Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messaggi, Sílvia Regina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18669
Resumo: Este trabalho integra o núcleo de Pesquisa de Gestão e Políticas da Faculdade de Educação da PUC/SP. Parte-se da hipótese de que o paradigma de gestão democrática influência o processo educativo da escola dotando-o de maior qualidade educacional. Pretende-se construir uma assessoria educacional para gestores educacionais, que ofereça subsídios e ampliem a competência para assumir um paradigma de gestão democrática, permitindo aos sujeitos da escola que se construam como cidadãos. Fundamenta-se teoricamente este trabalho com LÜCK e HORA, entre outros. Os procedimentos metodológicos para construí-lo incluíram o estudo de teóricos relacionados ao tema, o exame e análise da legislação e pesquisa de campo (visita a assessoria de excelência e entrevista com gestores escolares). Conclui-se que os dados empíricos evidenciaram que nem sempre o discurso democrático do diretor se reflete na prática e que a assessoria pode ser de grande ajuda à gestores escolares na busca da qualidade no processo educativo
id PUC_SP-1_afc1da7b699c1cc672f4fe80d96d2d4e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18669
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Albuquerque, Helena Machado de PaulaMessaggi, Sílvia Regina2016-07-28T20:39:13Z2016-04-29T14:50:16Z2008-11-27Messaggi, Sílvia Regina. Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola. 2008. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18669Este trabalho integra o núcleo de Pesquisa de Gestão e Políticas da Faculdade de Educação da PUC/SP. Parte-se da hipótese de que o paradigma de gestão democrática influência o processo educativo da escola dotando-o de maior qualidade educacional. Pretende-se construir uma assessoria educacional para gestores educacionais, que ofereça subsídios e ampliem a competência para assumir um paradigma de gestão democrática, permitindo aos sujeitos da escola que se construam como cidadãos. Fundamenta-se teoricamente este trabalho com LÜCK e HORA, entre outros. Os procedimentos metodológicos para construí-lo incluíram o estudo de teóricos relacionados ao tema, o exame e análise da legislação e pesquisa de campo (visita a assessoria de excelência e entrevista com gestores escolares). Conclui-se que os dados empíricos evidenciaram que nem sempre o discurso democrático do diretor se reflete na prática e que a assessoria pode ser de grande ajuda à gestores escolares na busca da qualidade no processo educativoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35996/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOQualidade educacionalGestão democráticaPrática gestoraGestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSilvia Regina Messaggi.pdf.txtSilvia Regina Messaggi.pdf.txtExtracted texttext/plain196399https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/3/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.txtb8e0ab239d91ac8d86ddd777c25032daMD53THUMBNAILSilvia Regina Messaggi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/1/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALSilvia Regina Messaggi.pdfapplication/pdf2913812https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/2/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdfbebcd22a1d0295e87336f5ba0d8c457cMD52handle/186692022-12-21 17:01:30.138oai:repositorio.pucsp.br:handle/18669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola
title Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola
spellingShingle Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola
Messaggi, Sílvia Regina
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Qualidade educacional
Gestão democrática
Prática gestora
title_short Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola
title_full Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola
title_fullStr Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola
title_full_unstemmed Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola
title_sort Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola
author Messaggi, Sílvia Regina
author_facet Messaggi, Sílvia Regina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Helena Machado de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Messaggi, Sílvia Regina
contributor_str_mv Albuquerque, Helena Machado de Paula
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Qualidade educacional
Gestão democrática
Prática gestora
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade educacional
Gestão democrática
Prática gestora
description Este trabalho integra o núcleo de Pesquisa de Gestão e Políticas da Faculdade de Educação da PUC/SP. Parte-se da hipótese de que o paradigma de gestão democrática influência o processo educativo da escola dotando-o de maior qualidade educacional. Pretende-se construir uma assessoria educacional para gestores educacionais, que ofereça subsídios e ampliem a competência para assumir um paradigma de gestão democrática, permitindo aos sujeitos da escola que se construam como cidadãos. Fundamenta-se teoricamente este trabalho com LÜCK e HORA, entre outros. Os procedimentos metodológicos para construí-lo incluíram o estudo de teóricos relacionados ao tema, o exame e análise da legislação e pesquisa de campo (visita a assessoria de excelência e entrevista com gestores escolares). Conclui-se que os dados empíricos evidenciaram que nem sempre o discurso democrático do diretor se reflete na prática e que a assessoria pode ser de grande ajuda à gestores escolares na busca da qualidade no processo educativo
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T20:39:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T14:50:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Messaggi, Sílvia Regina. Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola. 2008. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18669
identifier_str_mv Messaggi, Sílvia Regina. Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola. 2008. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/3/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/1/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/2/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8e0ab239d91ac8d86ddd777c25032da
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bebcd22a1d0295e87336f5ba0d8c457c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277851643412480