Cálculo Educação Matemática Ensino médio Mathematics teaching Calculus Functions Average rate of change Instantaneous rate of change |
title_short |
Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio |
title_full |
Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio |
title_sort |
Uma proposta para o ensino de noções de Cálculo no Ensino Médio |
author |
Oliveira, Fernando Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Fernando Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Fernando Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo Educação Matemática Ensino médio |
topic |
Cálculo Educação Matemática Ensino médio Mathematics teaching Calculus Functions Average rate of change Instantaneous rate of change |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics teaching Calculus Functions Average rate of change Instantaneous rate of change |
description |
Este trabalho pretende discutir uma proposta de inclusão do ensino de noções de Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Também comento a inclusão do ensino de Cálculo no currículo escolar e como é abordado atualmente em alguns livros didáticos adotados no ensino médio. A seguir, são apresentadas duas propostas de atividades que envolvem a introdução da noção de derivada através da ideia de taxa de variação instantânea. Uma das propostas foi experimentada com alunos do Ensino Médio. Ao final, é apresentada uma análise dessa experimentação, concluindo com uma posição afirmativa sobre a possibilidade de inclusão de noções de Cálculo no Ensino Médio. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-26T06:00:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29140 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775857 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29140 |
identifier_str_mv |
000775857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/2/000775857.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/1/000775857.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29140/3/000775857.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cf880df338baff6b7db8f24c93aed82 293148b4a4004998e0a1bb974b83e908 896497f88a0ce8c19d233a743eea0db2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447057774673920 |