A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13611
Resumo: This study, a qualitative interpretive research, investigates the manifestation of the anomie state in English teachers and students representations within public schools in São Paulo state. Anomie is the expression of an individual who, upon the absence, conflict, lack of clarity or acknowledgment of norms, rules or laws within the context in which he lives, experiences alienation and lack of purpose. This state is manifested through different individual responses to adaptation or conditioning. Those responses emerge from the confluence of this individual s identity and his representations. As individuals respond that way, they face states of instabilities such as uncertainty, apathy, rejection, inferiority complex, impotence, incapability, disbelief, among others, which compromise the English teaching-learning process. The results of this investigation show that, within the context studied, the manifestation of anomie establishes a social situation characterized by a state of exception of right or Law a state in which the rule law, the right to education of every citizen, guaranteed by law, is voided
id PUC_SP-1_ad1234d03c468bdda84661e2c5975020
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13611
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4106088Z5Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego2016-04-28T18:22:38Z2013-01-242012-12-13Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego. A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito. 2012. 233 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13611This study, a qualitative interpretive research, investigates the manifestation of the anomie state in English teachers and students representations within public schools in São Paulo state. Anomie is the expression of an individual who, upon the absence, conflict, lack of clarity or acknowledgment of norms, rules or laws within the context in which he lives, experiences alienation and lack of purpose. This state is manifested through different individual responses to adaptation or conditioning. Those responses emerge from the confluence of this individual s identity and his representations. As individuals respond that way, they face states of instabilities such as uncertainty, apathy, rejection, inferiority complex, impotence, incapability, disbelief, among others, which compromise the English teaching-learning process. The results of this investigation show that, within the context studied, the manifestation of anomie establishes a social situation characterized by a state of exception of right or Law a state in which the rule law, the right to education of every citizen, guaranteed by law, is voidedEste trabalho, uma pesquisa qualitativo-interpretativista, investiga a manifestação do estado de anomia nas representações de professores e alunos de inglês de escolas públicas no interior do estado de São Paulo. A anomia é a expressão de um estado do indivíduo que, frente à ausência, conflito, falta de clareza ou não conhecimento das normas, regras ou leis do contexto no qual se integra, experimenta um estado de vazio ou indeterminação que se manifesta através de diferentes respostas individuais de adaptação ou condicionamento. Essas respostas emergem da confluência de sua identidade e de suas representações e por fomentarem zonas de instabilidade como, por exemplo, incerteza, apatia, rejeição, sentimentos de inferioridade, impotência, incapacidade, inconformismo, dentre outras, é um estado que pode comprometer o ensino-aprendizagem de inglês. Os resultados desta investigação mostraram que no contexto pesquisado, a manifestação da anomia instaura uma situação social caracterizada por um estado de exceção de direito e de Direito um estado no qual o direito à educação de todo cidadão, garantido constitucionalmente não se perfazCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30365/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaAnomiaRepresentaçõesIdentidadeEnsino de língua inglesaAnomyRepresentationsIdentityEnglish language teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdf.txtNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdf.txtExtracted texttext/plain509272https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/3/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.txt8247222d79322c01c39625746c7d8103MD53ORIGINALNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdfapplication/pdf1749917https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/1/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf3a8cf10394d09021e38ac429edc2ea0dMD51THUMBNAILNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdf.jpgNeiva Cristina da Silva Rego Ravagnoli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2821https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/2/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.jpgb48b55ba503f150ef5ee78f8d490fa2fMD52handle/136112022-04-27 22:19:50.263oai:repositorio.pucsp.br:handle/13611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:19:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito
title A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito
spellingShingle A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito
Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego
Anomia
Representações
Identidade
Ensino de língua inglesa
Anomy
Representations
Identity
English language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito
title_full A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito
title_fullStr A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito
title_full_unstemmed A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito
title_sort A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito
author Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego
author_facet Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4106088Z5
dc.contributor.author.fl_str_mv Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv Anomia
Representações
Identidade
Ensino de língua inglesa
topic Anomia
Representações
Identidade
Ensino de língua inglesa
Anomy
Representations
Identity
English language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Anomy
Representations
Identity
English language teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This study, a qualitative interpretive research, investigates the manifestation of the anomie state in English teachers and students representations within public schools in São Paulo state. Anomie is the expression of an individual who, upon the absence, conflict, lack of clarity or acknowledgment of norms, rules or laws within the context in which he lives, experiences alienation and lack of purpose. This state is manifested through different individual responses to adaptation or conditioning. Those responses emerge from the confluence of this individual s identity and his representations. As individuals respond that way, they face states of instabilities such as uncertainty, apathy, rejection, inferiority complex, impotence, incapability, disbelief, among others, which compromise the English teaching-learning process. The results of this investigation show that, within the context studied, the manifestation of anomie establishes a social situation characterized by a state of exception of right or Law a state in which the rule law, the right to education of every citizen, guaranteed by law, is voided
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-13
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego. A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito. 2012. 233 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13611
identifier_str_mv Ravagnoli, Neiva Cristina da Silva Rego. A manifestação da anomia nas representações de professores e alunos de inglês da escola pública: um estado de exceção de (d)Direito. 2012. 233 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/3/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/1/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13611/2/Neiva%20Cristina%20da%20Silva%20Rego%20Ravagnoli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8247222d79322c01c39625746c7d8103
3a8cf10394d09021e38ac429edc2ea0d
b48b55ba503f150ef5ee78f8d490fa2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278026906599424