A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13611 |
Resumo: | This study, a qualitative interpretive research, investigates the manifestation of the anomie state in English teachers and students representations within public schools in São Paulo state. Anomie is the expression of an individual who, upon the absence, conflict, lack of clarity or acknowledgment of norms, rules or laws within the context in which he lives, experiences alienation and lack of purpose. This state is manifested through different individual responses to adaptation or conditioning. Those responses emerge from the confluence of this individual s identity and his representations. As individuals respond that way, they face states of instabilities such as uncertainty, apathy, rejection, inferiority complex, impotence, incapability, disbelief, among others, which compromise the English teaching-learning process. The results of this investigation show that, within the context studied, the manifestation of anomie establishes a social situation characterized by a state of exception of right or Law a state in which the rule law, the right to education of every citizen, guaranteed by law, is voided |
id |
PUC_SP-1_ad1234d03c468bdda84661e2c5975020 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13611 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4106088Z5Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego2016-04-28T18:22:38Z2013-01-242012-12-13Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego. A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito. 2012. 233 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13611This study, a qualitative interpretive research, investigates the manifestation of the anomie state in English teachers and students representations within public schools in São Paulo state. Anomie is the expression of an individual who, upon the absence, conflict, lack of clarity or acknowledgment of norms, rules or laws within the context in which he lives, experiences alienation and lack of purpose. This state is manifested through different individual responses to adaptation or conditioning. Those responses emerge from the confluence of this individual s identity and his representations. As individuals respond that way, they face states of instabilities such as uncertainty, apathy, rejection, inferiority complex, impotence, incapability, disbelief, among others, which compromise the English teaching-learning process. The results of this investigation show that, within the context studied, the manifestation of anomie establishes a social situation characterized by a state of exception of right or Law a state in which the rule law, the right to education of every citizen, guaranteed by law, is voidedEste trabalho, uma pesquisa qualitativo-interpretativista, investiga a manifestação do estado de anomia nas representações de professores e alunos de inglês de escolas públicas no interior do estado de São Paulo. A anomia é a expressão de um estado do indivíduo que, frente à ausência, conflito, falta de clareza ou não conhecimento das normas, regras ou leis do contexto no qual se integra, experimenta um estado de vazio ou indeterminação que se manifesta através de diferentes respostas individuais de adaptação ou condicionamento. Essas respostas emergem da confluência de sua identidade e de suas representações e por fomentarem zonas de instabilidade como, por exemplo, incerteza, apatia, rejeição, sentimentos de inferioridade, impotência, incapacidade, inconformismo, dentre outras, é um estado que pode comprometer o ensino-aprendizagem de inglês. Os resultados desta investigação mostraram que no contexto pesquisado, a manifestação da anomia instaura uma situação social caracterizada por um estado de exceção de direito e de Direito um estado no qual o direito à educação de todo cidadão, garantido constitucionalmente não se perfazCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30365/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaAnomiaRepresentaçõesIdentidadeEnsino de língua inglesaAnomyRepresentationsIdentityEnglish language teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdf.txtNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdf.txtExtracted texttext/plain509272https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/3/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.txt8247222d79322c01c39625746c7d8103MD53ORIGINALNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdfapplication/pdf1749917https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/1/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf3a8cf10394d09021e38ac429edc2ea0dMD51THUMBNAILNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdf.jpgNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2821https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/2/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.jpgb48b55ba503f150ef5ee78f8d490fa2fMD52handle/136112022-04-27 22:19:50.263oai:repositorio.pucsp.br:handle/13611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:19:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito |
title |
A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito |
spellingShingle |
A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego Anomia Representações Identidade Ensino de língua inglesa Anomy Representations Identity English language teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito |
title_full |
A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito |
title_fullStr |
A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito |
title_full_unstemmed |
A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito |
title_sort |
A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito |
author |
Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego |
author_facet |
Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4106088Z5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego |
contributor_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anomia Representações Identidade Ensino de língua inglesa |
topic |
Anomia Representações Identidade Ensino de língua inglesa Anomy Representations Identity English language teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anomy Representations Identity English language teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This study, a qualitative interpretive research, investigates the manifestation of the anomie state in English teachers and students representations within public schools in São Paulo state. Anomie is the expression of an individual who, upon the absence, conflict, lack of clarity or acknowledgment of norms, rules or laws within the context in which he lives, experiences alienation and lack of purpose. This state is manifested through different individual responses to adaptation or conditioning. Those responses emerge from the confluence of this individual s identity and his representations. As individuals respond that way, they face states of instabilities such as uncertainty, apathy, rejection, inferiority complex, impotence, incapability, disbelief, among others, which compromise the English teaching-learning process. The results of this investigation show that, within the context studied, the manifestation of anomie establishes a social situation characterized by a state of exception of right or Law a state in which the rule law, the right to education of every citizen, guaranteed by law, is voided |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:22:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego. A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito. 2012. 233 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13611 |
identifier_str_mv |
Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego. A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito. 2012. 233 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/3/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/1/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/2/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8247222d79322c01c39625746c7d8103 3a8cf10394d09021e38ac429edc2ea0d b48b55ba503f150ef5ee78f8d490fa2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278026906599424 |