Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18669 |
Resumo: | Este trabalho integra o núcleo de Pesquisa de Gestão e Políticas da Faculdade de Educação da PUC/SP. Parte-se da hipótese de que o paradigma de gestão democrática influência o processo educativo da escola dotando-o de maior qualidade educacional. Pretende-se construir uma assessoria educacional para gestores educacionais, que ofereça subsídios e ampliem a competência para assumir um paradigma de gestão democrática, permitindo aos sujeitos da escola que se construam como cidadãos. Fundamenta-se teoricamente este trabalho com LÜCK e HORA, entre outros. Os procedimentos metodológicos para construí-lo incluíram o estudo de teóricos relacionados ao tema, o exame e análise da legislação e pesquisa de campo (visita a assessoria de excelência e entrevista com gestores escolares). Conclui-se que os dados empíricos evidenciaram que nem sempre o discurso democrático do diretor se reflete na prática e que a assessoria pode ser de grande ajuda à gestores escolares na busca da qualidade no processo educativo |
id |
PUC_SP-1_afc1da7b699c1cc672f4fe80d96d2d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18669 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Albuquerque, Helena Machado de PaulaMessaggi, Sílvia Regina2016-07-28T20:39:13Z2016-04-29T14:50:16Z2008-11-27Messaggi, Sílvia Regina. Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola. 2008. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18669Este trabalho integra o núcleo de Pesquisa de Gestão e Políticas da Faculdade de Educação da PUC/SP. Parte-se da hipótese de que o paradigma de gestão democrática influência o processo educativo da escola dotando-o de maior qualidade educacional. Pretende-se construir uma assessoria educacional para gestores educacionais, que ofereça subsídios e ampliem a competência para assumir um paradigma de gestão democrática, permitindo aos sujeitos da escola que se construam como cidadãos. Fundamenta-se teoricamente este trabalho com LÜCK e HORA, entre outros. Os procedimentos metodológicos para construí-lo incluíram o estudo de teóricos relacionados ao tema, o exame e análise da legislação e pesquisa de campo (visita a assessoria de excelência e entrevista com gestores escolares). Conclui-se que os dados empíricos evidenciaram que nem sempre o discurso democrático do diretor se reflete na prática e que a assessoria pode ser de grande ajuda à gestores escolares na busca da qualidade no processo educativoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35996/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOQualidade educacionalGestão democráticaPrática gestoraGestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSilvia Regina Messaggi.pdf.txtSilvia Regina Messaggi.pdf.txtExtracted texttext/plain196399https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/3/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.txtb8e0ab239d91ac8d86ddd777c25032daMD53THUMBNAILSilvia Regina Messaggi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/1/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALSilvia Regina Messaggi.pdfapplication/pdf2913812https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/2/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdfbebcd22a1d0295e87336f5ba0d8c457cMD52handle/186692022-12-21 17:01:30.138oai:repositorio.pucsp.br:handle/18669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola |
title |
Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola |
spellingShingle |
Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola Messaggi, Sílvia Regina CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Qualidade educacional Gestão democrática Prática gestora |
title_short |
Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola |
title_full |
Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola |
title_fullStr |
Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola |
title_sort |
Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola |
author |
Messaggi, Sílvia Regina |
author_facet |
Messaggi, Sílvia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Helena Machado de Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Messaggi, Sílvia Regina |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Helena Machado de Paula |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Qualidade educacional Gestão democrática Prática gestora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade educacional Gestão democrática Prática gestora |
description |
Este trabalho integra o núcleo de Pesquisa de Gestão e Políticas da Faculdade de Educação da PUC/SP. Parte-se da hipótese de que o paradigma de gestão democrática influência o processo educativo da escola dotando-o de maior qualidade educacional. Pretende-se construir uma assessoria educacional para gestores educacionais, que ofereça subsídios e ampliem a competência para assumir um paradigma de gestão democrática, permitindo aos sujeitos da escola que se construam como cidadãos. Fundamenta-se teoricamente este trabalho com LÜCK e HORA, entre outros. Os procedimentos metodológicos para construí-lo incluíram o estudo de teóricos relacionados ao tema, o exame e análise da legislação e pesquisa de campo (visita a assessoria de excelência e entrevista com gestores escolares). Conclui-se que os dados empíricos evidenciaram que nem sempre o discurso democrático do diretor se reflete na prática e que a assessoria pode ser de grande ajuda à gestores escolares na busca da qualidade no processo educativo |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-28T20:39:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-29T14:50:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Messaggi, Sílvia Regina. Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola. 2008. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18669 |
identifier_str_mv |
Messaggi, Sílvia Regina. Gestão democrática e gestão autoritária e seus reflexos na função educacional da escola. 2008. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/3/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/1/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18669/2/Silvia%20Regina%20Messaggi.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8e0ab239d91ac8d86ddd777c25032da cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 bebcd22a1d0295e87336f5ba0d8c457c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277851643412480 |